Compras em Madri
Em Madri será fácil encontrar boas oportunidades de compras em ruas comerciais, grandes shoppings e em mercados tradicionais, onde os produtos regionais são irresistíveis para qualquer turista. Durante os passeios pela capital da Espanha, mantenha os olhos abertos, já que boas oportunidades para comprar podem aparecer a qualquer momento. Confira as melhores opções para compras em Madri!
Principais ruas de compras em Madri
Grand Vía
A Gran Vía é uma das mais emblemáticas e movimentadas avenidas de Madri. Conectando a Calle de Alcalá à Praça Espanha, em um trajeto de 2 km, a Gran Vía vai muito além de uma simples avenida e é uma excelente oportunidade para compras em Madri.
Ao longo da Gran Vía você encontrará diversas lojas, muitas delas já bem conhecidas entre os brasileiros. Para quem deseja encontrar tudo no mesmo lugar, a melhor opção é a Primark, um grande magazine onde são vendidos os mais diversos produtos e marcas. É o lugar perfeito para garantir muitas compras sem perder tempo. Na mesma linha do “tudo em um só lugar”, vale conferir o magazine El Corte Inglés, uma das lojas mais populares da Espanha, que também rende ótimas oportunidades.
Quem percorre a Gran Vía em busca de boas lojas poderá investir ainda em marcas como Mango, Zara, Nike, Adidas, H&M, Uniqlo e a loja oficial do Real Madrid, entre muitas outras. Para ir um pouco além, basta caminhar pelas ruas próximas, também com muitas opções de comércio.
Puerta del Sol
Praça mais movimentada de Madri e marco zero da Espanha, a Puerta del Sol é ponto turístico obrigatório, mas também um ótimo local para iniciar a peregrinação pelas compras em Madri. Aproveite que você passará por lá durante os passeios pela cidade e já invista em algumas aquisições. As lojas são bem variadas, e as ruas próximas são repletas de boas oportunidades de compras, com lojas como Apple, Mac e El Corte Inglés. Lembrando que a Puerta del Sol é conectada à Calle de Preciados, que segue até a Gran Vía, formando assim o melhor corredor de compras em Madri.
Calle de Preciados
A Calle de Preciados liga a Gran Vía (a partir da Plaza del Callao) e a Puerta del Sol. Dedicada somente a pedestres, a Preciados é perfeita para um passeio sem pressa, mas com muitas paradas para compras. Você encontrará lojas como El Corte Inglés, Zara, Desigual, Mac, Fnac, Hard Rock, entre outras. E como é quase certo que você fará este roteiro entre a Gran Vía e a Puerta del Sol durante a viagem, aproveite o trajeto para garantir algumas compras. Vale dizer que a Calle de Preciados é famosa ainda pelos toldos coloridos que garantem a sombra e pela intensa decoração de Natal que recebe no final do ano, além da fama de ser sempre bastante cheia.
Calle de Fuencarral
A Calle de Fuencarral é mais uma rua conectada à Gran Vía que merece a atenção de quem busca boas oportunidades de compras. Você encontrará na Calle Fuencarral lojas como Decathlon, Victoria's Secret, The Body Shop, Diesel, Sephora, Calvin Klein, entre muitas outras.
A Fuencarral marca também a divisão entre os bairros de Chueca e Malasaña, duas regiões bastante animadas, com público jovem, que rendem um ótimo passeio noturno, garantindo movimento na Calle Fuencarral a qualquer hora do dia e da noite. A vizinhança, bem descolada, acaba também influenciando o comércio local, por isso você encontrará lojas vintage, designers novatos, mercados alternativos e muita moda e produtos fora do usual nas vitrines.
Salamanca
O bairro de Salamanca é conhecido pela grande oferta de marcas de luxo, o que garante as compras de quem não está focado em economia. Boas ruas para compras na região são: Calle de Serrano, Calle José Ortega y Gasset, Calle de Lagasca e Calle de Claudio Coello. Todas estão próximas e será fácil circular entre elas. Você encontrará marcas como Gucci, Dior, Hermes, Louis Vuitton, Saint Laurent, Longchamp, entre outras. Para quem estiver com o bolso apertado, vale conferir as lojas Decathlon, El Corte Inglés, Mango, Uniqlo, Zara e outras marcas mais populares também presentes na região.
Shoppings em Madri
Madri é uma cidade com comércio muito mais voltado para as ruas, mas é possível encontrar grandes centros comerciais e shoppings. Se você é partidário da facilidade e quer mesmo é andar pouco e achar tudo, os centros comerciais serão certamente as melhores pedidas. Confira os melhores shoppings de Madri.
Shopping Príncipe Pío
O Centro Comercial Príncipe Pío é o shopping mais procurado por turistas em Madri. Com localização central e funcionando em uma antiga estação de trem, o Príncipe Pío tem lindo visual e boa oferta de estabelecimentos. São mais de 90 lojas e restaurantes que garantem um dia inteiro de compras. O shopping abre das 10h às 22h, perfeito para quem quer se programar para compras que vão até um pouco mais tarde.
La Vaguada Shopping Center
Afastado do Centro de Madri, porém com acesso por metrô, o La Vaguada Shopping Center é para quem deseja mesmo ir às compras. La Vaguada foi o primeiro shopping de Madri e conta atualmente com mais de 200 lojas. É longe, mas vale a viagem!
Centro Comercial Plenilunio
Localizado próximo ao Aeroporto de Madrid - Barajas, o Centro Comercial Plenilunio é a pedida perfeita para as compras de última hora. Se estiver com tempo sobrando antes do voo, aproveite para dar uma escapada até lá. O shopping tem mais de 180 estabelecimentos e pode render algumas compras antes do embarque de volta ao Brasil.
Outros shoppings em Madri
Muitos shoppings de Madri estão localizado fora do Centro da cidade e são um pouco distantes para quem está focado em turismo. Mas se você realmente está buscando oportunidades de compras, vale conhecer ainda o Centro Comercial Islazul, que oferece mais de 180 lojas e restaurantes; o Plaza Río 2 Shopping Center, com 140 lojas; o La Gavia, que conta com 160 estabelecimentos; e ainda o Westfield Parquesur Shopping Center, com 132 lojas.
Mercados e feiras em Madri
Os mercados e feiras de Madri são sempre ótimas pedidas para garimpar boas compras e garantir alguns sabores e produtos regionais. Impossível resistir ao clima descontraído e sempre animado que impera nesses lugares. E, vamos combinar, os mercados e feiras são muito mais do que simples espaços de compras. São experiências culturais e gastronômicas que enriquecem qualquer viagem, mesmo que você deixe alguns euros por lá. Confira os principais mercados e feiras de Madri.
Mercado de San Miguel
Localizado no coração turístico de Madri e pertinho da Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel é um dos principais da cidade e uma visita imperdível para os amantes da gastronomia. Se você deseja levar alguns sabores madrilenhos para casa, esse é o lugar perfeito! Vale degustar diversos pratos no local, mas não deixe de garantir alguns sabores da Espanha na mala. Invista nos ingredientes e temperos locais e garanta boas compras no Mercado de San Miguel.
Mercado San Antón
Localizado no sempre animado bairro de Chueca, o Mercado San Antón possui diversos ambientes, o que agrada ao público que deseja fazer compras, aos que buscam aprender mais sobre a culinária local e ainda aos que desejam apenas experimentar novos pratos. No Mercado San Antón você poderá aproveitar um restaurante que prepara tudo com os produtos vendidos por lá, fazendo do espaço uma experiência completa entre compras e gastronomia.
Mercado de San Ildefonso
O Mercado de San Idelfonso também é dedicado à gastronomia e a deliciosos sabores regionais e internacionais. Você encontrará por lá público jovem e animado, além de muitas mesas coletivas para fazer amigos. Aproveite as diversas barracas para experimentar pratos diferentes e escolha o seu favorito para levar os ingredientes para casa. O Mercado de San Idelfonso está localizado na Calle Fuencarral, pertinho da Gran Vía, sendo perfeito para quem está pela cidade em busca de um lugar descolado para comer e beber na região.
El Rastro
A feira de rua conhecida como El Rastro de Madrid é o lugar dos sonhos para quem ama garimpar achados diferentes e únicos. Mais famoso mercado de pulgas da cidade, El Rastro impressiona pela variedade de produtos. A feira acontece somente aos domingos pela manhã e conta com mais de 1000 vendedores ambulantes que ocupam a área entre as ruas de Toledo, Embajadores e Ronda de Toledo, no bairro do Rastro.
Tax Free — Reembolso de Impostos IVA/VAT
Turistas que vivem fora da União Europeia poderão solicitar o reembolso dos impostos IVA (a sigla em inglês é VAT — Value Added Tax) embutidos nas compras feitas durante uma viagem, o que pode chegar a até 21% do valor pago. Na Espanha, desde meados de 2018, não há valor mínimo de compras para requerer o Tax Free. Também não há necessidade de que esse valor seja comprado em um único dia, sendo possível guardar notas fiscais de até três meses antes do retorno ao país de origem.
1 — Durante a sua viagem, lembre-se de juntar todas as notas fiscais de compras e os comprovantes de pagamento, caso a compra tenha sido paga com cartão de crédito. Pouco antes de voltar ao Brasil, leve as notas até a loja em que elas foram feitas e você receberá um formulário do Tax Free (conhecido como DIVA). Na maioria das lojas, se você for membro Global Blue, poderá escanear seu código de barras digital na finalização da compra. Os seus dados pessoais serão preenchidos automaticamente no formulário Tax Free.
2 — Já no aeroporto (somente será válido no último aeroporto antes de voltar ao Brasil), você poderá usar os quiosques automáticos chamados de DIVA para realizar o procedimento de validação dos formulários. Caso não consiga validar o formulário, será necessário ir até o atendimento pessoal com passaporte, notas fiscais, formulários DIVA, comprovante de embarque e o produto em mãos (sim, o funcionário pode pedir para ver os produtos comprados, que não devem estar usados). Após checagem pelo funcionário local, seus formulários devem ser carimbados! Sem carimbo da alfândega não há reembolso de impostos.
3 — Com seu formulário carimbado ou validado nas máquinas DIVA, é chegada a melhor parte: receber seu imposto de volta! Essa etapa ocorre após o despacho de suas bagagens na companhia aérea e após passagem pelo raio-x, já na área de embarque. Procure por uma espécie de "banco" das empresas credenciadas que realizam o reembolso das taxas e dirija-se ao local em posse de seu documento e formulário DIVA do Tax Free carimbado pela alfândega. Após conferência do funcionário da empresa que realiza o Tax Free, você poderá escolher se prefere seu reembolso no cartão de crédito ou em espécie, por exemplo.
No site da Global Blue você encontra todas as informações necessárias para realizar seu reembolso e pode até consultar o status de reembolso de suas compras.