Toledo
Toledo, na Espanha, é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que estão em Madri e desejam percorrer regiões próximas. Mais do que apenas um passeio de bate e volta para quem está na capital espanhola, a cidade reserva aos visitantes cenários medievais bem preservados, muita história e um clima apaixonante. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Toledo merece a sua visita!
Capital da antiga Hispânia Visigótica, entre os séculos VI e VIII, e do Reino de Castela, no século XI, Toledo é a atual capital da região autônoma de Castilla-La Mancha. Famosa por servir de cenário às aventuras de Dom Quixote, obra do escritor Miguel de Cervantes, Toledo também é conhecida como “a cidade das três culturas”, com uma mistura muito presente de traços cristãos, judeus e muçulmanos. São mais de 2.000 anos de história estampados em cada detalhe intramuros na cidade.
Hoje, o que reina nas ruas de Toledo são turistas em busca de encantamento a cada passo pelas vielas, portas e pontes que passam sobre o Rio Tejo e o levam direto a um universo medieval. A cidade ainda preserva muito da importância que teve em séculos passados, e por isso vale a viagem.
Se você está em busca de conhecer esse destino mágico da Espanha, vamos lhe mostrar tudo o que fazer em Toledo, suas atrações imperdíveis, boas opções de hotéis, os melhores passeios, restaurantes deliciosos e, claro, como fazer um tour para Toledo saindo de Madri. Venha com a gente! Ah, mas antes, coloque um tênis confortável. O melhor de Toledo é andar sem rumo e percorrer cada uma das belas ruas da cidade. Quanto mais você andar, melhor.
Veja detalhes sobre o passeio de um dia saindo de Madri e confira opções de tour casado com Toledo + Segóvia e Toledo + Ávila.
Hotéis em Toledo — Espanha
O mais comum entre os turistas que visitam Toledo é o passeio de um dia saindo de Madri sem pernoite na cidade. Se esse for o seu caso, a melhor opção de hospedagem é mesmo na capital da Espanha, onde você encontrará ampla oferta de hotéis com preços e perfis para todos os viajantes.
Se você pretende apenas fazer um bate e volta a Toledo, confira nossas dicas de onde ficar em Madri, com a lista dos melhores hotéis entre os mais reservados da cidade.
Para quem pretende passar mais tempo em Toledo, a melhor opção é pernoitar na cidade; assim, será possível curtir o destino também ao anoitecer, quando as ruas medievais (já sem a multidão de turistas) ganham ainda mais charme.
Toledo é um destino pequeno e as principais atrações estão concentradas no centro histórico. Quanto mais próximo do Alcázar e da Plaza Zocodover, melhor situado você estará. A praça é um marco bastante central, além de contar com ampla oferta de comércio e restaurantes. É uma ótima localização para explorar a cidade.
Para quem pretende se hospedar próximo ao Alcázar e à Plaza Zocodover, boa pedidas de hotéis são o Hotel Sercotel Alfonso VI, o mais reservado da cidade, e ainda o Hotel Domus Plaza Zocodover e o Hotel Carlos V. Mais pertinho da Catedral de Toledo, vale conferir o La Posada de Manolo, o belíssimo Casa Palacio Rincón de la Catedral e o Hotel Santa Isabel.
Um pouco mais distante, porém ainda na região central, o Abad Toledo, o Antidoto Rooms San Agustín e o Hotel Medina de Toledo são ótimas opções com boa relação custo-benefício. Já o Riad Medina Mudejar, com banhos turcos e de águas termais, será o hotel perfeito para quem busca uma experiência diferente em meio à cidade de Toledo.
Mais afastado do centro histórico, porém com o preço das diárias mais acessíveis, há o Hotel Los Cigarrales, o Hotel Zentral Mayoral, o Eurostars Toledo e o Sercotel Toledo Renacimiento. Já com preços um pouco mais salgados, mas com a vantagem de estar localizado em um edifício belíssimo, confira o Eurostars Palacio Buenavista.
Para quem busca uma linda vista, a pedida perfeita são os hotéis situados na outra margem do Rio Tejo, de onde o cenário com Toledo ao fundo será espetacular. Se este é o eu foco, confira o AC Hotel Ciudad de Toledo by Marriott, o Hotel Cigarral el Bosque e o Parador de Toledo.
Pontos turísticos de Toledo: TOP 10
- Catedral de Toledo
- Alcázar de Toledo
- Mirador del Valle
- Plaza de Zocodover
- Puente San Martín
- Puente de Alcántara
- Igreja de Santo Tomé
- Monastério de San Juan de los Reyes
- Puerta de Bisagra
- Museu de El Grego
O que fazer em Toledo, na Espanha
Faça um bate e volta para Toledo saindo de Madri
O passeio bate e volta para Toledo é o tour de um dia mais popular entre os turistas que visitam Madri. É uma ótima oportunidade de conhecer um novo destino da Espanha sem precisar organizar uma grande logística. Com custo bem acessível, vale investir na experiência.
O ônibus do tour para Toledo parte do Centro de Madri, e em pouco mais de 1h de viagem, você já estará na "cidade das três culturas". O passeio começa pelo centro histórico, com visita ao Monastério de San Juan de los Reyes; à Sinagoga de Santa María la Blanca; à Igreja de São Tomé, onde está a obra-prima de El Grego O Enterro do Conde de Orgaz; e à Mesquita do Cristo da Luz, construída no século X.
Depois de uma parada para almoço, o grupo segue para visita à Catedral de Toledo e fecha o passeio com um tour panorâmico de ônibus, com parada no Mirador del Valle, de onde é possível ter uma ampla visão para a cidade histórica. O passeio completo tem 8h de duração. É bem corrido, mas ajuda a ter uma visão geral de Toledo.
Veja mais informações sobre o passeio de um dia saindo de Madri e confira também opções de tour casado com Toledo + Segóvia e Toledo + Ávila.
Comece pela Plaza de Zocodover
A Plaza de Zocodover é um ótimo local de partida para conhecer as principais ruas e pontos turísticos de Toledo. Praça mais importante da cidade, a Zocodover já foi cenário de eventos muitos diversos, entre eles as mortes com execução pública na Inquisição e as apresentações de touradas. Atualmente a praça é palco de apresentações culturais e feiras populares, além de ponto de encontro da maioria dos tours na cidade.
A atual Plaza de Zococover foi construída a pedido do rei Felipe II para substituir a antiga praça, que havia sofrido um grande incêndio em 1589. O projeto, com traços do arquiteto renascentista Juan de Herrera, privilegia um grande vão central cercado por edifícios históricos, com destaque para o Arco de la Sangre. Ao visitar o local, não deixe de observar atentamente as belas fachadas, tomar um café, fazer uma foto com a estátua de Miguel de Cervantes e comer um mazapán, doce típico de Toledo.
Conheça Toledo com um tour gratuito
O tour gratuito por Toledo é uma excelente maneira de começar a explorar o destino, seja para quem está em um bate e volta de Madri ou para os que pretendem passar mais dias na cidade. O free tour é realizado a pé, com pequenos grupos de turistas e sempre acompanhado de um guia experiente. Apesar de ser gratuito, a gratificação ao guia ao final do tour é bastante comum, por isso deixe alguns euros separados para a “propina”, como chamam a gorjeta na Espanha.
O roteiro dos tours gratuitos por Toledo pode mudar um pouco, mas no geral eles passam pelo centro histórico e contam a história de como judeus, cristãos e muçulmanos construíram a cidade às margens do Rio Tejo. É uma história fascinante e que será sempre acompanhada de passagem por pontos turísticos importantes, como a Catedral de Toledo, a Plaza de Zocodover e o Alcázar de Toledo.
Confira todos os detalhes do free tour por Toledo.
Invista no ônibus turístico
Após aprender um pouco sobre a história de Toledo com um tour gratuito, que tal dar uma volta pela cidade para ter uma visão geral dos principais pontos turísticos? Para quem tem pouco tempo para explorar Toledo ou está sem carro, o ônibus turístico será sensacional. A cidade não é grande, mas fazer tudo a pé é bem cansativo. Nesse caso, o ônibus será muito útil para quem deseja uma volta completa por Toledo e também para quem pretende visitar diversas atrações sem se preocupar com transporte e deslocamento.
O ônibus, no estilo hop-on hop-off, conta com 10 pontos de parada nos principais atrativos, incluindo os que estão muito distantes, como o Mirador del Valle, de onde se tem a vista mais bonita para a cidade e o Rio Tejo. Somente esse trecho do percurso já economiza alguns quilômetros de caminhada em uma subida bastante cansativa. Por isso, nem pense duas vezes na hora de optar por contratar o passeio de ônibus.
Ao todo, a rota completa do ônibus turístico leva 50 minutos (sem descer). Nossa dica é fazer a primeira volta completa, descendo apenas no mirante (que tem uma parada estratégica de 10 minutos no mesmo ônibus), e depois uma segunda volta, descendo nos principais pontos de interesse. Nós fizemos esse passeio e achamos que valeu demais! Ah, e o ônibus começa o tour pela estação de trem, por isso você já tem transporte garantido para sair de lá.
Veja mais detalhes sobre o passeio no ônibus turístico de Toledo!
Faça alguns passeios em Toledo
Toledo é um destino com grande oferta de passeios. E como estamos falando de uma cidade da Espanha repleta de história e segredos, vale investir em alguns tours durante a sua visita. Com a companhia de um guia especializado será mais enriquecedor explorar os principais pontos turísticos de Toledo. E você ainda poderá escolher passeios que fogem do tradicional.
Confira os principais passeios de Toledo!
- Excursão de um dia para Toledo saindo de Madri
- Free tour por Toledo
- Ônibus turístico de Toledo
- Tour das lendas de Toledo
- Visita guiada pela Toledo das 3 culturas
- Tour noturno pela Toledo misteriosa
- Visita guiada pela Catedral de Toledo
- Rota subterrânea por Toledo
- Free tour pelos mirantes e portas de Toledo
- Tour pela Toledo Medieval
- Tour das bruxas de Toledo
- Tour noturno pela Toledo imperial
- Visita guiada pelos grandes monumentos de Toledo
Conheça a Catedral de Toledo
A Catedral de Toledo, ou Santa Iglesia Catedral Primada de Toledo, está entre as atrações mais visitadas da cidade. Vale investir no ingresso para conhecer o interior desta obra impressionante.
A história do templo remonta a uma antiga igreja visigoda do século VI e, posteriormente, a uma mesquita que existia no local, sendo que a atual edificação foi erguida entre os séculos XIII e XV, levando mais de 250 anos para ser finalizada.
As dimensões da Catedral de Toledo, em estilo gótico, são monumentais, com cinco naves que formam uma obra de 120 metros de comprimento e 60 metros de largura. A fachada principal é composta por três portas repletas de detalhes: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno. Tome um tempo para observá-las.
No interior, 88 colunas dão sustentação ao teto e tudo é decorado com vitrais que datam dos séculos XIV, XV e XVI. Um dos cenários mais marcantes é o retábulo do altar-mor, conhecido como El Transparente, com esculturas barrocas talhadas e iluminadas por uma entrada de luz natural que dá tons mágicos ao lugar.
Durante a visita à Catedral de Toledo você terá a oportunidade de percorrer a sala capitular, o coro, o claustro, a sala dos tesouros litúrgicos (onde está exposta a hipnotizante Custódia de Enrique de Arfe), além de capelas anexas. Vale destacar a visita à sacristia, espaços no interior da catedral onde estão expostas peças de grandes nomes da arte mundial, como El Greco, Goya, Rafael, Ticiano e Caravaggio, entre outros pintores dos séculos XVI a XVIII. Um verdadeiro museu!
Para conhecer a Catedral de Toledo por dentro e por fora, deixe reservado ao menos 1h do seu roteiro, assim você terá tempo de observar tudo com calma e apreciar cada detalhe dessa obra incrível.
- Ingresso de acesso comum à catedral: € 12.
- Ingresso para a visita noturna com espetáculo de luzes: € 24,90.
- Ingresso de acesso comum + visita noturna com espetáculo de luzes: € 33.
- Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 18h e domingos das 14h às 18h30.
- Confira mais detalhes no site oficial.
Experimente uma visita guiada pela Catedral de Toledo!
Visite o Alcázar de Toledo
O Alcázar de Toledo é uma das mais impressionantes obras arquitetônicas e um dos pontos turísticos mais visitados da região. Em espanhol, o termo alcázar faz referência a um castelo ou palácio fortificado, sendo assim, espere um cenário bastante grandioso ao avistá-lo do ponto mais alto da cidade.
A história do Alcázar de Toledo remonta ao período romano, quando no local foi construído o primeiro palácio, que datava do século III. Nos anos seguintes a obra sofreu incontáveis modificações, até que em meados do século XVI foi transformada em residência real por Carlos I de Espanha.
O edifício do Alcázar de Toledo resistiu a importantes eventos históricos, entre eles a Guerra de Sucessão e a Guerra Civil Espanhola, ocasião em que o local foi quase totalmente destruído. É fato que o Alcázar não resistiu totalmente de pé às investidas ao longo dos séculos, já tendo sido reconstruído algumas vezes, mas ele segue firme no propósito de ser a mais imponente obra da cidade.
Atualmente, o Alcázar de Toledo funciona como sede do Museu do Exército (Museo del Ejército), sendo possível visitar as salas de exposição e a edificação por dentro. Se estiver com tempo, vale investir no ingresso para conhecer todo o interior do lugar.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 17h.
- Ingresso: € 5, sendo que aos domingos a entrada é gratuita.
- Confira mais detalhes no site oficial.
Observe a cidade a partir do Mirador del Valle
Em Toledo você encontrará diversos mirantes que rendem cenários incríveis para belas fotos. O mais famoso entre eles é o Mirador del Valle, parada obrigatória entre os viajantes. Localizado na margem oposta do Rio Tejo, este mirante permite apreciar todos os imponentes edifícios da cidade, com o bônus de ter as curvas do Tejo em primeiro plano. Um visual digno de cartão postal.
Não muito distante do Mirador del Valle, na mesma rota, você encontrará outros pontos para parada, com destaque para o Mirador Alcântara, localizado às margens do Tejo e com vista para a Puente de Alcántara.
Se quiser seguir pelos mirantes na margem oposta do Tejo, invista em visita aos hotéis Parador de Toledo, AC Hotel Ciudad de Toledo by Marriott, ao luxuoso Hotel Cigarral el Bosque e ao Castillo de San Servando, um albergue da juventude que funciona em um castelo medieval e de onde você terá uma vista esplendorosa. Uma ótima pedida também é o restaurante La Emitaña, uma das mais lindas vistas de Toledo.
Para quem não deseja ir muito longe, no centro histórico vale conhecer o mirante da Biblioteca de Castilla-La Mancha, no Alcázar de Toledo; o mirante do restaurante e bar Terraza del Miradero; e ainda o restaurante Azotea de Carlos, localizado no Hotel Carlos V e perfeito para aliar bons drinks com o visual da cidade. Para fechar, não deixe de visitar o Mirador da Plaza Virgen de Gracia, com vista para o Mosteiro de São João dos Reis.
Se quiser ir a fundo na experiência, experimente um free tour pelos mirantes e portas de Toledo.
Passe pela Puerta de Bisagra e outras portas de Toledo
Toledo é uma cidade medieval fortificada, com diversos pórticos suntuosos que permitem o acesso ao centro histórico. Ao visitar o destino, não perca a chance de percorrer alguns desses caminhos lendários que sempre rendem cenários lindíssimos e uma sensação de viagem no tempo.
A Puerta de Bisagra é o mais importante acesso à área murada da cidade de Toledo. Imponente e monumental, o pórtico tem história que data do século X, quando a região ainda era de domínio muçulmano. Já no século XVI, a pedido de Carlos V, a Puerta de Bisagra foi ampliada e ganhou novos contornos renascentistas que perduram até hoje. Ao passar pelo local, não deixe de observar o detalhado escudo que decora o centro da construção, as duas grandiosas torres cilíndricas, que marcam o portão principal, e a antiga Puerta de Bisagra, ainda preservada.
Além da Puerta de Bisagra, procure caminhos que passem por outros pórticos de Toledo. Lugares como a Puerta del Sol e a Puerta del Cambrón também merecem uma visita, mas há passagens menos famosas e também interessantes a serem descobertas, entre elas o belíssimo Arco del Palácio, próximo à Catedral de Toledo. O importante é ter fôlego para percorrer toda a região e o sobe e desce de ladeiras da cidade.
Atravesse as pontes de Toledo
O centro histórico de Toledo é margeado pelo Tejo, e o acesso à área murada é realizado por pontes que formam lindos cenários à beira do rio. As duas principais pontes históricas de Toledo são a Puente de Alcántara e a Puente San Martín. Ao percorrer a cidade, dedique um tempo para caminhar por essas construções centenárias. É uma maneira de se conectar à história de Toledo e sentir como era circular pela região em tempos medievais.
A Puente San Martín é uma obra majestosa. Localizada na curva oeste do Tejo e construída originalmente no século XIII (tendo sido reconstruída séculos depois), esta ponte de pedra é composta por cinco arcos e grandes portões de acesso. Para observá-la, caminhe pela margem do rio em busca dos mirantes próximos. O lugar tem um lindo pôr do sol e merece o passeio ao final da tarde. Ao atravessar a ponte rumo ao centro histórico você estará bem próximo ao Mosteiro de São João dos Reis e à Sinagoga de Santa María la Blanca. Aproveite e já emende a visita.
Já a Puente de Alcántara data do século X (tendo sido reconstruída) e está localizada a leste da curva do Tejo, próxima à Estação de Trem de Toledo e ao Castillo de San Servando. Para observar o traçado em dois arcos, procure pelos mirantes na região, de onde você terá ampla visão com o Rio Tejo e o centro histórico ao fundo. Ao atravessá-la você estará próximo ao acesso que leva ao restaurante Terraza Miradero. É uma subida de respeito, mas vale o esforço.
Percorra templos de diferentes religiões e economize com a pulseira turística de Toledo
Toledo é conhecida como a cidade das três culturas, sendo ligada a cristãos, judeus e muçulmanos. Além da Catedral de Toledo, você verá na cidade espaços que já serviram a diferentes religiões, com igrejas, mesquitas e sinagogas que ajudam a contar a história local.
Entre os templos cristãos abertos à visitação, a Igreja de Santo Tomé, construída no começo do século XIV por encomenda do Senhor de Orgaz, é muito procurada pelos turistas por abrigar a obra de arte El Entierro del Señor de Orgaz (1586-1588), um dos mais famosos trabalhos de El Greco e uma das pinturas mais importantes da Espanha.
Já o Monastério de San Juan de los Reyes, construído em meados do século XV, chama a atenção pela belíssima arquitetura gótica espanhola. Mais um destaque arquitetônico em Toledo é a Igreja dos Jesuítas - San Idelfonso, construída em estilo barroco na primeira metade do século XVII e localizada em um dos pontos mais altos da cidade, de onde é possível contemplar a vista a partir das torres.
Como um bom resumo do que é a mistura de culturas em Toledo, a Igreja de El Salvador já foi uma mesquita e ainda preserva vestígios de construções dos tempos romanos e visigodos, como um pilar do início da era cristã onde estão talhadas cenas da vida de Cristo. Seguindo a mesma linha, a Ermida del Cristo de La Luz permanece preservada desde a construção, no século X, quando era uma mesquita. Somente no século XII o espaço foi consagrado ao culto cristão.
Para fechar o tour pelos templos de diferentes culturas, faça uma visita à Sinagoga Santa María la Blanca, um importante registro da presença judaica na cidade, sendo construída no século XII e convertida em templo católico no século XV. Atualmente, o espaço é um monumento nacional aberto à visitação.
Para economizar nas visitas, vale comprar a pulseira turística de Toledo, que dá entrada a sete atrações importantes da cidade. Com a pulseira, você terá acesso ao Real Colégio de Donzelas Nobres, à Igreja dos Jesuítas, ao Monastério de San Juan de los Reyes, à Igreja de Santo Tomé, à Igreja de El Salvador, à Mesquita Ermida del Cristo de La Luz e à Sinagoga Santa María la Blanca.
Veja mais detalhes sobre a pulseira turística de Toledo.
Visite os museus de Toledo
Toledo oferece museus das mais diversas temáticas, e a visita a alguns desses espaços ajuda a entender a história, a arte e a cultura locais. O museu mais visitado da cidade é o Museu do Exército, localizado no Alcázar de Toledo e por isso muito procurado pelos turistas. O espaço preserva os mais variados objetos ligados à história militar, como armamentos, uniformes, armaduras medievais e diversos itens de guerra. Vale a visita pelo museu, mas principalmente pelo incrível edifício.
Outro museu muito popular entre os turistas que chegam a Toledo é o Museu de El Grego, onde estão expostas obras de um dos maiores nomes da arte da Espanha. O museu, inaugurado em 1911, conta com dois edifícios, sendo o mais antigo uma casa do século XVI. Se você é um amante de El Grego, não perca a visita. Vale lembrar que na Catedral de Toledo é possível ver diversos trabalhos do artista, assim como obras de Goya, Rafael, Ticiano e Caravaggio, entre outros pintores dos séculos XVI a XVIII.
Com temática histórica e cultural, conheça o Museu Sefardí (Sinagoga del Tránsito), que funciona em uma antiga sinagoga medieval e onde estão peças que contam detalhes sobre a população judaica na Península Ibérica. Na mesma linha, o Museu de los Concilios y la Cultura Visigoda é um resgate histórico do povo visigodo, que fez de Toledo a capital do seu reino no século VI. No museu estão em exposição peças arqueológicas dos séculos VI ao VIII, além de pinturas, documentos e até reproduções das coroas do tesouro de Guarrazar.
Se o seu foco são artes visuais, invista no Museu de Santa Cruz, que apresenta obras de arte dos séculos XVI ao XVII, com trabalhos de El Greco e Luis Tristán, entre outros. Outra boa opção é o Museo de Arte Contemporáneo Colección Roberto Polo, com exposições permanentes e temporárias de arte contemporânea, para dar um refresco em meio a tantas atrações históricas. Ainda mais atual, o espaço Circulo de Arte Toledo presenteia os visitantes com um espaço incrível onde acontecem exposições, shows, concertos, festas e diversos tipos de manifestações culturais.
Para fechar, se você é mesmo fã de boa comida, nada como uma passadinha no Museu do Queijo Manchego. O acervo é bem simples, mas você terá a oportunidade de fazer uma deliciosa degustação, além de encontrar uma oferta enorme de queijos e produtos locais para comprar.
Experimente os restaurantes de Toledo
Toledo, como toda a Espanha, oferece aos visitantes uma culinária cheia de sabor. Sentar-se à mesa nos restaurantes de Toledo será sempre uma experiência memorável, seja em um pequeno restaurante escondido ou em lugares incríveis com chefs estrelados, você será feliz na escolha de onde comer em Toledo. Não deixe de investir no quesito gastronomia quando estiver na cidade.
Para quem busca menus premiados e ambientes incríveis, a melhor experiência culinária de Toledo é o restaurante do chef Iván Cerdeño, premiado com duas estrelas Michelin e localizado em uma grande propriedade rural chamada Cigarral del Ángel. O lugar é lindo, os pratos incríveis e o evento, memorável. Seguindo a linha Michelin, desta vez com uma estrela, vale conferir também os restaurantes La Cábala, com menu contemporâneo e regional; La Orza, com comida regional servida em um delicioso terraço ao ar livre; e Tobiko, especializado em comida criativa.
Os viajantes que estão na cidade em busca de um lindo cenário para uma refeição vão amar o La Ermitaña, restaurante localizado no Mirador del Valle de Toledo e com visual impressionante para o centro histórico. Outra excelente pedida na cidade é o Adolfo, restaurante localizado atrás da Catedral de Toledo e perfeito para uma parada no meio do dia de passeio.
Se o que você busca é um restaurante mais simples, com preços camaradas e comida de qualidade, confira o Bar Ludeña, a Cervecería La Abadía e El Trébol, todos com tapas e pratos regionais bem caseiros. Vale conferir também o Restaurante Alfileritos 24, com tapas bem elaboradas e carnes de caça, e ainda o La Casa de Damasco, com comida síria.
Ao percorrer as ruas de Toledo tenha em mente que um bom restaurante pode aparecer em qualquer esquina. Vale conferir diversos cardápios antes de escolher o seu favorito. O importante é não sair de Toledo sem uma refeição incrível.
Quando ir a Toledo
Toledo é um destino que pode ser visitado durante todo o ano, especialmente se você está em Madri e deseja um passeio diferente na sua viagem. Não importa o clima, Toledo sempre estará deslumbrante esperando você para uma visita.
Se você se preocupa mesmo com as condições do tempo e deseja encontrar Toledo no melhor clima do ano, nossa dica é viajar nos meses de primavera na Europa, especialmente maio e junho, quando a temperatura estará amena e a chance de chuvas é bem pequena.
Ao organizar uma visita à cidade, lembre-se que nos dias de final de semana o fluxo de turistas é consideravelmente maior, assim como nos períodos de alta temporada, especialmente a Semana Santa e os meses de julho e agosto, que marcam o verão na Europa. Se quiser fugir do grande movimento de turistas, evite essas datas.
Confira o clima em Toledo mês a mês!
Mês | Mínima | Máxima | chuvas |
Janeiro | 1ºC | 11ºC | 22 mm |
Fevereiro | 2ºC | 13ºC | 19 mm |
Março | 5ºC | 17ºC | 19 mm |
Abril | 7ºC | 19ºC | 29 mm |
Maio | 11ºC | 24ºC | 28 mm |
Junho | 16ºC | 30ºC | 17 mm |
Julho | 18ºC | 33ºC | 6 mm |
Agosto | 18ºC | 33ºC | 6 mm |
Setembro | 15ºC | 28ºC | 17 mm |
Outubro | 10ºC | 21ºC | 41 mm |
Novembro | 5ºC | 15ºC | 35 mm |
Dezembro | 2ºC | 11ºC | 28 mm |
*Com dados do Weather Spark.
Como chegar a Toledo
Toledo, na Espanha, está distante apenas 72 km de Madri e é bastante fácil fazer um bate e volta entre as duas cidades. O trajeto pode ser percorrido de trem, ônibus, carro e com empresas de turismo que realizam passeios de um dia. O importante é não deixar de ir a Toledo!
Como chegar a Toledo de trem saindo de Madri
A melhor maneira de ir de Madri a Toledo é via trem, sendo que o trajeto leva menos de 40 minutos e o preço da passagem tem custo a partir de € 14. Caso queira aproveitar bem o passeio e garantir o horário mais cedo do trem, realize a compra da passagem com um ou dois dias de antecedência, especialmente em finais de semana, quando o fluxo de turistas é maior. O trem, operado pela Renfe, parte de Madri pela estação Puerta de Atocha e chega a Toledo na histórica — e belíssima — Estación Toledo.
É possível também chegar a Toledo de trem a partir de outros destinos da Espanha, sendo necessário fazer conexão em Madri. Entre as rotas mais populares estão Sevilla, Barcelona, Granada e Córdoba.
Como chegar a Toledo de ônibus saindo de Madri
O trajeto de ônibus é a maneira mais barata de se chegar a Toledo saindo de Madri. A empresa responsável pela rota é a Alsa, que oferece passagens com valores a partir de € 6. O trajeto de ônibus entre Madri e Toledo leva apenas 1h, sendo uma ótima opção para quem busca economia acima de tudo.
Como chegar a Toledo com passeio de bate e volta
Quem estiver sem tempo ou disposição para organizar a viagem até Toledo, ou simplesmente quiser a comodidade de não precisar se preocupar com nada, poderá contratar um passeio de um dia saindo de Madri, com o transporte de ônibus já incluso. É uma solução prática para chegar a Toledo, e você ainda terá o bônus de ter um guia organizando tudo na cidade.
Veja mais detalhes sobre o passeio de um dia para Toledo saindo de Madri.
Como chegar a Toledo de carro
Para quem está viajando de carro pela Espanha e pretende sair de Madri rumo a Toledo, a viagem leva cerca de uma hora e grande parte do trajeto é pela via A-42. Ao chegar à cidade, a dica é deixar o veículo no estacionamento gratuito Paseo de La Rosa, próximo à Puente de Alcántara. De lá, basta atravessar o Rio Tejo para a área murada e começar a caminhada.
Dica: Utilize o nosso código MDGUIA5 e alugue aqui seu carro com desconto para percorrer as estradas da Espanha.
Como circular em Toledo
Toledo é um destino compacto, e não será difícil explorar o centro histórico caminhando; esta é a melhor maneira de curtir as atrações locais. Repleta de ruas medievais, vielas encantadoras, pontes deslumbrantes e mirantes de se apaixonar, Toledo fica ainda mais interessante quando explorada a pé.
Sabendo que você vai andar um bocado, lembre-se de usar calçados confortáveis e prepare o fôlego: algumas ladeiras exigem um pouquinho de energia extra para serem vencidas.
Os atrativos mais distantes em Toledo merecem um transporte motorizado, mas isso será exceção. A nossa dica, para aliar o conforto à oportunidade de explorar Toledo a cada passo, é fazer inicialmente um tour com o ônibus turístico hop-on hop-off, descer nos atrativos mais distantes e depois retornar ao centro histórico para, aí sim, começar a caminhada.
Outra alternativa para percorrer as áreas mais afastadas da cidade é usar o serviço de táxi ou o ônibus de linha comum, que leva aos principais atrativos de Toledo, incluindo o Mirador del Valle. O custo não será alto e vale pela comodidade.
Quanto tempo ficar em Toledo
Um dia inteiro em Toledo é suficiente para conhecer o centro histórico e algumas das principais atrações da cidade, como a Catedral de Toledo, o Alcázar, o Mirador del Valle, a Ponte de San Martín e a Puerta de Bisagra. Para visitar outras atrações sem correria e percorrer as belas ruas medievais com calma, o recomendado é passar duas noites em Toledo. Com mais tempo, você terá a oportunidade de apreciar o entardecer, acompanhar o acender das luzes na cidade histórica, fazer alguns tours noturnos, experimentar a culinária local e, claro, curtir as belezas desse destino encantador da Espanha.
Informações gerais
- País: Comunidade Autônoma Castilla-La Mancha (Castela-Mancha) – Espanha.
- População de Toledo: 85 mil de habitantes (dados de 2018).
- Moeda: Euro €.
- Fuso horário: GMT+1 (no horário de verão passa para GMT+2).
- Padrão de tomada: 220V (Volts) com dois pinos redondos (padrão europeu).
- DDI da Espanha: +34.
- DDD de Toledo: 925 e 825.
- Visto: brasileiros não precisam de visto para visitar a Espanha (veja mais detalhes);
- Vacina: nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que visitam a Espanha.
- Aeroporto mais próximo: Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), popularmente chamado Aeroporto de Madrid - Barajas.
- Site oficial.
- Mapa turístico oficial de Toledo.