Vida Noturna de Madri
Madri é uma cidade muito viva à noite, mesmo durante o inverno — que, diga-se de passagem, é rigoroso para a maioria dos brasileiros. A noite sempre começa e termina tarde na cidade, e o agito acontece em diferentes áreas, cada uma com um diferencial. La Latina e Chueca são ótimas regiões para curtir a noite, assim como a Plaza Santa Ana e a Plaza Mayor, que em suas adjadências sempre têm bastante movimento.
Os madrileños têm o hábito de sair à noite tapeando em diversos bares. Esse costume de comer tapas é antigo e bastante interessante, afinal, dessa maneira você pode experimentar um pouquinho de tudo que faz bem ao seu paladar enquanto conhece diferentes bares. Os arredores de Plaza Santa Ana, Chueca e La Latina têm vários bares legais, como o Lateral e La Catedral, Juana La Loca e El Tigre Sidra Bar. Um outro bar muito popular, presente em diversos endereços da cidade, é o 100 Montaditos, com preços bastante competitivos, ideal para quem quer economizar. Outra opção muito conhecida para comer as famosas tapas e beber é o Mercado de San Miguel, com várias opções de estabelecimentos, um próximo ao outro.
Para quem gosta de rooftops, as sugestões são o Tartan Roof, no Azotea del Círculo de Bellas Artes, com uma vista muito legal da cidade, e o Mercado de San Antón, que tem um espaço aberto em seu último andar.
A Gran Vía, além do movimento que tem durante o dia devido às suas diversas lojas, permanece cheia à noite, e em sua extensão ficam várias boates, teatros e casas de show. Quando há algum espetáculo diferente na cidade, geralmente é na Gran Vía que acontecem suas apresentações.
Se quiser conhecer um pouco do flamenco, a dança característica da Espanha, recomendamos ir ao show do Casa Patas, um espaço especializado na dança flamenca. O espaço não é grande, mas a dança é incrível, cheia de sentimento.