Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Plaza Mayor de Madrid

A Plaza Mayor é um dos mais famosos cenários de Madri e uma das atrações mais visitadas pelos turistas que chegam à capital espanhola. Monumental em tamanho e também em história, a Plaza Mayor está localizada no centro turístico da cidade, entre a Puerta del Sol e o Palácio Real de Madri. É uma região incrível, que rende facilmente um dia inteiro de passeio. Sabendo disso, prepare o seu roteiro para curtir com calma a Plaza Mayor e todas as atrações nos arredores.

Plaza Mayor de Madrid

História da Plaza Mayor

A origem da construção da Plaza Mayor remonta ao século XV, quando no local existia a Plaza del Arrabal, principal mercado da região que fazia a ligação entre Toledo e Atocha. Construída por ordem do rei Felipe II após mudança da corte espanhola de Sevilla para Madri, a Plaza Mayor foi inaugurada em 1620, já sob o reinado de Felipe III. 

Nas décadas seguintes à construção, três grandes incêndios — em 1631, 1672 e 1790 — arrasaram a estrutura original. Somente após os três eventos trágicos, já em meados do século XIX, a Plaza Mayor ganhou os contornos definitivos atuais, com apenas três andares nas edificações, dois a menos que o projeto original.

Plaza Mayor de Madrid

A Plaza Mayor tem formato retangular, com 129 metros de comprimento e 94 metros de largura. Como curiosidade, existem mais de 230 varandas ao longo dos três andares que circundam toda a praça. Nas bordas, alguns arcos marcam os pontos de entrada do local, sendo o Arco de Cuchilleros o pórtico mais conhecido. Ao centro, no lado norte, está a Casa de la Panadería, edifício mais antigo e importante da Plaza Mayor.

No passado, a Plaza Mayor já foi cenário de diversos eventos públicos, como touradas, festas populares, julgamentos e até execuções. Hoje, a Plaza Mayor é um dos principais pontos turísticos de Madri.

Plaza Mayor de Madrid

O que fazer na Plaza Mayor

Antes de mais nada, ao chegar à Plaza Mayor, tire um tempo para observar a beleza das edificações que cercam o lugar. Não tenha pressa. Repare nos detalhes e afrescos que decoram as fachadas, nas varandas elegantes e em todo o entorno da construção. Atente-se especialmente ao edifício da Casa de la Panadería, o mais antigo e impressionante de toda a praça. Vale ainda dedicar um tempo à imponente estátua equestre de Felipe III, que marca o centro da Plaza Mayor e serve de ponto de encontro de quase todos os tours que partem de lá.

Plaza Mayor de Madrid

Após contemplar a praça por alguns minutos, aproveite para caminhar sob os mais de 100 arcos que circundam o lugar. Ao se deparar com um dos pórticos de entrada e saída da Plaza Mayor, passe por ele para descobrir a vizinhança. A chance é grande de você encontrar deliciosos restaurantes, bares ou casas de tapas. O nosso favorito é o Arco de Cuchilleros, mas vale passar por outros ao longo do passeio pela Plaza Mayor.

A Plaza Mayor é sempre muito movimentada e o lugar costuma receber feiras ao ar livre, concertos, festivais gastronômicos e eventos culturais. Quando estiver em Madri, fique atento à agenda da cidade para saber se não haverá um belo espetáculo, um show gratuito ou uma feira interessante por lá.

Plaza Mayor de Madrid

Restaurantes na Plaza Mayor

Um dos melhores eventos na Plaza Mayor de Madri é sentar-se em um dos restaurantes e cafés sob os arcos e observar a vida passar. Nem é preciso investir em uma refeição completa (os restaurantes da praça não estão entre os melhores da cidade), mas vale pedir uma taça de vinho, uma cerveja gelada, uma sangria ou um café para curtir um pouco mais o lugar.

Se quiser uma refeição nos arredores, experimente o Restaurante Sobrino de Botín, conhecido como um dos mais antigos do mundo e com cardápio bastante tradicional. Outro ponto próximo imperdível para comer é o Mercado de San Miguel, um dos mais completos (e disputados) de Madri para experimentar sabores locais e internacionais. Para comer os típicos churros madrilenhos, a pedida é a Chocolatería San Ginés, coladinha à Plaza Mayor e sempre muito disputada.

Plaza Mayor de Madrid

Passeios pela Plaza Mayor

Madri tem uma grande oferta de passeios que passam pela Plaza Mayor e vale investir em alguns deles durante a viagem. Para quem deseja conhecer a fundo o centro histórico da capital espanhola, uma ótima pedida são os passeios a pé, muitos deles gratuitos e com as temáticas mais variadas. Confira as melhores opções de passeio em Madri que passam pela Plaza Mayor.

Plaza Mayor de Madrid

Como chegar à Plaza Mayor

Para quem está hospedado no Centro de Madri será fácil chegar à Plaza Mayor caminhando. O passeio é ótimo, e você verá diversas atrações pelo caminho. Para quem está mais distante, a estação de metrô mais próxima é a Sol (linhas 1, 2 e 3). Outra opção é a estação Opera (linhas 2, 5 e R).

Hotéis nos arredores da Plaza Mayor

A vantagem de ficar nos arredores da Plaza Mayor — região conhecida como Madrid de los Austrias — é estar a apenas 500 metros da Puerta del Sol, assim como bem próximo ao Palácio Real e ao sempre animado Mercado San Miguel. É uma área muito charmosa, repleta de edifícios históricos e que lhe dará a sensação de estar no coração antigo de Madri. Confira as melhores opções de hotéis em Madri próximos à Plaza Mayor:

Plaza Mayor de Madrid

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Madri