Melhores Destinos
Boston
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Museus em Boston

Um passeio pelas ruas de Boston já seria o suficiente para nos sentirmos dentro de um museu. Cada esquina conta um pouco da História dos Estados Unidos. Por cada rua, importantes personagens, como Benjamin Franklin e George Washington, marcaram seus nomes. A cidade, no entanto, ultrapassa as paredes de tijolos vermelhos que foram palco de importantes fatos marcantes para o país.

Boston reverencia o passado de maneira contundente, a ponto de construir uma rota para apresentá-lo aos turistas, a Freedom Trail. Porém, é dentro dos museus da cidade que estão guardados tesouros de todo o mundo. Muito além da Revolução Americana, o acervo oferecido pelos espaços culturais é de impressionar os fãs de obras de arte, tecnologia e até mesmo as crianças, que ganham ambientes próprios por lá.

O melhor lugar para começar e ver incríveis obras de artistas renomados como Pierre- August Renoir, Vincent Van Gogh e Henri Matisse é o Museum of Fine Arts. A coleção, claro, não se resume aos renascentistas. O museu oferece o segundo maior acervo do país, atrás apenas do Metropolitan Museum de Nova York. As peças datam desde o Antigo Egito.

Outro museu imperdível para quem busca obras de arte é o Isabella Stewart Gardner Museum. Com estilo único, o espaço é um mix de jardim e galeria livre. As peças estão espalhadas pelos cômodos da casa, ou, para ser mais apropriado, palácio. É tão incrível que o conjunto das obras se assemelha a instalações artísticas e não a espaços de exposição. Como se não bastasse o encantamento das obras, o espaço ainda oferece apresentações musicais no meio do jardim.

Quem prefere trabalhos mais atuais não pode deixar de visitar o Institute of Contemporary Art. No moderno prédio, à beira do porto, trabalhos de renomados artistas contemporâneos são apresentados em exposições itinerantes.

Se o interesse for mesmo por trabalhos modernos, mais especificamente sobre tecnologias e ciência, que tal um pulo no MIT Museum? Lá você verá alguns dos avanços tecnológicos desenvolvidos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, assim como algumas mostras que explicam como acontece o desenvolvimentos da ciência.

A temática se repete em uma parte do Museum of Science, que além de apresentar tecnologias, explica vários mistérios do universo de maneira interativa e divertida, especialmente para as crianças. São várias estações divididas por temas que despertam o interesse dos pequenos e dos adultos. Também na linha científica, você encontrará o Museum of Natural History, da Universidade de Harvard, este mais voltado para os reinos animal, vegetal e mineral. Outros espaços dedicados às crianças e que agregam experiências reais e ensinam brincando são o Children’s Museum e o New England Aquarium

Para completar o circuito, não deixe de entrar nas atrações históricas da Freedom Trail que oferecem museus temáticos. Bunker Hill Monument, Old South Meeting House e o navio USS Constitution merecem alguns minutos a mais do que só uma caminhada pela trilha vermelha desenhada no chão da cidade.