Madri
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Museus de Madri

Madri é um deleite para quem gosta de museus. Você encontrará na capital espanhola alguns dos mais importantes espaços culturais da Europa, por isso não perca a chance de visitá-los durante a viagem. Os mais importantes museus de Madri são o Museu do Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Centro de Arte Reina Sofia. Juntos, os três espaços são conhecidos como Triângulo da Arte ou Triângulo de Ouro. Acredite, são museus impressionantes e não podem ficar de fora do seu roteiro por Madri.

Ainda que sejam mesmo incríveis, os três museus mais famosos de Madri não são os únicos que merecem a sua visita. Aproveite os dias na cidade para conhecer ainda o Palácio Real, o Museu Sorolla e diversos outros espaços dedicados a arte, cultura e história. As temáticas são as mais variadas e certamente uma delas irá agradá-lo.

Museus de MadriMuseu do Prado

Museus em Madri que são imperdíveis

Há muitas opções de museus em Madri, mas se você tem pouco tempo na cidade e deseja mesmo ir direto aos mais importantes e visitados, não há como fugir do Triângulo de Ouro. E, como estamos falando de três museus grandes e com muitas obras de arte incríveis, tente visitar apenas um museu por dia, assim você não ficará cansado e poderá apreciar cada peça com atenção. Além do Triângulo do Ouro, outra visita imperdível é o Palácio Real de Madri, que merece a visita pelo edifício e também pelas obras de arte e peças históricas em exposição.

Dica! Para quem pretende visitar o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza, vale comprar o passe que dá acesso a todos eles com desconto. O Combo Passeio del Arte tem custo de € 32 e pode ser adquirido na bilheteria ou no site oficial de qualquer um dos museus.

Museus de MadriCentro de Arte Reina Sofia

Museu do Prado

O Museu Nacional do Prado é o mais importante museu de Madri. Anualmente o Museu do Prado recebe cerca de 3 milhões de visitantes que têm o privilégio de ver trabalhos de artistas como os espanhóis Goya e Diego Velázquez, autor do quadro As Meninas; os italianos Tiziano, Rafael, Caravaggio, Botticelli e Tintoretto; e ainda obras do grego El Greco e do holandês Rembrandt, entre outros tantos nomes incríveis da arte mundial. São mais de 34 mil peças no acervo e você não pode perder a chance de conhecer algumas delas.

Museus de MadriMuseu do Prado

Centro de Arte Reina Sofia

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é visita imperdível para os apreciadores de arte moderna e contemporânea. A grande estrela do Reina Sofia é o quadro Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso. Tratada com enorme reverência, Guernica tem uma sala inteira dedicada a ela, com diversas obras relacionadas ao trabalho também em exposição. Além dela, o Reina Sofia conta com mais de 18 mil itens no acervo, incluindo trabalhos de Joan Miró, Salvador Dalí, René Magritte, Diego Rivera, Yves Klein, Alexander Calder, entre tantos outros grandes nomes da arte moderna e contemporânea mundial.

Museus de MadriGuernica. Foto: Centro de Arte Reina Sofia

Museu Thyssen-Bornemisza

O acervo de obras de arte do Museu Thyssen-Bornemisza é o mais eclético de Madri, com trabalhos que datam do século XIII até o século XX. Apesar de não ser um museu de grandes dimensões, você terá a oportunidade de ver de perto trabalhos extremamente relevantes para a história da arte mundial, com nomes como El Greco, Rembrandt, Caravaggio, Tiziano, Edgar Degas, Édouard Manet, Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Auguste Rodin, Paul Cézanne, Wassily Kandinsky, Pablo Picasso, Claude Monet, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein, entre tantos outros. É um dos melhores museus de Madri para apreciadores de belas-artes.

Museus de MadriMuseu Thyssen-Bornemisza

Palácio Real de Madri

Todo o Palácio Real de Madri é um grande museu, incluindo o espetacular edifício. Maior palácio da Europa Ocidental e um dos maiores de todo o mundo, o Palácio Real de Madri é Residência Oficial da Família Real da Espanha e possui três mil cômodos repletos de obras de arte. É uma construção impressionante pela dimensão, mas também pela beleza e pela importância histórica que carrega. 

Durante a visita ao interior do palácio, você terá a oportunidade de conhecer diversos aposentos do Rei Carlos III, o Arsenal Real (com armaduras e armas medievais) e ainda obras de arte de imenso valor, com nomes como Goya, Velázquez, El Greco, Caravaggio, entre outros. Para completar o tour de arte e história, visite a Galeria das Coleções Reais, anexa ao palácio.

Museus de MadriPalácio Real de Madrid

Outros museus em Madri que valem a visita

Para ir além do “Triângulo de Ouro” e do Palácio Real, Madri oferece outros museus com temáticas bastante variadas. Certamente um deles vai se encaixar no seu roteiro de viagem. Recomendamos a visita a outros museus para quem tem mais de três dias na cidade ou para os apaixonados por museus. 

Se você deseja seguir o caminho das artes, vale continuar o roteiro pelo Museu Sorolla, localizado em um belo palacete com decoração única, onde estão em exposição diversas obras do antigo dono da propriedade. Para quem curte edifícios históricos e mobiliário de época, a visita ao Museu Cerralbo será bem interessante. O museu funciona em um suntuoso palacete que preserva peças da época em que vivia no local a família aristocrata do Marquês de Cerralbo, entre o final do século XIX e início do XX. No acervo você verá desde obras de arte a armaduras medievais.

Museus de MadriMuseu Sorolla

Outro espaço cultural de Madri que vale demais a visita é o Caixa Forum, que recebe exposições itinerantes com temáticas bastante variadas. Na mesma linha, o CentroCentro também recebe exposições temporárias e merece a visita pelas obras e pelo incrível edifício do Palácio de Cibeles, onde funciona a Prefeitura de Madri. Aproveite para subir ao mirante, que rende uma bela vista para a cidade. 

Outro espaço que alia bem o centro de arte a um belo mirante é o Círculo Bellas Artes, espaço dedicado a exposições e eventos culturais que oferece um ótimo rooftop com linda vista para a Gran Vía e o Paseo del Prado. Já um pouco fora da região mais turística de Madri, o Matadero pode agradar em cheio a quem busca exposições de arte contemporânea e expressões artísticas em todas as áreas. O centro cultural ocupa parte do belíssimo conjunto de pavilhões desenhados pelo arquiteto Luis Bellido no início do século XX. Vale a visita pelo conteúdo artístico e também pelo edifício.

Museus de MadriCaixa Forum

Os viajantes que amam conhecer mais a fundo a história dos destinos que visitam certamente vão adorar o Museu Arqueológico Nacional, o mais importante do tipo na Espanha e que conta a história da Península Ibérica desde a pré-história até o século XIX. Já o Museu da História de Madrid mostra o desenvolvimento da cidade em tempos mais recentes. Outro museu que se destaca pela veia histórica é o Museu Naval de Madrid, com peças que remontam à época das conquistas marítimas espanholas.

Fugindo das temáticas arte e história, quem é amante do futebol e dos esportes em geral não pode perder a chance de visitar o Estádio Santiago Bernabéu. No Tour Bernabéu você terá a oportunidade de conhecer o campo, os bastidores, além do Museu do Real Madrid, onde estão em exposição diversos objetos que remetem à história do maior time da capital espanhola. 

Mudando o foco dos esportes, o Museu Nacional de Ciências Naturais oferece acervo com grande mostra de esqueletos de dinossauros e animais empalhados. É interessante para crianças e adultos. Para quem gosta da temática transporte, o Museu do Trem pode ser uma boa pedida. Mas se você é do time que curte mesmo um passeio bem diferente, experimente a Estação de Chamberí, uma antiga estação de metrô abandonada que foi transformada em museu.

Museus de MadriMuseu do Real Madrid

Passeios pelos museus de Madri

Madri é uma cidade com grande oferta de passeios. Vale a pena investir em alguns deles durante a viagem, especialmente se estamos falando em passeios pelos museus. Para quem deseja conhecer a fundo o universo da arte na capital espanhola, uma ótima pedida são as visitas guiadas. O serviço é oferecido pelos próprios museus e por agências de turismo. Confira as melhores opções de passeio em Madri que passam pelos museus da cidade:

Museus de MadriPalácio Real

Entrada gratuita nos museus de Madri

Os museus de Madri agradam em cheio aos viajantes que estão com orçamento apertado ou que simplesmente gostam de economizar. Todos os museus mais importantes oferecem dia de visitação gratuita e você poderá aproveitar alguns deles durante a sua viagem. Fique atento apenas ao fato de que, em dias de acesso gratuito, os museus costumam ter filas bem grandes. Neste caso, chegue cedo ou retire o ingresso online com antecedência para garantir a gratuidade na visita. 

Confira o dia de acesso gratuito aos principais museus de Madri.

Museu do Prado tem acesso gratuito para todos os visitantes de segunda a sábado das 18h às 20h, além de domingos e feriados das 17h às 19h. Confira outros casos de gratuidade.

Centro Cultural Reina Sofia tem entrada gratuita para todos os visitantes às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados das 19h às 21h; além de domingos das 12h30 às 14h30. Veja todos os casos de acesso gratuito

Museu Thyssen-Bornemisza tem entrada grátis para todos os visitantes às segundas-feiras das 12h às 16h (somente com reserva online). Confira outros casos de gratuidade e tarifa reduzida.

Palácio Real de Madri tem acesso gratuito para cidadãos latino-americanos e moradores da União Europeia, de segunda a quinta-feira das 17h às 19h (das 16h às 18h no inverno).

Museu Cerralbo tem entrada gratuita para todos os visitantes às quintas-feiras das 17h às 20h. Veja mais casos de gratuidade.

Museu Sorolla tem acesso grátis para todos os visitantes aos sábados a partir das 14h. Veja mais detalhes de gratuidade.

Museu Arqueológico Nacional tem entrada gratuita para todos os visitantes aos sábados a partir das 14h e também nos domingos pela manhã. Veja mais detalhes.

Museus de MadriFila no Museu do Prado

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Madri