Harvard University
Poucas universidades no mundo são tão presentes no imaginário coletivo quanto Harvard. Não importa onde você estudou, certamente em algum momento ouviu falar sobre ela. As famosas fraternidades retratadas no cinema, todas as personalidades que passaram por aqueles prédios de tijolos vermelhos e quantos prêmios Nobel e presidentes americanos saíram de lá.
Estar em Boston torna quase irresistível uma visita ao campus da universidade, localizado na cidade vizinha de Cambridge. Dizer que Harvard fica em outra cidade pode dar a impressão de que ela está muito distante. Não se engane! Cambridge está tão próxima que parece apenas um bairro de Boston. Por isso, não desista da visita. Pegue o metrô linha vermelha até a estação de Harvard (são apenas 12 minutos a partir do Boston Common) e aproveite o belo passeio.
Na Harvard Square (praça que fica em frente aos portões da universidade) um quiosque oferece informações turísticas. É de lá que sai o tour guiado oficial. Vale fazer a primeira volta pelo campus acompanhado, assim você reconhecerá os prédios mais importantes e irá se ambientar com mais facilidade. Os guias que acompanham os grupos são alunos de Harvard e conhecem intimamente cada pedacinho do lugar. Eles contam a história, algumas curiosidades e levam o turista aos principais pontos de interesse.
O tour começa no centro do belíssimo Harvard Yard. A partir desse ponto começa a correria. Falamos em correria porque as coisas não andam tão devagar quanto os turistas gostariam. Nada de tempo para fotos ou muitas perguntas, apesar da simpatia do guia. Por isso, guarde seus pontos de interesse para voltar ao final do tour. Durante o passeio, os visitantes verão o mais antigo prédio do Campus, o Massachusetts Hall, construído em 1720; o portão oficial de entrada, conhecido como Johnston Gate; o Harvard Hall, onde foi construído o primeiro laboratório de física dos Estados Unidos; os dormitórios, onde ficaram hospedadas importantes personalidades; a Widener Library, maior biblioteca acadêmica do mundo; a estátua de Harvard, famosa por não ser do Harvard (o modelo usado foi um desconhecido estudante) e também por dar sorte a quem passa a mão no pé já desgastado.
São várias as paradas ao longo do tour que tem duração de 1h30. Infelizmente, precisamos alertar que o tour não permite acesso a nenhum dos ambientes, já que a grande a maioria só aceita a entrada de estudantes e funcionários identificados. Uma exceção é o Museu de História Natural. Ele não faz parte tour, mas merece uma visita.
Quem está interessado apenas em curtir o clima da universidade, pode passear tranquilamente pelas áreas comuns e a praça onde estão os food trucks que atraem muitos estudantes. Mas se quiser se localizar e entender o campus, sugerimos o aplicativo oficial da Universidade - Harvard Tour - que dá todas as informações históricas e atuais sobre cada prédio.
O custo do tour guiado é de US$ 10 e ele pode ser agendado na hora com os próprios guias.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.