Pontos Turísticos de Madri
Os pontos turísticos de Madri estão bem concentrados em uma pequena região do Centro da cidade, sendo possível conhecer quase tudo a pé. Uma viagem de três dias é suficiente para visitar os principais atrativos, mas é claro que Madri vale alguns dias a mais. Quanto mais tempo você ficar, mais poderá vivenciar a capital da Espanha, conhecer diferentes bairros e, claro, visitar outras atrações.
Para ajudá-lo na organização da sua viagem, preparamos um post com os principais pontos turísticos de Madri separados por região. Assim você poderá otimizar o tempo e aproveitar um roteiro completinho por Madri.
Top 10 pontos turísticos de Madri
- Museu do Prado
- Museu Reina Sofia
- Plaza Mayor
- Parque do Retiro
- Palácio Real de Madri
- Puerta del Sol
- Gran Vía
- Museu Thyssen-Bornemisza
- Estádio Santiago Bernabéu
- Mercado de San Miguel
Passeios pelos pontos turísticos de Madri
Você encontrará diversos passeios pelos pontos turísticos de Madri, e vale investir em alguns deles durante a viagem. Para quem deseja conhecer a fundo a cidade, uma ótima pedida são os passeios guiados a pé, alguns deles gratuitos (com contribuição voluntária). Ainda que os passeios grátis sejam excelentes, não deixe de investir alguns euros em outras experiências.
Confira as melhores opções de passeio pelos pontos turísticos de Madri:
- Free tour por Madri
- Free tour noturno por Madri
- Free tour noturno dos fantasmas de Madri
- Free tour das mulheres ilustres de Madri
- Tour do futebol por Madri
- Ônibus turístico de Madri
- Big Bus Madri
- Visita guiada ao Palácio Real
- Visita guiada pelo Museu do Prado e Palácio Real
Roteiros pelos principais pontos turísticos em Madri
Dia 1 — Palácio Real de Madri, Plaza Mayor, Puerta del Sol e Gran Vía
Este roteiro é dedicado ao centro histórico de Madri, onde estão alguns dos mais famosos cenários da cidade e visitas imperdíveis para quem está na capital da Espanha. Você poderá fazer este roteiro a pé, o que é perfeito para conhecer Madri.
Comece o dia com uma caminhada pela Gran Vía, a mais movimentada avenida da cidade. Durante o passeio, não deixe de apreciar os belos edifícios da avenida, entre eles o Metrópolis, com a icônica imagem da Vitória alada; o Círculo Bellas Artes, com mirante no topo; e o Edifício Carrión, com o histórico anúncio vintage da Schweppes. Ao longo do trajeto você encontrará diversas opções de compras, restaurantes, teatros e cinemas. É uma região sempre muito animada e com atividades a qualquer hora do dia e da noite. Sabendo disso, vale até voltar depois do anoitecer para curtir um pouco mais.
Saindo da Gran Vía, siga pela Calle de Preciados rumo à Puerta del Sol em busca do marco zero da Espanha. Garanta uma bela foto na icônica placa do lugar. Após conhecer o ponto onde nascem as rodovias do país, aproveite para observar outros atrativos, como o grande relógio da Real Casa de Correos, edifício do século XVIII que marca com doze badaladas a contagem regressiva para o Ano-Novo; a estátua do Urso e o Medronheiro, que representa o escudo da cidade; e ainda a imponente estátua equestre de Carlos III, com 9 metros de altura.
Após sair da Puerta del Sol, com uma curta caminhada você chegará à Plaza Mayor, um dos mais lindos cenários de Madri. No local, atente-se especialmente ao edifício da Casa de la Panadería, o mais antigo e impressionante de toda a praça. Aproveite o passeio sem pressa para caminhar sob os mais de 100 arcos que circulam o lugar e também para transpor os pórticos de entrada, incluindo o Arco de Cuchilleros, o mais famoso deles.
Vale ainda dedicar um tempo à imponente estátua equestre de Felipe III, que marca o centro da Plaza Mayor. Aliás, este é um bom lugar também para iniciar um free walking tour por Madri. Há diversos tours oferecidos na cidade, e vale a pena investir em um deles para conhecer mais a fundo o centro histórico.
A Plaza Mayor é sempre muito movimentada: o lugar costuma receber feiras ao ar livre, concertos, festivais gastronômicos e eventos culturais. Quando estiver em Madri, fique atento à agenda da cidade para não perder um evento interessante.
Pelo nosso roteiro, a essa hora você já estará com bastante fome. Que tal então investir em uma deliciosa experiência gastronômica? Ao lado da Plaza Mayor, você encontrará o Mercado de San Miguel, o principal mercado dedicado aos sabores da Espanha e com localização perfeita para uma paradinha no tour. Se não quiser encarar a multidão de turistas por lá, experimente um dos restaurantes da região, entre eles o Restaurante Sobrino de Botín, conhecido como um dos mais antigos do mundo e com cardápio bastante tradicional.
Depois da paradinha para o almoço, siga caminhando tranquilamente rumo ao Palácio Real de Madri. No percurso, visite a Plaza de la Villa, que guarda um cenário histórico interessante. Descendo pela Calle Mayor, você chegará ao mirante que permite vista para a Catedral de la Almudena e para o Palácio Real de Madri.
Nesta parte do roteiro você poderá escolher se deseja conhecer o Palácio Real de Madri somente por fora ou também fazer a visita interna. Nossa dica é que vale demais a visita ao interior do Palácio Real de Madri. Considerado o maior palácio da Europa Ocidental e um dos maiores de todo o mundo, o palácio é residência oficial da Família Real da Espanha e ocupa 135 mil m² de área, onde estão dispostos mais de três mil cômodos. É uma obra impressionante pela dimensão, mas também pela beleza e importância histórica que carrega, sendo declarado Patrimônio da Humanidade protegido pela UNESCO.
Ao sair do Palácio Real, continue o passeio seguindo em direção ao Templo de Debod, um templo egípcio autêntico, onde você verá um pôr do sol espetacular. Não deixe de apreciar os Jardins de Sabatini e a Plaza de España no percurso. O Templo de Debod ocupa uma área no início do Parque del Oeste. A localização é privilegiada e rende um dos melhores entardeceres da cidade, perfeito para fechar o dia de passeio por Madri.
Opa! Falamos em fechar o dia? Não mesmo! Depois do pôr do sol, se você ainda tiver energia, emende o roteiro com a noite de Madri. Nossa sugestão é voltar caminhando até o bairro de La Latina e escolher uma das tavernas ou casas de tapas na Calle de Cava Baja. Aproveite para brindar ao belo dia de passeio por Madri. Se estiver com disposição, vale até investir em uma apresentação no Teatro La Latina, em shows de flamenco no El Coral de la Morería ou ainda nas apresentações que acontecem no restaurante La Curea de Lola. Para uma balada sem hora para acabar, a pedida é a casa noturna Shoko Madrid.
Dia 2 — Museu do Prado, Reina Sofia e Parque do Retiro
Os mais importantes museus de Madri são o Museu do Prado, o Centro de Arte Reina Sofía e o Museu Thyssen-Bornemisza, conhecidos como Triângulo da Arte ou Triângulo de Ouro. Visitar os três museus em um mesmo dia é tarefa bastante difícil (mas não impossível). Sabendo disso, este roteiro é dedicado a percorrer apenas dois dos principais museus da cidade. É um roteiro bem simples, mas muito intenso, já que estão previstas visitas ao Museu do Prado e ao Museu Reina Sofia, ambos com um volume enorme de obras de arte. Se você é do time que vê tudo rapidinho e quer mesmo conferir só as obras mais conhecidas, vale até incluir o terceiro museu neste roteiro.
Para ter certeza de conseguir conhecer os principais museus de Madri, garanta a compra do seu ingresso antecipado. Assim você não arrisca ficar na fila, o que tomará tempo demais do seu dia. Para quem pretende visitar o Museu do Prado, o Reina Sofia e ainda o Thyssen-Bornemisza, vale a pena comprar o passe que dá acesso a todos eles com desconto. O Combo Passeio del Arte tem custo de € 32 e pode ser adquirido na bilheteria ou no site oficial de qualquer um dos museus.
Para começar este roteiro cultural por Madri, saia cedinho do hotel e siga até o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, onde está em exposição o quadro Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso. Tratada com enorme reverência, a obra de arte tem uma sala inteira dedicada a ela. Durante a visita você terá também a oportunidade de ver trabalhos de artistas como Joan Miró, Salvador Dalí, René Magritte, Diego Rivera, Alexander Calder, entre tantos outros grandes nomes da arte moderna e contemporânea mundial. Para percorrer todo o museu com calma e ver as peças mais importantes em exposição, considere ao menos três horas para a visita.
Saindo do Reina Sofia, é hora de seguir para o Museu do Prado. Principal museu de Madri e visita imperdível para quem está na cidade, o Prado apresenta aos visitantes uma completa coleção de pinturas espanholas dos séculos XI ao XVIII. Você verá trabalhos de Goya, Diego Velázquez, Tiziano, Rafael, Caravaggio, Botticelli, Tintoretto, El Greco, Rembrandt, entre outros tantos nomes incríveis da arte mundial. São mais de 34.000 peças no acervo e você não pode perder a chance de conhecer algumas delas.
Pelos nossos cálculos, você sairá do Museu do Prado no meio da tarde, o que ainda rende um ótimo passeio. A boa notícia é que você estará ao lado do Parque do Retiro, uma das mais belas áreas verdes da cidade e onde o entardecer é sempre encantador. Aproveite para conhecer o Palácio de Cristal, o grande lago, onde está o imponente monumento a Alfonso XII, e o Passeo de Cuba, permeado de grandes árvores. A caminhada pelo Parque do Retiro é bastante relaxante e perfeita para fechar o dia.
Se quiser emendar a noite, saia do Parque do Retiro passando pelas belíssimas Puerta de Alcalá e Plaza de Cibeles, caminhe até a Gran Vía e siga rumo ao bairro Las Letras. Repleta de bares, restaurantes, teatros e casas noturnas, Las Letras é uma região boêmia e bastante cultural em Madri.
Na região, não deixe de assistir a um espetáculo no Teatro Espanhol, fundado no século XVI e testemunha da estreia de nomes como Cervantes. Vale também investir em um espetáculo no tradicional Tablao Flamenco 1911, considerado o tablado de flamenco mais antigo do mundo. Para curtir sem muitas obrigações culturais, uma boa pedida é caminhar pela Calle de las Huertas ou sentar-se nos bares e restaurantes da Plaza de Santa Ana e da Plaza del Ángel. Escolha o bar que mais combina com você e faça um brinde aos grandes nomes das letras e das artes na Espanha.
Dia 3 — Estádio Santiago Bernabéu e Museu Thyssen-Bornemisza
No terceiro dia em Madri, temos um mix de temáticas bastante distintas, com visita ao Estádio Santiago Bernabéu e ao Museu Thyssen-Bornemisza. Claro que você poderá alterar esse roteiro do terceiro dia em Madri para incluir atrações que estejam mais próximas do seu perfil de viagem, mas nós consideramos essas visitas imperdíveis. A seguir estão as nossas sugestões.
Comece o dia pelo Santiago Bernabéu, estádio do time Real Madrid e onde acontecem partidas de futebol memoráveis. Para garantir a visita, não deixe de comprar o ingresso antecipado para o Tour Bernabéu. Durante o passeio você terá a oportunidade de visitar o Museu do Real Madrid, além de conhecer o campo de futebol e os bastidores do estádio. Vale dizer que, quando estivemos em Madri, o estádio estava em reforma, por isso as fotos podem não refletir o que você verá na sua visita, já com o Santiago Bernabéu novinho e reinaugurado.
Se você é um apaixonado por futebol, além de fazer o Tour Bernabéu, tente assistir a um jogo do Real Madrid no estádio. Nós tivemos essa experiência, e foi incrível, mesmo com o estádio em reforma! Confira todos os detalhes sobre como assistir a um jogo do Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu.
Ao sair do estádio, siga rumo ao Thyssen-Bornemisza, o museu mais eclético de Madrid, com trabalhos que datam do século XIII até o século XX. Lá você verá obras de nomes como El Greco, Rembrandt, Caravaggio, Tiziano, Edgar Degas, Édouard Manet, Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Auguste Rodin, Paul Cézanne, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Pablo Picasso, Claude Monet, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein, entre tantos outros. É um dos melhores museus de Madri e uma visita imperdível na cidade.
Para fechar o passeio, siga rumo a Malasaña e Chueca, duas regiões vizinhas, muito animadas, com público jovem e sempre uma boa pedida para uma noite em Madri. Vale subir pela Calle Fuencarral, passar pelo Mercado San Ildefonso para um happy hour e depois seguir sem rumo em busca do seu bar de tapas favorito. Se estiver perdido, experimente começar pela Plaza Dos de Mayo, onde a noite não tem hora para acabar.
Outras sugestões de pontos turísticos em Madri
Para alterar esses roteiros pelos principais pontos turísticos de Madri, temos como sugestão outras boas atrações da cidade. Madri é uma capital repleta de atividade e certamente uma delas irá se encaixar no seu perfil de viajante.
Parques em Madri
Se você ama áreas verdes, além do Parque do Retiro, vale visitar o Parque del Oeste, o Parque de el Capricho, o Campo del Moro, o Jardim Botânico de Madrid e ainda a grandiosa Casa de Campo, um parque que rende um dia inteirinho dedicado a ele. A Casa de Campo é a maior área verde de Madri e tem tamanho monumental, ocupando uma área de 1.722 hectares, sendo os arredores do lago o ponto mais concorrido do parque.
Museus em Madri
Para quem tem o foco em conhecer museus e centros culturais, Madri vai bem além do Triângulo de Ouro. Já para quem busca belas-artes, outras boas pedidas na cidade são o Museu Sorolla, localizado em um belo palacete com decoração única, e o Museu Cerralbo, localizado em um suntuoso palacete da família aristocrata do Marquês de Cerralbo.
Se você busca arte contemporânea e centros culturais com exposições variadas, ótimas opções em Madri são os espaços Caixa Forum, CentroCentro (com um belo mirante), Círculo Bellas Artes (onde o rooftop tem linda vista) e o Matadero.
Para temáticas variadas, vale conferir o Museu Arqueológico Nacional, o mais importante do tipo na Espanha; o Museu da História de Madrid, que apresenta o desenvolvimento da cidade em tempos mais recentes; e ainda o Museu Naval de Madrid, com peças que remontam à época das conquistas marítimas espanholas.
Outras sugestões são o Museu Nacional de Ciências Naturais, com esqueletos de dinossauros e animais empalhados; o Museu do Trem, com grandes vagões em exposição; e a Estação de Chamberí, uma antiga estação de metrô abandonada e recentemente transformada em museu.
Parque da Warner em Madri
Quem tem mais tempo na cidade e ama parques de diversão pode investir na visita ao Parque da Warner. O passeio não é tão comum entre os turistas (que costumam focar no centro histórico), mas é garantia de muita diversão! Você verá espetáculos com os personagens da Liga da Justiça, Looney Tunes, além de poder curtir brinquedos como o Batham Gotham City Escape e a montanha-russa do Superman.
Garanta o seu ingresso do Parque da Warner com pagamento em real, parcelado e sem IOF!
Bate e volta saindo de Madri
A partir de Madri será fácil conhecer outros destinos da Espanha, como Toledo, Segóvia, Ávila e Salamanca. Aproveite a facilidade de locomoção com o trem ou contrate um tour de um dia para explorar um pouco mais os arredores de Madri. Quanto mais cidades você conhecer, mais irá se encantar pela Espanha. E, acredite, cada uma delas vale a visita. Como é tudo bem fácil de ser explorado, não é preciso trocar de hotel e fazer uma grande organização para a viagem. Dá até para decidir ir no mesmo dia se você quer partir rumo a um novo destino espanhol. Confira os principais tours com bate e volta saindo de Madri.
- Excursão a Toledo de um dia completo
- Excursão a Toledo e Segóvia
- Excursão a El Escorial e Vale dos Caídos
- Excursão a Ávila e Segóvia
- Excursão a Segóvia
- Excursão a Salamanca e Ávila
- Excursão a Cuenca e Cidade Encantada
As 7 atividades preferidas dos turistas em Madri
- Espetáculo flamenco no Torres Bermejas
- Tour Bernabéu
- Tarjeta eSIM Civitatis España
- Visita guiada pelo Palácio Real
- Excursão a Toledo de um dia completo com ingressos
- Excursão a Toledo e Segóvia
- Excursão a Ávila e Segóvia