Salem, MA

0 avaliação
0% recomendam
0

A charmosa Salem, localizada a 25 km de Boston, tem hoje um clima agradável, pacato e descontraído de cidade pequena. No entanto, o lugar ganhou fama quando, em janeiro de 1692, um triste episódio tomou conta da população e muitas mulheres e homens foram condenados à morte acusados de bruxaria.

Ao todo foram 19 vítimas fatais diretamente envolvidas e outras que morreram em consequência do fato nos meses seguintes. Hoje, a história reconhece que nenhum dos acusados praticava bruxaria. Os condenados foram vítimas de um surto de histeria coletiva, iniciado pelas adolescentes Elizabeth Parris e Abigail Williams após ouvirem histórias de vodu contatadas pela escrava Tituba. A partir deste momento, várias meninas da comunidade começaram a apresentar os mesmos sintomas e foram diagnosticadas como sendo vítimas de bruxarias. Assim começou a caça às bruxas na cidade e uma série de julgamentos que levaram a mortes terríveis.

O fato foi tão marcante que Salem ainda é reconhecida como a Cidade das Bruxas. E não só é reconhecida, como vive intensamente esta característica. Quase nada resta daquele período em Salem. Apenas uma casa, hoje museu, é original da época. E apesar de ser conhecida como The Witch House, ela não pertenceu a nenhum dos envolvidos nos fatos da época.

O fato de Salem não ter preservado os objetos históricos não impediu a Cidade das Bruxas de reconstruir vários cenários da época. Circular pelas ruas da cidade é como se sentir em uma eterna festa de Halloween. Bruxas, poções mágicas, caveiras e dragões estão espalhados por todas as vitrines. São tantos museus que se predispõe a contar como surgiram as Bruxas de Salem que é até difícil escolher por um deles. Os espaços apresentam cenários com bonecos que recriam os fatos da época. É o caso do Salem Witch Museum, Witch History Museum, Witch Dungeon Museum, Salem Wax Museum e até do New England Pirate Museum (que lembra os tempos em que Salem era uma importante zona portuária). Todos são muito semelhantes na forma como apresentam o material. É um passeio didático, porém estão longe de serem museus. Um espaço, no entanto, merece lugar na visita de quem chega à cidade. O Peabody Essex Museum, este sim, um verdadeiro museu de arte com um ótimo acervo.

Passear pelas ruas de Salem é muito tranquilo e a cidade é ótima para os pedestres. Assim como em Boston, uma linha vermelha marca o trajeto onde estão as principais atrações. Fugir da rota, no entanto, afasta o turista do circuito bruxaria e o leva a conhecer a verdadeira Salem, uma cidade romântica, com ótima gastronomia e de belos prédios históricos. Um dos melhores espaços da cidade é à beira do porto.

Como chegar

A partir de Boston é possível pegar um trem que leva direto a Salem. São apenas trinta minutos de viagem, com custo de US$ 7. O transporte parte da North Station.

Na volta, você pode aproveitar o ferry que sai de Salem e leva até o Long Wharf, em Boston. O trecho custa US$ 17. Fique atento ao horário, que muda de acordo com a estação do ano. O caminho inverso também é possível. 

Salem - MA - CEP: 01970

Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma Salem-ma
Avalie Salem, MA