Madri
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Madri

Uma viagem a Madri é um convite para percorrer bairros charmosos, museus repletos de obras de arte incríveis, edifícios históricos, parques relaxantes, mercados cheios de sabor e muito mais. Não faltam atividades para os seus dias de viagem pela capital da Espanha, a começar por atrações disputadíssimas como o Museu do Prado, o Museu Reina Sofia, a Plaza Mayor, o Palácio Real, o Parque do Retiro e o Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.

Para ajudá-lo na tarefa de definir as prioridades do seu roteiro e organizar toda a viagem, preparamos um post especial com tudo o que fazer em Madri. Com as nossas dicas será bem mais fácil visitar Madri e você estará preparado para explorar cada faceta desse destino encantador da Europa.

O que fazer em Madri

Reserve com antecedência um hotel bem localizado em Madri

A escolha do hotel em Madri interfere bastante na experiência da viagem à cidade. Com um hotel bem localizado, você poderá visitar os principais pontos turísticos a pé e não precisará gastar um euro sequer com deslocamento. Regiões como Gran Vía, Puerta del Sol, Las Letras e Plaza Mayor garantem excelente localização e facilitam bastante o dia do viajante. 

Além de ficar atento na hora de escolher a região para a hospedagem em Madri, lembre-se também de que estamos falando de uma cidade extremamente turística. Portanto, deixar a reserva do hotel para a última hora nunca será uma boa pedida. Garanta o seu hotel com antecedência para economizar na tarifa. Outra maneira de pagar menos na diária é escolher hotéis mais afastados do Centro. Neste caso, o excelente transporte público da cidade será bastante útil.

Ah! Não esqueça também de garantir a sua passagem aérea para Barcelona com antecedência. E se quiser economizar ainda mais, baixe o aplicativo do Melhores Destinos e fique de olho nas promoções.

Madri — as melhores opções de hospedagem!

Se você está perdido e não sabe por onde começar a sua busca pelo hotel em Madri, confira a nossa lista com alguns dos hotéis mais reservados e bem avaliados na cidade. Você terá uma boa ideia de preço e irá direto às hospedagens mais procuradas pelos turistas que visitam a capital espanhola. Esta lista tem hotéis em Madri com excelente relação custo-benefício, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes anteriores tiveram da acomodação.

Escolha a época certa para viajar

Madri é uma cidade que pode ser visitada durante o ano inteiro. A capital da Espanha estará linda para recebê-lo em todas as épocas, mas é claro que algumas questões podem interferir na sua experiência. Por isso, confira os detalhes sobre quando ir a Madri.

A melhor época para conhecer Madri é nos meses de abril, maio e junho, período que marca a primavera no hemisfério norte. O clima estará agradável, a cidade não estará tão cheia, os preços de hospedagem e passagem aérea ainda serão acessíveis e você dificilmente terá dias de chuva.

Seguindo a mesma lógica, os meses de setembro e outubro — outono no hemisfério norte — também são bons períodos para se viajar a Madri. Essa é a segunda melhor época para conhecer a capital da Espanha. O movimento de turistas do verão já terá diminuído, o clima voltará a ser ameno e você ainda terá o colorido do outono, o que deixa tudo ainda mais charmoso em Madri.

O que fazer em Madri

O verão, especialmente julho e agosto, marca a altíssima temporada em Madri e é quando os turistas chegam com força para conhecer a capital espanhola, o que lota os principais pontos turísticos e gera aumento considerável no valor das hospedagens. A estação é a mais quente do ano e, como estamos falando de um destino sem praia, não haverá refresco durante a viagem.

Já nos meses de inverno, de novembro a março, você encontrará a cidade tranquila, com clima frio e preços mais acessíveis de hospedagem e passagem aérea. Vale lembrar apenas que a baixa temporada de inverno não vale para a semana de Natal e Ano-Novo, quando a capital volta a receber muitos turistas para os festejos de fim de ano. Aliás, o Réveillon na Puerta del Sol está entre os mais animados da Europa — um motivo a mais para ir a Madri no inverno.

  • Melhores meses para ir a Madri — abril, maio, junho, setembro e outubro.
  • Piores meses para ir a Madri — dezembro, janeiro, fevereiro.
  • Meses mais chuvosos em Madri — outubro e novembro.
  • Meses menos chuvosos em Madri — julho e agosto.
  • Alta temporada em Madri — julho e agosto.
  • Baixa temporada — novembro, dezembro, janeiro e fevereiro (exceto as festas de final de ano).

Lembre-se que o seguro de viagem é obrigatório para brasileiros que viajam a Madri. Garanta o seu seguro-viagem com desconto usando o nosso cupom MELHORESDESTINOS.

O que fazer em Madri

Monte um bom roteiro pelos pontos turísticos de Madri

Madri é um destino muito fácil de ser visitado. As principais atrações estão bem concentradas, e com um roteiro eficiente pelos pontos turísticos de Madri, você poderá fazer tudo a pé. Um bom roteiro ajudará a definir quantos dias ficar na cidade, a localização do seu hotel e, claro, quais atrações conhecer. Você terá mais noção do que é possível encaixar nos seus dias de viagem e certamente terá uma experiência bem mais tranquila e proveitosa na capital da Espanha.

Para ajudá-lo na tarefa de organizar a sua viagem, preparamos um post especial com os principais pontos turísticos de Madri organizados por região e com roteiros que cabem no seu dia. Bem facinho!

O que fazer em Madri

Faça um tour gratuito por Madri

Um free walking tour é sempre uma boa pedida para começar a explorar Madri. Na companhia de guias locais e outros visitantes, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da capital espanhola, entender a lógica da cidade e ficar mais seguro para percorrer todas as atrações por conta própria. A oferta de tours a pé é bem grande e boa parte deles é gratuita (com contribuição voluntária ao guia). Ainda que os passeios grátis sejam excelentes, vale também investir alguns euros em outras experiências em Madri.

Confira as melhores opções de tours guiados a pé para conhecer Madri:

O que fazer em Madri

Visite os três principais museus de Madri: Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza

Os mais importantes museus de Madri são o Museu do Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Centro de Arte Reina Sofia. Juntos, os três espaços são conhecidos como Triângulo da Arte ou Triângulo de Ouro. São museus impressionantes e visitas imperdíveis para quem está em Madri. Sendo assim, organize o seu roteiro para não deixá-los de fora da viagem.

Para quem pretende visitar os três museus, vale comprar o passe que dá acesso a todos eles com desconto. O Combo Passeio del Arte tem custo de € 32 e pode ser adquirido na bilheteria ou no site oficial de qualquer um dos museus.

Museu do Prado 

Anualmente, o Museu do Prado recebe cerca de 3 milhões de visitantes que têm o privilégio de ver trabalhos de artistas como os espanhóis Goya e Diego Velázquez; os italianos Tiziano, Rafael, Caravaggio, Botticelli e Tintoretto; e ainda obras do grego El Greco e do holandês Rembrandt, entre outros tantos nomes incríveis da arte mundial. São mais de 34 mil peças que compõem um dos melhores acervos de arte em todo o mundo. Se quiser conhecer a fundo as mais de 100 salas de exposição, experimente fazer uma visita guiada pelo Museu do Prado.

O que fazer em Madri

Centro de Arte Reina Sofia

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é perfeito para quem ama arte moderna e contemporânea. A grande estrela do Reina Sofia é o quadro Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso. Além da Guernica, o Reina Sofia conta com mais de 18 mil itens no acervo, incluindo trabalhos de Joan Miró, Salvador Dalí, René Magritte, Diego Rivera, Yves Klein, Alexander Calder, entre tantos outros grandes nomes da arte moderna e contemporânea mundial. Para conhecer todos os detalhes do museu, não deixe de fazer uma visita guiada ao Centro de Arte Reina Sofia.

O que fazer em Madri

Museu Thyssen-Bornemisza 

O acervo de obras de arte do Museu Thyssen-Bornemisza é o mais eclético de Madri, com trabalhos que datam do século XIII até o século XX. Você terá a oportunidade de ver de perto obras de arte de nomes como El Greco, Rembrandt, Caravaggio, Tiziano, Edgar Degas, Édouard Manet, Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Auguste Rodin, Paul Cézanne, Wassily Kandinsky, Pablo Picasso, Claude Monet, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein, entre tantos outros. É um dos melhores museus de Madri para apreciadores de belas-artes. Para conhecê-lo em detalhes, experimente a visita guiada ao Museu Nacional Thyssen-Bornemisza.

O que fazer em Madri

Aproveite os dias de acesso gratuito nos museus de Madri

Os museus de Madri agradam em cheio aos viajantes que estão com orçamento apertado ou que simplesmente gostam de economizar. Todos os museus mais importantes oferecem dia de visitação gratuita e você poderá aproveitar alguns deles durante a sua viagem. Fique atento apenas ao fato de que os museus costumam ter filas bem grandes em dias de acesso gratuito. Neste caso, chegue cedo ou retire o ingresso online com antecedência para garantir a gratuidade na visita.

Confira o dia de acesso gratuito aos principais museus de Madri.

  • Museu do Prado — Gratuito para todos os visitantes de segunda a sábado das 18h às 20h, além de domingos e feriados das 17h às 19h.
  • Centro Cultural Reina Sofia — Gratuito às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados das 19h às 21h, além de domingos das 12h30 às 14h30.
  • Museu Thyssen-Bornemisza — Gratuito para todos os visitantes às segundas-feiras das 12h às 16h (somente com reserva online).
  • Palácio Real de Madrid — Gratuito para cidadãos latino-americanos e moradores da União Europeia, de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h (das 16h às 18h no inverno).
  • Museu Cerralbo — Gratuita para todos os visitantes às quintas-feiras das 17h às 20h;
  • Museu Sorolla — Grátis para todos os visitantes aos sábados a partir das 14h.
  • Museu Arqueológico Nacional — Gratuito para todos os visitantes aos sábados a partir das 14h e aos domingos pela manhã.
  • Museu da História de Madrid — Gratuito todos os dias.
  • Museu Naval de Madrid — Gratuito todos os dias.
  • Museu Nacional de Ciências Naturais — Gratuito aos domingos a partir de 17h.
  • Estação de Chamberí — Gratuito todos os dias.

O que fazer em Madri

Conheça o interior do Palácio Real de Madri

O Palácio Real de Madri é uma das principais atrações da capital da Espanha. Maior palácio da Europa Ocidental, o Palácio Real de Madri é composto por mais de três mil cômodos com decoração esplendorosa e repletos de obras de arte. É uma construção impressionante pela dimensão, beleza e importância histórica que carrega. Patrimônio da Humanidade protegido pela UNESCO, o Palácio Real de Madri tem visita bastante disputada, portanto garanta o ingresso antecipado.

Você poderá conhecer a área externa do palácio gratuitamente, mas recomendamos investir alguns euros para fazer o tour pelo interior do monumento, com visita aos aposentos do Rei Carlos III, ao Arsenal Real, com armaduras e armas medievais, e ainda às salas onde estão em exposição trabalhos de Goya, Velázquez, El Greco, Caravaggio, entre outros. Para ir a fundo na história, vale até fazer a visita guiada ao Palácio Real. Se quiser completar o tour, conheça a Galeria das Coleções Reais e também o Mirante da Cornija, ao lado do palácio.

O que fazer em Madri

Visite a Catedral de la Almudena

A Catedral de Santa María la Real de la Almudena é um dos mais imponentes edifícios de Madri. Mesmo diante do majestoso Palácio Real, a Catedral não se deixa apagar. Juntos, os dois formam um dos mais lindos conjuntos arquitetônicos da capital espanhola. 

Construída entre os anos de 1883 e 1993, a Catedral de la Almudena chama atenção pela arquitetura que mistura diferentes estilos, como neoclássico, neogótico e neorromânico. A obra grandiosa, com 102 m de altura e 73 m de largura, foi erguida em homenagem à padroeira de Madrid e consagrada pelo Papa João Paulo II em 1993. Atualmente é um dos lugares mais visitados da cidade. Ao conhecer o Palácio Real, aproveite para já garantir a visita à Catedral, que tem acesso gratuito.

O que fazer em Madri

Caminhe sem pressa pela Plaza Mayor

A Plaza Mayor está localizada no centro turístico e histórico de Madri, entre a Puerta del Sol e o Palácio Real. É uma região incrível, que rende facilmente um dia inteiro de passeio. Sabendo disso, prepare o seu roteiro para curtir com calma a Plaza Mayor e todas as atrações nos arredores. 

Ao visitar a Plaza Mayor, atente-se especialmente ao edifício da Casa de la Panadería, o mais antigo e impressionante de toda a praça. Vale ainda dedicar um tempo à imponente estátua equestre de Felipe III. Durante o passeio, aproveite para caminhar sob os mais de 100 arcos que circundam o lugar. Ao se deparar com um dos pórticos de entrada da Plaza Mayor, passe por ele para descobrir a vizinhança; a chance é grande de você encontrar deliciosos restaurantes, bares ou casas de tapas. O nosso pórtico favorito é o Arco de Cuchilleros, mas vale passar por outros ao longo do tour pela Plaza Mayor.

O que fazer em Madri

Encontre na Puerta del Sol o marco zero da Espanha

A Puerta del Sol é uma das praças mais importantes e movimentadas de Madri, além de ser o marco zero de todas as estradas nacionais da Espanha. Ao visitar a Puerta del Sol, busque a placa que sinaliza o local exato onde nascem as rodovias do país. Vale dizer que a Puerta del Sol é tão central que pode também ser considerada o ponto de partida de qualquer passeio turístico por Madri.

Quando estiver visitando a praça, dedique também alguns minutos para observar o grande relógio da Real Casa de Correos, um edifício do século XVIII que marca com doze badaladas a contagem regressiva para o Ano-Novo. Visite também a estátua do Urso e o Medronheiro, de autoria de Antonio Navarro Santafé, que representa o escudo da cidade, e ainda a imponente estátua equestre de Carlos III, com 9 metros de altura. Depois, aproveite para seguir o passeio pelo centro histórico de Madri, seja rumo à Plaza Mayor ou à Gran Vía.

O que fazer em Madri

Visite diversas praças de Madri

Madri vai muito além da Plaza Mayor e da Puerta del Sol. A cidade é repleta de belas praças, e vivenciá-las faz parte da experiência local. Escolha as que mais combinam com você e deixe um tempo no roteiro para cada uma delas.

Plaza de Cibeles

A Plaza de Cibeles é uma das mais bonitas de Madri e marca o encontro de três importantes avenidas: Paseo del Prado, Calle de Alcalá e Paseo de Recoletos. No centro da praça está a Fonte de Cibeles, construída no século XVIII e decorada com a imagem da deusa Cibele sobre uma carruagem sendo puxada por leões. Ao redor da praça você verá belos edifícios, entre eles o Palácio de Buenavista, o Palácio de Linares, o Banco de España e o emblemático Palácio das Comunicações, ou Palácio de Cibeles. Vale dizer que no Palácio de Cibeles funcionam um ótimo centro cultural e um mirante que proporciona uma linda vista para a cidade. Aproveite para uma bela foto do alto.

O que fazer em Madri

Plaza Cánovas del Castillo — Plaza de Neptuno

Pertinho da Plaza de Cibeles, seguindo pela avenida Paseo del Prado, você chegará à Plaza Cánovas del Castillo, também conhecida como Plaza de Neptuno. O conjunto escultórico do local, construído no final do século XVIII, remete ao deus Netuno, que está sobre uma carruagem puxada por dois hipocampos (criaturas mitológicas metade cavalo e metade peixe). A área é uma das mais nobres de Madri, sendo a praça cercada por belos edifícios, entre os quais o Hotel Ritz, o Palace Hotel, o Congresso dos Deputados e os museus do Prado e Thyssen-Bornemisza.

Plaza de Oriente

A Plaza de Oriente está localizada entre o Palácio Real de Madri e o Teatro Real. Com a correria para visitar o palácio, muita gente acaba passando reto pela praça. Podemos garantir que vale esticar o passeio um pouco mais para curtir sem pressa o lugar. Você poderá caminhar entre as belas árvores, apreciar diversas estátuas — entre elas a estátua equestre de Felipe IV e diversos outros reis espanhóis — e até investir em um almoço com vista para o palácio. Certamente um dos mais lindos cenários da cidade.

O que fazer em Madri

Plaza de España

A Plaza de España está distante poucos passo da Plaza de Oriente, sendo fácil visitar as duas no mesmo roteiro. Uma das praças mais populares entre os moradores, a Plaza de España tem ótimos percursos para caminhadas, um grande parquinho para os pequenos, uma imponente estátua em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes, além de um cenário cercado por imponentes edificações — atente-se para a beleza do Edifício España, onde funciona o Hotel Riu Plaza, ao Edifício de la Real Compañía Asturiana de Minas e à Casa Gallardo.

O que fazer em Madri

Plaza de la Villa

Poucos lugares de Madri nos remetam tanto ao passado quanto a Plaza de la Villa. Localizada na região conhecida como Madrid de los Austria, entre a Plaza Mayor e o Palácio Real, este pedacinho da cidade é o retrato mais bem guardado do período medieval na capital espanhola. Aproveite a visita para apreciar edifícios como a Casa y Torre de los Lujanes, construção do século XV; a Casa de Cisneros, original do século XVI; a Casa de La Villa, obra do século XVII, onde por muito tempo funcionou a Prefeitura de Madrid; e ainda o Pasadizo de la Plaza de la Villa, uma passagem belíssima de ligação entre dois edifícios.

O que fazer em Madri

Percorra toda a Gran Vía

Principal avenida de Madri, a Gran Vía é um universo repleto de possibilidades. Conectando a Calle de Alcalá à Plaza España, em um trajeto de 2 km, a Gran Vía vai muito além de uma simples avenida, sendo um ótimo passeio para quem está na cidade. Ao longo do trajeto você encontrará lindos edifícios, diversas opções de compras, restaurantes, teatros e cinemas. A avenida chegou a ter tantas casas de espetáculo que recebeu o apelido de Broadway de Madri. É uma região sempre muito animada e com atividades a qualquer hora do dia e da noite.

Ao caminhar pela Gran Vía, não deixe de reparar nos icônicos edifícios da avenida, entre eles o edifício Metrópolis, com a famosa imagem da Vitória alada no topo, o Edifício Telefónica, o cinema Callao e o Edifício Carrión, com o histórico anúncio vintage da Schweppes.

O que fazer em Madri

Relaxe em um fim de tarde no Parque do Retiro

Pertinho dos três principais museus de Madri está o Parque do Retiro, área verde mais procurada da cidade tanto por moradores quanto viajantes. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em conjunto com a avenida Paseo del Prado, o Parque do Retiro é um respiro em meio ao movimentado Centro de Madri.

A melhor maneira de explorar o Parque do Retiro é sem pressa e sem rumo, percorrendo cada caminho que encontrar em meio ao verde do lugar. Se quiser ir direto aos cantinhos mais famosos, procure pelo grande lago e invista em um passeio de barco, evento especialmente romântico ao cair da tarde. Outro cenário imperdível é o Palácio de Cristal, inicialmente usado como estufa e atualmente dedicado a grandes exposições e eventos. O parque é enorme e rende muitas horas de passeio. Se quiser conhecê-lo a fundo, vale fazer uma visita guiada.

O que fazer em Madri

Veja o pôr do sol no Templo de Debod

O Templo de Debod é um autêntico templo egípcio localizado em meio ao Centro de Madri. Parece estranho, mas é verdade. Originalmente, o templo situava-se 15 km ao sul de Assuã, próximo ao Rio Nilo, no Egito. Foi doado à Espanha na década de 1960. Atualmente o Templo de Debod ocupa uma área no Parque da Montanha entre o Palácio Real, o Parque do Oeste e a Plaza España. A localização privilegiada proporciona um dos melhores entardeceres da cidade. Aproveite quando estiver pela região para assistir ao pôr do sol com esse cenário espetacular.

O que fazer em Madri

Conheça outros parques de Madri

A área verde de Madri não se resume ao Parque do Retiro. Na cidade há diversos outros parques que valem a visita durante a sua viagem, especialmente se você gosta de relaxar em espaços ao ar livre e está com tempo para curtir sem pressa a capital da Espanha.

O maior parque público de Madri é a Casa de Campo. Antiga área de descanso da Família Real, a Casa de Campo conta com 1.722 hectares de extensão e oferece diversos ambientes convidativos ao passeio e à prática de esportes, com destaque para o grande lago central. Para chegar até lá, você poderá usar o teleférico com saída do Parque del Oeste, onde está o Templo de Debod. O parque não é grande, mas o cenário para o pôr do sol é espetacular! 

Bem pertinho, você ainda poderá aproveitar o parque Campo del Moro e os Jardins de Sabatini, que fazem parte do complexo do Palácio Real e rendem uma boa visita. Já nos arredores do Parque do Retiro, outro lindo espaço é o Real Jardim Botânico, bastante intimista, repleto de espécies diferentes e onde você encontrará um charmoso jardim de bonsais.

O que fazer em Madri

Passe pela Puerta de Alcalá

Parte do conjunto de portas reais que davam acesso à cidade de Madri, a Puerta de Alcalá é uma obra grandiosa e imponente, à qual vale a visita pela beleza e importância histórica. O monumento foi construído no final do século XVIII e está localizado na Praça da Independência, próximo ao Parque do Retiro. Construído a mando de Carlos III e projetado por Francesco Sabatini, o portal é formado por cinco arcos em mármore, tem quase 20 metros de altura e é ícone de Madri. Vale destacar que a obra é anterior aos famosos Arco do Triunfo, em Paris, e Portão de Brandemburgo, em Berlim, o que torna a Puerta de Alcalá um projeto ainda mais impressionante.

Para quem deseja conhecer outras portas de Madri, vale visitar ainda a Puerta de Toledo, a Puerta de San Vicente e a Puerta de Hierro.

O que fazer em Madri

Visite o Mercado de San Miguel e outros mercados de Madri

O Mercado de San Miguel é o principal mercado gastronômico de Madri. Situado em meio ao centro histórico e cercado por atrações imperdíveis, o Mercado de San Miguel tem localização perfeita para uma paradinha no dia de passeio. São inúmeras as opções de comidas e bebidas típicas para experimentar. É o lugar ideal para indecisos, que gostam de provar um pouco de tudo.

Se quiser ir a fundo na experiência do Mercado de San Miguel, experimente fazer um tour de tapas que passa pelo mercado e outras regiões de Madri. Quem sabe você sairá de lá direto para um happy hour com novos amigos do tour.

O que fazer em Madri

Além do Mercado San Miguel, vale visitar outros espaços dedicados aos sabores da Espanha. Boa pedida é o Mercado San Antón, localizado no bairro Chueca. O mercado conta com diversos ambientes, o que agrada ao público que deseja fazer compras, os que buscam aprender mais sobre a culinária local e ainda os que desejam apenas experimentar novos pratos. 

Já no Mercado de San Idelfonso, você encontrará público jovem, animado e muitas mesas coletivas para fazer amigos. Aproveite as diversas barracas para experimentar pratos diferentes e escolha o seu favorito para levar os ingredientes para casa. O Mercado de San Idelfonso está localizado da Calle Fuencarral, pertinho da Gran Vía, sendo perfeito para quem está pela região em busca de um lugar descolado para comer e beber.

O que fazer em Madri

Assista a um jogo do Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu

O Estádio Santiago Bernabéu é visita obrigatória para os amantes de futebol que estão viajando por Madri. No estádio é possível fazer o Tour Bernabéu, com visita ao museu do time do Real Madrid e passagem pelos bastidores e pelo campo do estádio. A visita é interessante para todos os viajantes, independentemente da paixão por futebol. Entretanto, ainda que o tour seja ótimo, bom mesmo é ter a oportunidade de assistir ao vivo a uma partida do Real Madrid. E esse sonho não é impossível de ser realizado. Pelo contrário! Nós conseguimos comprar ingresso a poucos dias do jogo e não precisamos falir para isso. Confira todos os detalhes sobre como é assistir a um jogo do Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu.

O que fazer em Madri

Conheça diferentes bairros e regiões de Madri

Cada região de Madri tem características distintas, tornando o passeio entre elas ainda mais interessante. Uma boa caminhada é a melhor maneira de entender a cidade e assim curtir a fundo o que cada bairro tem a oferecer. Sabemos que na prática não é tão fácil assim entender a divisão entre as regiões, pois muitas vezes elas recebem nomes específicos mesmo não sendo bairros oficiais. Neste caso, vale desapegar das nomenclaturas e se apegar à beleza das ruas de Madri. Entretanto… se você quiser conhecer regiões específicas, temos algumas dicas de lugares que merecem a sua visita!

O que fazer em Madri

Retiro

O Retiro é uma das mais lindas e elegantes regiões de Madri, onde estão concentrados os melhores museus da cidade e ainda o sensacional Parque do Retiro. Um passeio pela região inclui percorrer a apaixonante avenida Paseo del Prado, passando por diversas atrações: Centro de Artes Reina Sofia, Real Jardim Botânico, Museu do Prado, Plaza de Neptuno, Museu Thyssen-Bornemisza, Plaza de Cibeles e Puerta de Alcalá. Uma região incrível em Madri, com direito a título de Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO.

O que fazer em Madri

Madrid de los Austrias

Esta é a região mais antiga de Madri, que marca o período medieval e o centro do reinado da Dinastia dos Habsburgos, chamado na Espanha como Casa de Austria. Não é oficialmente um bairro, mas é uma área que engloba diversas atrações muito importantes da cidade, entre elas a Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel, a Plaza de la Villa e o Palácio Real. Um passeio obrigatório na cidade.

O que fazer em Madri

La Latina

Localizada entre a Plaza Mayor e a Puerta de Toledo, onde antes existia uma cidadela medieval, La Latina é uma região permeada de ruas apertadas que mais se parecem com um labirinto. Porém estamos falando de um labirinto repleto de bares, tavernas, casas de tapas e lojas descoladas, o que faz de La Latina um dos lugares mais animados de Madri. O bairro faz parte da região conhecida como Madrid de los Austrias, mas é um pedacinho com personalidade própria.

O que fazer em Madri

Las Letras

Repleta de bares, restaurantes, teatros e casas noturnas, Las Letras é uma região boêmia e bastante cultural em Madri. Situado entre a Puerta del Sol e o Paseo del Prado, o bairro Las Letras guarda a história de famosos escritores espanhóis que viveram e frequentaram a região no século XVII, conhecido como Século de Ouro das Letras Espanholas. 

Passaram pelo bairro nomes como Miguel de Cervantes e Calderón de la Barca, homenageados com estátuas no bairro; Lope de Vega, cuja casa foi transformada em museu; além de Francisco de Quevedo, Tirso de Molina, Góngora, entre outros. Ao caminhar pelas ruas da região, procure no calçamento trechos de grandes obras literárias que decoram o lugar. Para quem deseja curtir o bairro sem muitas obrigações culturais a cumprir, uma boa pedida é caminhar pela Calle de las Huertas ou sentar-se nos bares e restaurantes da Plaza de Santa Ana e Plaza del Ángel.

O que fazer em Madri

Chueca e Malasaña

A Calle de Fuencarral marca o centro de uma das zonas mais boêmias, alternativas e animadas de Madri: à esquerda, o bairro Malasaña; e à direita, o bairro Chueca. Em um passeio pela região, é difícil identificar por qual dos bairros você está caminhando. Na dúvida, preocupe-se apenas em passear sem rumo. O melhor entre Malasaña e Chueca é curtir sem obrigação, sem limites e sem hora para acabar.

O que fazer em Madri

Faça algumas compras em Madri

Se você não deixa de fazer algumas compras durante a viagem, pode ter certeza que Madri não irá decepcionar. A capital da Espanha tem boa oferta de ruas comerciais, grandes shoppings e também mercados tradicionais, onde os produtos regionais são irresistíveis para qualquer turista. 

A especialidade de Madri são as lojas e comércios de rua, que sempre rendem boas compras. Vale investir em locais como a Grand Vía, Calle de Preciados, Calle Fuencarral e também nos arredores da Puerta del Sol. Outra boa opção é explorar as lojas alternativas dos bairros de Chueca e Malasaña, assim como as marcas de luxo que ocupam as ruas de Salamanca.

O que fazer em Madri

Para quem gosta muito de garimpar produtos, a feira de rua conhecida como El Rastro será perfeita. Mais famoso mercado de pulgas da cidade, El Rastro impressiona pela variedade e pelos produtos dos mais diversos estilos. A feira acontece somente aos domingos pela manhã e conta com mais de 1.000 vendedores ambulantes que ocupam a área entre as ruas de Toledo, Embajadores e Ronda de Toledo, no bairro do Rastro.

Apesar de ser uma cidade com comércio muito mais voltado para as ruas e feiras, é possível encontrar em Madri grandes centros comerciais e shoppings bem completos. Boas pedidas para fazer todas as compras no mesmo lugar são o Centro Comercial Príncipe Pío, o La Vaguada Shopping Center e o Centro Comercial Plenilunio. Ah, e se for às compras em Madri, não esqueça o Tax Free!

Confira mais dicas de compras em Madri.

Suba a um mirante e tome um drink nos rooftops de Madri

Madri não é uma cidade de edifícios altíssimos, ainda assim é possível encontrar belos mirantes para apreciar a capital espanhola. Alguns mirantes são apenas para visitação, mas outros aliam a vista a ótimos bares e restaurantes, o que sempre rende uma experiência inesquecível.

Para aproveitar alguns mirantes entre os passeios pela cidade, uma boa pedida é o Círculo Bellas Artes, espaço dedicado a eventos culturais, onde o restaurante Azotea oferece linda vista para a Gran Vía e o Paseo del Prado. Outro mirante que também alia a vista a exposições de arte é o CentroCentro, que funciona no incrível edifício do Palácio de Cibeles. Para uma vista rápida e sem custo, a pedida é subir ao 9º andar da loja El Corte Inglés, localizada na Plaza Callao e onde o espaço gourmet tem vista para a Gran Vía. Agora, se você gosta mesmo é de mirante bem alto e adora subir ao topo dos edifícios, o melhor mirante de Madri será a torre Faro de Moncloa, que proporciona uma visita a 92 metros de altura.

Quem preferir aliar o visual a um brinde de cava não terá dificuldade de encontrar um rooftop com bar na cidade. Muitos dos terraços ficam em hotéis, mas quase sempre os espaços são acessíveis a quem não está hospedado no local. Um ícone de Madri é o mirante do 360º Rooftop Bar - Riu Hotel. Ele funciona no 27º andar do belíssimo Edifício España, que conta com uma passarela de vidro conectando os edifícios. Se quiser um rooftop bastante festivo, o RT60, no topo do Hard Rock Hotel, será perfeito. Para encontrar o seu rooftop favorito em Madri, vale consultar a lista do site especializado The Rooftop Guide, com dicas de rooftops em todo o mundo.

Coma churros com chocolate

Esse é um evento difícil de resistir em Madri. São muitos os lugares que oferecem deliciosos churros regados a chocolate quente. Uma dupla apaixonante, que merece ser degustada em diversas oportunidades. E é claro que uma comida tão típica tem seus pontos de venda mais disputados. Se quiser ter uma experiência histórica e deliciosa, a pedida clássica são os churros da Chocolatería San Guinés, fundada em 1894 e sempre com fila de espera na porta. Como o estabelecimento está localizado ao lado da Plaza Mayor, vale esticar o passeio até lá para degustar os churros sempre fresquinhos da casa mais tradicional de Madri.

Se quiser investir na iguaria em outros lugares durante toda a viagem, experimente também os churros da Chocolateria 1902, da Chocolat Madrid, da Chocolateria Valor e da La Antigua Churrería. A experiência de comer churros em Madri será sempre deliciosa, valendo testar muitos deles ao longo da viagem.

O que fazer em Madri

Jante no mais antigo restaurante do mundo

Segundo o Guinness Book, o restaurante mais antigo do mundo está localizado em Madri. Desde 1.725, o Restaurante Botín ocupa o número 17 da charmosa Calle de Cuchilleros, servindo aos moradores os tradicionais sabores da Espanha. Olhando de fora, parece um espaço pequeno, mas basta entrar para encontrar um universo de 4 andares que nos remetem direto ao século XVIII, com direito a salão de pedra e forno à lenha original da fundação. Os pratos mais tradicionais da casa são os leitões e cordeiros assados lentamente e à perfeição, mas você poderá se deliciar com outras iguarias do lugar. 

Para garantir uma vaga no restaurante é preciso fazer a reserva com antecedência. E como não é todo dia que podemos comer no restaurante mais antigo do mundo, é bom se organizar para não perder essa chance. As reservas são feitas pelo site oficial, e o valor dos pratos não é absurdo. Valem a pena a visita, a comida e a experiência.

Veja mais dicas de onde comer em Madri.

O que fazer em Madri

Assista a um espetáculo de flamenco

Se você gosta de se jogar na cultura local, assistir a um show de flamenco será um evento imperdível em Madri. São diversas casas que oferecem o espetáculo, desde tablados tradicionais a espaços bastante turísticos, com mix de show e jantar. Invista em ao menos uma apresentação para sentir a força da música e da dança que tanto encantam o mundo. Vale dizer que o flamenco é Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, o que dá ainda mais importância a esse conjunto de artes.

Para quem busca uma experiência bastante tradicional, o bairro Las Letras pode ser um bom ponto de partida. Nessa região, vale investir em um espetáculo no tradicional Tablao Flamenco 1911, considerado o tablado de flamenco mais antigo do mundo. Confira outros espaços para apreciar a arte do flamenco e não deixe de fazer a sua reserva com antecedência, já que os espetáculos são muito disputados.

Experimente um tour no ônibus hop-on hop-off

Uma ótima maneira de entender a lógica da cidade de Madrid, especialmente em uma viagem corrida, é fazer o tour com o ônibus hop-on hop-off. O trajeto passa por quase todos os pontos de interesse na cidade e você poderá subir e descer quantas vezes desejar para visitar os seus locais favoritos. Para quem estiver com tempo corrido de verdade, vale até pegar o passeio na versão rota panorâmica, sem paradas, apenas para ver o máximo da cidade em menos tempo.

Veja mais detalhes sobre o passeio no ônibus turístico hop-on hop-off.

O que fazer em Madri

Divirta-se no Parque da Warner em Madri

Para quem tem mais tempo na cidade e ama parques de diversão, uma boa pedida é investir na visita ao Parque da Warner. O passeio não é tão comum entre os turistas (que costumam focar no centro histórico), mas é garantia de muita diversão! Você verá espetáculos com os personagens de Liga da Justiça, Looney Tunes, além de poder curtir brinquedos como o Batham Gotham City Escape e a montanha-russa do Superman.

Garanta o seu ingresso do Parque da Warner com pagamento em real, parcelado e sem IOF!

Faça um bate e volta saindo de Madri

A partir de Madri será fácil conhecer outros destinos da Espanha, como ToledoSegóvia, Ávila e Salamanca. Aproveite a facilidade de locomoção com o trem ou contrate um tour de um dia para explorar um pouco mais os arredores de Madri. Quanto mais cidades você conhecer, mais irá se encantar pela Espanha. E, acredite, cada uma delas vale a visita. Como é tudo bem fácil de ser explorado, não é preciso trocar de hotel e fazer uma grande organização para a viagem. Dá até para decidir ir no mesmo dia se você quiser partir rumo a um novo destino espanhol. Confira os principais tours com bate e volta saindo de Madri.

O que fazer em Madri

Estique a viagem até Barcelona

Madri é mesmo uma cidade incrível, mas Barcelona é espetacular! Os dois destinos são os mais populares entre os viajantes na Espanha, por isso vale esticar a viagem até lá. Você poderá fazer a viagem entre as duas cidades de ônibus, trem ou avião; o importante é não deixar de ir. Chegando em Barcelona, não deixe de visitar a Sagrada Família, passar uma manhã no Parque Güell, percorrer o Bairro Gótico, apaixonar-se pela Casa Batlló e La Pedrera - Casa Milà e tomar um banho de mar na Praia da Barceloneta. Só para começar! Confira nossas dicas com tudo o que fazer em Barcelona.

O que fazer em Madri

Volte outras vezes a Madri

Muitas vezes as viagens pela Europa são bem corridas e é raro passar muitos dias no mesmo destino. Madri, no entanto, é uma cidade encantadora que merece ser vista e vivenciada com calma. Com isso em mente, não perca a oportunidade de voltar quando possível a Madri para conhecer um pouco mais a fundo o dia a dia local. Podemos garantir que a cada visita você gostará mais da capital da Espanha.

As 7 atividades preferidas dos turistas em Madri

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.