Quando ir a Boston

Boston é uma cidade ótima para ser visitada durante todo o ano, porém dois fatores principais alteram muito as características da viagem: o clima e as férias escolares e universitárias. Quem visitar Boston no mês de janeiro certamente terá uma experiência muito diferente de quem estiver lá em setembro. Por isso, veja os pontos que são mais importantes para você na hora de definir quando ir à capital de Massachusetts.

Diferente da maioria das cidades brasileiras, Boston tem quatro estações do ano muito bem definidas. É como ver ao vivo o livro da escola que mostra a primavera recheada de flores, o verão ensolarado, o outono com folhagens vermelhas e o inverno tomado por neve. Vale lembrar que no hemisfério norte as estações acontecem de maneira oposta ao Brasil, ou seja, quando aqui é verão, lá é inverno. O friozinho, no entanto, é recorrente em todas as estações, mesmo no verão. Por isso, tenha sempre uma segunda camada de roupa quando estiver visitando Boston.

Primavera

A primavera é uma estação com temperaturas amenas, porém ela ainda sofre influências do inverno durante algumas semanas antes de se instalar. O mês de março, que marca o início da estação, é o mais chuvoso e a temperatura fica entre -1°C e 7°. Com o passar das semanas o clima se aquece e, no auge da estação das flores, em maio, os termômetros batem 19°C. A presença de turistas não é tão forte nesse período, mas as universidades e convenções, em pleno vapor, lotam a cidade com o público jovem e empresarial.

Verão

O estação chega com agradáveis 24°C, muito sol e o tempo convida a piqueniques nos parques, passeios de barco e muita atividade ao ar livre. É o momento que a cidade está mais agitada e cheia de eventos para os visitantes. O movimento aumenta no mês de maio, quando começam as formaturas dos estudantes e visitantes vêm de fora para as cerimônias de colação de grau. Com a chegada das férias os estudantes se vão, porém o número de turistas, especialmente família, aumenta muito. É o período que Boston fica mais cheia e os hotéis são mais disputados. Ao mesmo tempo é quando ela se mostra menos como a real Boston, já que a vida universitária praticamente para entre junho e agosto. O auge do calor é no mês de julho, quando os termômetros batem 28°C e a felicidade é geral, já que o clima quente por lá dura bem pouco.

Outono

O outono traz com ele o auge da beleza na cidade. No mês de setembro os parques ganham tons coloridos que variam entre o amarelo e marrom, passando pelo vermelho e laranja. O festival de cores é encantador e os moradores dizem ser o mais belo outono dos Estados Unidos. É o melhor período para visitar Boston. A cidade, apesar de lotada pelos turistas que registram o lindo espetáculo das folhagens, mostra a vida acadêmica correndo normalmente e o clima é extremamente agradável. Entre setembro e novembro a temperatura máxima cai de 22°C para 11°C e o inverno começa a se mostrar. 

Inverno

Dezembro traz o inverno e com ele muito frio. A cidade fica mais vazia e os hotéis oferecem boas promoções para atrair os turistas amantes da neve. A temperatura mínima em dezembro é de -2°C. O auge do inverno acontece em janeiro, quando a mínima é de -6°C e a paisagem ganha coloração branca graças à constante neve que cai na cidade. O frio é menos intenso do que em outras parte do estado de Massachusetts, por isso ele não afasta por completo os turistas. Se você não é resistente às baixas temperaturas, evite viajar neste período, já que boa parte do roteiro turístico é feito ao ar livre. A neve e o frio permanecem até abril, quando chega a primavera. Alívio para os moradores, que correm para a rua.

Médias anuais – Mínimas e Máximas

Janeiro - -6°C e 2°C

Fevereiro - -4°C e 4°C

Março - -1°C e 7°C

Abril - 5°C e 13°C

Maio - 10°C e 19°C

Junho - 16°C e 24°C

Julho - 18°C e 28°C

Agosto - 18°C e 27°C

Setembro - 14°C e 22°C

Outubro - 8°C e 16°C

Novembro - 3°C e 11°C

Dezembro - -2°C e 5°C

Dicas

Melhor período para viajar – No segundo semestre, entre julho e novembro.

Período mais barato – No inverno, entre dezembro e março.

Mês mais lotado – Julho, quando a cidade é tomada por famílias que aproveitam as férias escolares.

Época em que a cidade está mais bonita – No outono, entre setembro e outubro.

Quando o frio é barra pesada – Janeiro. 

Mês mais chuvoso – Março.

Principal evento – Maratona de Boston, em Abril. 

Tudo que você precisa saber sobre Boston!

Esse texto sobre Quando ir a Boston faz parte do guia de Boston no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Boston

  • R6q2h Paulo Torminn há mais de 3 anos

    Já fui no Verão e no Inverno. Recomendo as duas estações. De um extremo ao outro.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.