Onde Comer em Madri
Madri é capaz de levá-lo a uma volta ao mundo de sabores e temperos. A cidade é bastante cosmopolita e você encontrará restaurantes de diversos países para experimentar. Ainda que seja possível esse tour cultural, recomendamos que você aproveite a capital espanhola para degustar os autênticos sabores locais que encantam a todos: os vinhos e cavas refrescantes, os divinos jamóns ibéricos, as tapas de todos os tipos e os cocidos madrileños cheios de sabor.
As opções de restaurantes em Madri são muitas e nunca será fácil escolher onde comer durante o seu dia de passeio. Na dúvida, saiba que o importante é se jogar nos temperos da Espanha, sem limite e sem moderação! A gastronomia de Madri é capaz de causar paixão em muitos viajantes, o que faz da viagem à capital espanhola um acontecimento memorável.
Se quiser economizar na hora da refeição em Madri, a nossa dica é investir nos menús del dia ou nos platos combinados. Os menus são servidos quase sempre na hora do almoço e incluem um pacote de entrada, prato principal, sobremesa e bebida, com opções limitadas a escolher. Já os platos combinados são como os nossos pratos feitos: você receberá toda a comida em um só prato e pagará um valor bem acessível pela refeição.
Um importante traço cultural de Madri, a hora de sentar-se à mesa é sempre um evento na cidade. Seja para um brunch ao final de semana, um pôr do sol com tapas em um rooftop ou um jantar elegante, as refeições são muito valorizadas na capital da Espanha. Tão valorizadas que é comum entre os moradores o hábito de fazer até cinco refeições por dia. Prepare-se então para uma maratona de pratos sem limite e já separe alguns euros para investir nessa experiência.
Comidas típicas em Madri — O que experimentar durante a viagem
Antes de tudo, peça um pan con jamón. Só depois disso comece a viagem pelos sabores de Madri. A culinária é um dos pontos fortes da capital espanhola, e a variedade de pratos típicos é capaz de agradar aos paladares mais exigentes. Não perca a chance de comer in loco receitas famosas em todo o mundo, mas que em Madri ganham o tão sonhado sabor caseiro. Confira alguns pratos típicos de Madri e da Espanha para experimentar na sua viagem.
Jamón — Básico, simples e delicioso, o pan con jamón nada mais é do que um lanchinho rápido de pão com fatias de presunto cru espanhol. O preço e o tamanho variam bastante, e quanto mais especial o jamón, mais caro será o sanduíche. Uma boa pedida é o Jamón Ibérico de Bellota, um dos melhores do país, que merece ser degustado puro, sem acompanhamentos.
Gambas al ajillo — Está aí uma receita que costuma agradar em cheios aos turistas! As gambas al ajillo são porções de grandes camarões temperados ao alho: um prato cheio de sabor e memorável.
Sopa — Os madrileños adoram uma sopa bem saborosa, por isso você encontrará o prato em diversas versões. Duas boas pedidas bem tradicionais são a sopa de almendras, à base de amêndoas, pão e alho, e a sopa de ajo, à base de alho. Ah! Lembrando ainda do gazpacho, a sopa gelada à base de tomate, que também é tradição da Espanha.
Cocido Madrileño — Pedida perfeita para dias mais frios, o cocido madrileno está entre os mais tradicionais e apreciados sabores de Madri. O prato é composto por dois passos, sendo o primeiro um caldo grosso e bem temperado com macarrão, e, na sequência, um ensopado de grãos de bico, pedaços de carnes e embutidos variados. Lembra um pouco o cozido brasileiro.
Tapas — As tapas são pequenas porções de amor culinário e podem ser preparadas com as receitas mais variadas. Comum a todas elas é a porção sempre diminuta, sendo necessário comer diversas tapas para completar uma refeição. Poderíamos dizer que as tapas espanholas são como as nossas comidas de botecos, mas estaríamos sendo desonestos, dado que as comidas de boteco brasileiras costumam ter porções bem mais generosas. E quanto mais elaborados os ingredientes das tapas, mais caras elas serão. Uma pequena porção de tapa de camarão ao alho, por exemplo, pode facilmente passar de € 15. Vale dizer que qualquer prato pode ser servido em porções de tapa, o que é uma boa maneira de viajar pela culinária local.
Callos a la Madrileña — Essa receita é para os que gostam de comidas fortes e pesadas. Para sermos mais claros, callos a la madrileña é um prato à base de tripa, presunto, chouriço e morcilla (linguiça de sangue), tudo cozido em caldo com cebola, molho de tomate e temperos. Uma iguaria para poucos, que lembra a nossa dobradinha.
Croquetas — São como os nossos croquetes brasileiros, bem fritos e sequinhos; no entanto, as bombetas são maiores e as croquetas menores. Os recheios são variados, mas o sabor é sempre delicioso. Vale de bacalhau, frango, cogumelos… O importante é estar sequinho e bem quente.
Churros — Essa é a perdição de qualquer turista apaixonado por doces. Impossível resistir às porções de churros com chocolate quente que estão presentes por toda a cidade. Os melhores são os fresquinhos e fritos na hora. Basta mergulhar os churros no chocolate para comer e ser feliz.
Cochinillo — Muito apreciado em Madri, o Cochinillo é um prato à base de leitão assado lentamente em forno à lenha. Servido de maneira bem simples, o leitão costuma vir acompanhado de batatas, sendo ele mesmo a grande estrela do prato.
Horário de funcionamento dos restaurantes em Madri
Madri é uma cidade grande e está sempre movimentada, por isso você encontrará restaurantes abertos desde muito cedo até a madrugada. Sobretudo se você estiver hospedado em regiões mais turísticas, nunca faltarão opções para uma boa refeição.
Os moradores da cidade costumam tomar o café da manhã entre 7h e 9h, e é comum a refeição ser feita na rua. Com isso, você encontrará diversos lugares para o desayuno, como chamam na Espanha a primeira refeição do dia. Caso não esteja hospedado em um hotel com café da manhã, não há com o que se preocupar. Os menus são caprichados e garantem energia para o dia de passeio.
Próximo ao meio-dia, é comum que os madrileños façam um pequeno lanche, chamado de almuerzo. Somente entre 13h e 15h acontece, de fato, a refeição principal do dia, chamada de comida. É neste momento que você poderá aproveitar os menus do dia, refeições que custam entre 13 e 17 euros e ajudam a economizar na viagem.
No final do dia, entre 16h e 19h, os madrileños param para fazer mais uma refeição, desta vez um lanche rápido, conhecido como merienda. A refeição principal da noite, chamada da cena, acontece depois das 21h, não sendo raro jantares por volta das 23h. É um longa maratona gastronômica.
Aos sábados e domingos, é muito comum encontrar em Madri opções de brunch, refeições mais completas que funcionam como um café da manhã tardio emendado com o almoço. É um ótimo momento para relaxar e curtir uma refeição caprichada com bastante calma em Madri.
Restaurantes em Madri que são clássicos e centenários
Madri é uma cidade regada a história e tradição, e na gastronomia isso não é diferente. Em uma visita à cidade, invista em menus de restaurantes clássicos que há décadas — e até séculos — servem o melhor da culinária local a moradores e visitantes.
Um bom ponto de partida para um tour histórico pelos sabores locais é o Restaurante Botín, reconhecido pelo Guinness Book como o restaurante mais antigo do mundo. Desde 1725 o Botín ocupa o número 17 da charmosa Calle de Cuchilleros. Olhando de fora, parece um espaço pequeno, mas basta entrar para encontrar um universo de 4 andares que nos remetem direto ao século XVIII, com direito a salão de pedra e forno à lenha original da fundação. Os pratos mais tradicionais da casa são os leitões e cordeiros assados lentamente e à perfeição, mas você poderá se deliciar com outras iguarias do lugar.
Na mesma linha de sabores típicos madrileños, regado a muita história e menus centenários, vale também investir nas refeições de restaurantes como o famoso Casa Labra, especializado em bacalhau e pertinho da Puerta del Sol; o Casa Ciriaco, localizado na Calle Mayor; o Posada de La Villa e o Malacatín, ambos situados em meio às ruas medievais do animado bairro La Latina; a Taberna de Antonio Sánchez, com quase 250 anos de história e considerada a mais antiga de Madri; a Bodega de La Ardosa, cervejaria pertinho da Gran Vía, com uma decoração caótica muito interessante; e, para fechar, o clássico La Bola, pertinho do Palácio Real e onde reinam os sabores do cocido madrileño.
Lembre-se que estes são restaurantes que resistem há séculos de história em Madri. Aproveite cada um deles para uma viagem à mesa.
Casas de Tapas
As tapas são destaque em toda a culinária da Espanha, e em Madri não seria diferente. Se você quer entrar na onda de experimentar pequenas porções de diversas receitas, as tapas são mesmo pedidas perfeitas. Para ir fundo na experiência, vale até fazer um tour de tapas por Madri. Além de experimentar muitas tapas em diferentes lugares, você ainda terá a oportunidade de fazer amigos e emendar o passeio gastronômico com uma balada.
Para fazer um tour de tapas por conta própria, bons bairros para investir são Las Letras, La Latina, Chueca, Malasaña e Madrid de los Austrias, todos repletos de boas casas de tapas. Para ir direto às melhores casas de tapas em Madri, procure lugares como La Casa del Abuelo e La Venencia, próximos à Puerta del Sol; El Anciano Rey de los Vinos, nos arredores do Palácio Real; Bodegas Ricla, ao lado da Plaza Mayor; Taberna La Dolores e Cervantes Cervecería, em Las Letras; e, para fechar, o disputadíssimo Docamar, na Calle de Alcalá.
Mercados em Madri
Os mercados de Madri são perfeitos para degustar diversos sabores no mesmo lugar. Você encontrará em cada um deles muita oferta de comida e ingredientes locais, o que sempre rende um delicioso passeio. Existem mercados em todos os bairros, por isso fique sempre atento ao passar por um deles.
O Mercado de San Miguel é o principal mercado gastronômico de Madri. Situado em meio ao centro histórico e cercado por atrações imperdíveis, o Mercado de San Miguel tem localização perfeita para uma paradinha no dia de passeio. São inúmeras as opções de comidas e bebidas típicas para experimentar. É o lugar ideal para indecisos, que gostam de provar um pouco de tudo.
Além do Mercado San Miguel, vale visitar outros mercados dedicados aos sabores da Espanha. Localizado no bairro Chueca, o Mercado San Antón conta com diversos ambientes, o que agrada ao público que deseja fazer compras, aos que buscam aprender mais sobre a culinária local e ainda aos que desejam apenas experimentar novos pratos.
Já no Mercado de San Idelfonso você encontrará público jovem, animado e muitas mesas coletivas para fazer amigos. Aproveite as diversas barracas para experimentar pratos diferentes e escolha o seu favorito para levar os ingredientes para casa. O Mercado de San Idelfonso está localizado da Calle Fuencarral, pertinho da Gran Vía, sendo perfeito para quem está pela região em busca de um lugar descolado para comer e beber.
Outros dois mercados gastronômicos de Madri que valem a visita são o Mercado Antón Martín, no bairro de Lavapiés e próximo ao Parque do Retiro, e o Mercado La Paz, no elegante bairro de Salamanca.
Onde comer churros em Madri
Esse é um evento difícil de resistir em Madri. São muitos os lugares da cidade que oferecem deliciosos churros regados a chocolate quente. Uma dupla apaixonante, que merece ser degustada em diversas oportunidades.
Se quiser ter uma experiência histórica e deliciosa, a pedida clássica são os churros da Chocolatería San Guinés, fundada em 1894 e sempre com fila de espera na porta. Como o estabelecimento está localizado ao lado da Plaza Mayor, vale esticar o passeio até lá para degustar os churros sempre fresquinhos da casa mais tradicional de Madri.
Se quiser investir na iguaria em outros lugares durante a viagem, experimente também os churros da Chocolateria 1902, Chocolat Madrid, Chocolateria Valor e ainda os churros da La Antigua Churrería. A experiência de comer churros em Madri será sempre deliciosa, valendo testar muitos deles ao longo da viagem.
Gorjeta
Em espanhol, a gorjeta é chamada de propina. Em Madri, o pagamento do serviço com gorjeta não é obrigatório e não há uma porcentagem estabelecida. Ainda que a gorjeta não seja obrigatória, não é raro que seja deixado um valor para o atendente.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS