Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Puerta del Sol

É praticamente impossível não passar pela Puerta del Sol em uma viagem a Madri. Na verdade, o provável é que você se torne até íntimo do lugar, já que a praça é ponto de passagem entre diversos atrativos imperdíveis na cidade, entre a Gran Vía, a Plaza Mayor, o Palácio Real e diversos bairros e museus interessantes. Aproveite que você certamente passará por lá e confira todas as dicas para visitar a Puerta del Sol, a praça mais famosa da capital da Espanha.

Puerta del Sol

História da Puerta del Sol

A história da Puerta del Sol começa ainda no século XV, quando o local marcava uma das portas de entrada para a região medieval murada de Madri. Por estar voltada para o leste, onde nasce o sol, o local acabou por receber o nome que carrega até hoje. Ao longo dos séculos seguintes, a Puerta del Sol foi impactada por diversas alterações, sendo que os contornos atuais começaram a ser definidos no século XVIII com a construção da Real Casa de Correos. Atualmente, o edifício é o mais antigo da praça e um ícone de Madri.

Na Puerta del Sol ocorreram inúmeros acontecimentos de importância histórica para a Espanha, entre eles o Motim de Esquilache, uma revolta popular que aconteceu em 1766; a resistência às tropas de Napoleão Bonaparte, no dia 2 de maio de 1808; e ainda a proclamação de Fernando VII como rei em 1812.

Atualmente, a Puerta del Sol segue como um local efervescente e em constante mudança. Para sermos bem honestos, na nossa última visita a Madri, a praça passava por uma enorme reforma e nem foi possível caminhar por ela, rs. É um lugar muito vivo e sempre pronto para mudar.

Puerta del Sol

O que ver na Puerta del Sol

Para começar o passeio pela Puerta del Sol, procure a placa com o marco do quilômetro zero, onde nascem todas as estradas nacionais. Sim! Desde 1950 a Puerta del Sol é o marco zero da Espanha, e você poderá garantir uma bela foto na icônica placa do lugar.

Após conhecer o ponto onde nascem as rodovias do país, dedique alguns minutos para caminhar pela Puerta del Sol em busca de outros detalhes interessantes. Vale observar o grande relógio da Real Casa de Correos, edifício do século XVIII que marca com doze badaladas a contagem regressiva do Ano-Novo; a estátua do Urso e o Medronheiro, de autoria de Antonio Navarro Santafé, que representa o escudo da cidade; e ainda, a imponente estátua equestre de Carlos III, com 9 metros de altura.

Puerta del Sol

Passeios que passam pela Puerta del Sol

Em Madri você encontrará diversos passeios que passam pela Puerta del Sol, e vale investir em alguns deles durante a viagem. Para quem deseja conhecer a fundo a região, uma ótima pedida são os passeios guiados a pé, alguns deles gratuitos (com contribuição voluntária). Confira as melhores opções de passeio em Madri que passam pela Puerta del Sol:

Puerta del Sol

Compras na Puerta del Sol

A Puerta del Sol é ponto turístico obrigatório, mas também um ótimo local para iniciar a peregrinação pelas compras em Madri. Aproveite que você passará por lá durante os passeios pela cidade e já invista em algumas aquisições. As lojas são bem variadas e as ruas próximas repletas de boas oportunidades de compras. 

Você encontrará na Puerta del Sol lojas como Apple, Mac e El Corte Inglés. Lembrando que a Puerta del Sol é conectada à Calle de Preciados, que segue até a Gran Vía, formando assim o melhor corredor de compras em Madri.

Puerta del Sol

Restaurantes na região da Puerta del Sol

Nos arredores da Puerta del Sol há ampla oferta de restaurantes. Se quiser investir em uma boa experiência na região, procure o Restaurante Terraza Puertalsol e o Doña Luz Restaurante, ambos localizados em terraços com linda vista para Madri. Para ir direto aos sabores tradicionais da Espanha, experimente o Restaurante La Catedral, que tem cardápio muito completo, tapas bem variadas e ambiente lindamente decorado. E por falar em decoração, o Restaurante Rosi La Loca e o Restaurante-Coctelería Inclán Brutal Bar agradam em cheio a quem busca um ambiente instagramável, com o bônus de terem boa comida e drinks diferentes.

Para uma visita bem turística, procure o Museo del Jamón. O lugar é sempre cheio, o atendimento bem duvidoso, mas entrar e degustar os famosos presuntos ibéricos pendurados no balcão é quase irresistível. Seguindo os passos dos lugares mais procurados por turistas em Madri, a Chocolateria San Ginés oferece os churros mais famosos da região.

Como chegar à Plaza Puerta del Sol

Se você já está no Centro de Madri, a melhor maneira de chegar à Puerta del Sol é caminhando. Para quem está mais distante, a melhor opção é a estação do metrô Sol (linhas 1, 2 e 3).

Puerta del Sol

Hotéis na região da Puerta del Sol

Considere a Puerta del Sol como um dos melhores lugares para ficar em Madri. A partir da praça será muito fácil se deslocar para as principais atrações da cidade, entre elas a Plaza Mayor, o Palácio Real e diversos bairros e museus interessantes. Outro destaque da Puerta del Sol é a boa oferta de linhas de metrô, o que garante o rápido deslocamento para diversos pontos de Madri. 

A região nos arredores da Puerta del Sol é uma das nossas favoritas. Fique atento apenas ao fato de que a Puerta del Sol sempre está muito movimentada, por isso uma estada por lá dificilmente será tranquila. Confira as melhores opções de hotéis em Madri próximos à Puerta del Sol:

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - essa semana com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Madri

Puerta del Sol

Centro
Madrid