Melhores Destinos
Boston
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer de Boston

Boston é uma mistura de destino clássico e moderno. Ao mesmo tempo que mantém todos as características históricas, ela consegue se apresentar como uma cidade jovem e sempre pronta para mudanças.  Surpreendente pelas opções de atividades que oferece aos visitantes - apesar de ainda ser considerada uma cidade de passagem - a capital de Massachusetts merece mais do que apenas um dia de viagem, ainda que um dia pareça suficiente para ter a sensação de conhecê-la intimamente. Tal fenômeno se deve à maneira acolhedora com que os visitantes são recebidos pelos locais. O turista que chega a Boston será surpreendido pela riqueza histórica, enorme variedade de museus, uma vida acadêmica vibrante, restaurantes deliciosos, belos parques e ótimas oportunidades de compras.    

Com ritmo desacelerado, Boston convida a longas caminhadas. O turismo a pé é tão bem-vindo que se tornou oficial. Criado em 1950, o percurso conhecido como Freedom Trail leva os turistas a 16 marcos históricos. Todos, de alguma maneira, foram importantes para Revolução Americana. Na prática, o visitante é guiado por uma trilha vermelha no chão que percorre grande parte da cidade. Às vezes a Freedom Trail se apresenta em tijolos, em outros momentos apenas uma pintura no asfalto. O importante é acompanhar os 4km de linha demarcada. Cada parada é identificada com uma insígnia no chão. Impossível se perder e ótimo de se explorar.

Para tirar o máximo do passeio, não deixe de buscar informações sobre cada uma das paradas. Elas farão muito mais sentido se você souber o fato histórico ocorrido em cada uma delas. É surpreendente ver os lugares onde Benjamin Franklin, Samuel Adams, Paul Revere e outros se organizaram para conquistar a independência das Treze Colônias e darem origem aos Estados Unidos. O ponto de partida da Freedom Trail é o Boston Common e de lá saem os tours guiados para a rota.

Saindo da Freedom Trail, a história é contada pelos excelentes museus da cidade. Entre os espaços dedicados às belas artes estão o Museum of Fine Arts, com o segundo maior acervo do país; Isabella Stewart Gardner Museum, surpreendente e único pela maneira como apresenta as peças dispostas dentro de um lindo palácio; e o Institute of Contemporary Art que, além de apresentar um prédio com arquitetura inovadora, oferece um acervo extremamente atual, revelando novos nomes ao público.

Na linha científica, os museus que mais atraem os visitantes são o Museum of Science, com acervo interativo e cheio de experiências práticas; MIT Museum e as grandes descobertas tecnológicas; Harvard Museum of Natural History e os fantásticos exemplares da natureza. E se para os adultos não faltam museus, as crianças também não são esquecidas. Assim como o Museum of Science, o Children’s Museum apresenta ciência de uma maneira leve e divertida, sempre envolvendo brincadeiras. Enquanto o New England Aquarium põe as crianças em contato direto com a vida marítima.

Conhecida por ser uma cidade universitária, Boston se destaca também por atrações como a Harvard University e o Massachusetts Institute of Tecnology, os dois localizados na vizinha Cambridge. E com tantos centros de estudo é difícil ignorar que Boston tem a terceira maior biblioteca dos Estados Unidos. O belo prédio da Public Library, localizado na Copley Square, é vizinho a outros importantes exemplares arquitetônicos, como a Trinity Church e o John Hancock Tower. Juntos eles dão um belo resumo de como Boston mantém o antigo e o novo lado a lado, em completa harmonia.    

A cidade é dessas que tem uma história para contar em cada esquina. Quando você precisar de um descanso para o corpo e a mente, procure uma das muitas áreas verdes de Boston. Os espaços são bem explorados pelos moradores, que transformam todos os gramados no quintal de casa. Shows ao ar livre, quadras esportivas, piqueniques e até uma soneca depois do almoço são comuns. Cada estação do ano é especial. Impossível não parar para assistir um pouquinho de Shakespeare no Boston Common durante o verão, ou patinar no gelo quando chega o auge do inverno. Assim como é difícil não curtir o colorido laranja do outono no Arnold Arboretum e as flores do Public Garden na primavera.  

Tão prazeroso quanto sentar em um dia de sol nos gramados da cidade é dar uma volta ao longo do Harbor Walk. Seguindo o percurso do Charles River e do Porto de Boston, a pista apresenta belos cenários aos visitantes. O trecho conhecido como Long Wharf, atrás do Faneuil Hall, é repleto de restaurantes e oferece vários passeios de barco. Chegar ao Porto de Boston ao entardecer é emocionante. Já o Skywalk Observatory, localizado no 50° andar do Prudential Center, é um presente para quem gosta de vistas aéreas. E se você estiver com tempo, espere até o anoitecer. O pôr do sol do alto do prédio é belíssimo.

Outro trecho que proporciona um lindo entardecer é o Harbor Walk do North End, onde a silhueta da Zakim Bridge é a estrela da imagem. E para registrar a skyline de Boston, vá até o Fort Point. Seja nas escadarias do Institute of Contemporary Art ou sentado nas mesas do Barking Krab, degustando um caranguejo, a fotografia será das melhores.

Se o caranguejo te atrair mais do que a vista, é hora de aproveitar a boa gastronomia que a cidade oferece, especialmente os frutos do mar. Você encontrará em Boston sofisticados cardápios, com muita ostra, lagosta, camarão e pescados. Também poderá curtir ambientes descolados e charmosos, como na Newbury Street e pratos fartos no bairro italiano de North End. A estrela da cidade, no entanto, é o popular Quincy Market. A fama se deve às dezenas de quiosques que vendem especialidades locais e de várias partes do mundo a preços muito camaradas.  

Para os que estão em busca dos preços camaradas que vão além das pizzas de bagel e cookies caseiros do Quincy Market, nada como economizar fazendo algumas compras. Pode parecer estranho falar em economia quando na verdade o dinheiro estará escapando da carteira. E seria mesmo, se não estivéssemos tratando dos Estados Unidos. Mesmo que Boston não seja o paraíso dos consumistas, ela oferece uma boa variedade de lojas, mesmo que não em grande quantidade.

Macy’s, Apple Store, Forever XXI, H&M, Best Buy, e outras marcas muito procuradas pelos brasileiros estão todas lá, ainda que tenha apenas um ou dois exemplares de cada. Os destaques para compras vão para a Newbury Street, CambridgeSide Galleria, Downtown Crossing e Faneuil Hall Marketplace. O Wrentham Village, outlet mais próximo da região, está a 70km do centro. Ele oferece 170 marcas e você poderá chegar até lá de carro ou em um shuttle que tem custo de US$ 40.

Depois de aproveitar tudo o que Boston oferece, não deixe de visitar a cidade histórica de Salem. Apesar do triste passado, os moradores vivem em clima de festa entre bruxas, esqueletos e feitiços. Mais do que um cenário permanente de Halloween, Salem tem um clima charmoso de cidade pequena e é um delicioso passeio.

Se você ficará em Boston tempo suficiente para se sentir um local, comece o dia decidindo a vida em um Dunkin’ Donuts, almoce nos food trucks de Harvard, assista ao Red Sox no Fenway Park e brinde à cidade com uma Ansel Adams gelada em um dos pubs locais. Só não vá perder a hora, o T, infelizmente, não é 24h.