Melhores Destinos
Espanha

Barcelona

Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Não seria exagero algum afirmar que Barcelona a segunda maior cidade da Espanha, capital da Catalunha é um destino turístico completo. E não é para menos. Afinal, o que diria você de uma cidade riquíssima do ponto de vista arquitetônico, repleta de ruazinhas charmosas e pra lá de animadas, praças, museus interessantes, monumentos, belas praias, bons restaurantes, vida noturna agitada e muito mais?

E falar das belezas de Barcelona, de arquitetura, e não mencionar o gênio Antoni Gaudí é algo praticamente impossível. Isso porque entre os principais feitos do famoso mestre estão nada mais nada menos do que a imponente catedral da Sagrada Família, um dos símbolos da cidade, a Casa Batló, o Parque Güell e a Casa Milà (“La Pedrera”). 

Várias dessas construções, inclusive, são Patrimônio Mundial pela UNESCO. Obras que inspiram arquitetos e leigos do mundo todo até os dias de hoje. Contudo, apesar do legado deixado por Gaudí, é preciso lembrar que Barcelona não parou no tempo. Pelo contrário, foi crescendo com o passar dos anos e hoje apresenta-se como uma cidade extremamente moderna, cosmopolita e que também oferece uma excelente estrutura para o turista.

Barcelona

Onde ficar em Barcelona: melhores hotéis e regiões

A oferta de hotéis em Barcelona é enorme e há opções de hospedagem para todos os bolsos. Você encontrará na cidade hostels descolados, acomodações no estilo bed and breakfast (que em Barcelona ganham o nome de hostal), apartamentos de temporada, além de hotéis com diferentes faixas de preço e os mais diversos estilos e localizações.

Na hora de escolher o hotel em Barcelona, vale pesquisar bem sobre as regiões onde ficar e reservar um quarto com bastante antecedência, com isso será possível economizar um pouquinho na hospedagem em Barcelona. E se economizar for o seu foco, evite a alta temporada do verão europeu, especialmente os meses de julho e agosto, quando os preços das diárias ficam tão altos quanto as torres da Sagrada Família. Ah! E lembre-se sempre de escolher hotéis próximos a estações do metrô, o que facilitará bastante o deslocamento na cidade.

Barcelona

Grande parte dos pontos turísticos de Barcelona está concentrada em uma pequena região. Sabendo disso, é muito importante atentar-se à localização do hotel para facilitar toda a viagem.

As áreas mais centrais para hospedagem são a Rambla, o Eixample, o Born, o Bairro Gótico e o Raval, mas vale também investir em regiões mais afastadas e servidas de metrô, onde as diárias têm valores mais acessíveis, como os arredores da Praça Espanha. Tudo vai depender do seu orçamento e do quão perto você deseja ficar dos principais atrativos. 

Veja nossas dicas de onde ficar em Barcelona, com as melhores regiões para hospedagem e sugestões de hotéis em cada uma delas, além de dicas para economizar na hora de escolher um hotel em Barcelona.

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Barcelona. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais fizeram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Motel One Barcelona-Ciutadella 8.8 Ver preços
Hotel Barcelona Center 8.6 Ver preços
Barceló Sants 8.6 Ver preços
Ilunion Barcelona 8.4 Ver preços
Catalonia Atenas 8.2 Ver preços
Catalonia Sagrada Familia 8.2 Ver preços
Holiday Inn Express Barcelona City 22@, an IHG Hotel 8.2 Ver preços
Negresco Princess 4* Sup 8.1 Ver preços
Sallés Hotel Pere IV 8.1 Ver preços
Barcelona Princess 8.1 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Quando ir a Barcelona 

Barcelona pode ser visitada durante todo o ano, mas o melhor período para conhecer a cidade é nos meses de maio e junho (primavera na Europa), quando o clima é quente, as praias estão lindas, as ruas animadas e as atrações ainda não estão superlotadas. Seguindo a mesma lógica, os meses de setembro e outubro também são boas pedidas para conhecer a capital da Catalunha, com a diferença de que será outono na Europa e a chance de chuvas é um pouquinho maior.

Atenção! O seguro de viagem é obrigatório para quem viaja a Barcelona. Garanta o seu seguro viagem com desconto usando o nosso cupom MELHORESDESTINOS.  

Barcelona

Para quem deseja ver a cidade no auge do movimento e agito, os meses de julho e agosto que marcam o verão europeu são os mais recomendados, mas se prepare para preços mais altos e pontos turísticos abarrotados de gente.

Já os meses de inverno especialmente entre dezembro e março são recomendados para quem busca conhecer Barcelona por questões culturais e arquitetônicas. Com o friozinho da estação, a cidade fica bem mais tranquila e os preços mais amigáveis.

  • Melhores meses para ir a Barcelona: maio, junho, setembro e outubro.
  • Piores meses para ir a Barcelona: dezembro, janeiro, fevereiro.
  • Meses mais chuvosos em Barcelona: setembro, outubro e novembro.
  • Meses menos chuvosos em Barcelona: junho e julho.
  • Alta temporada em Barcelona: julho e agosto.
  • Baixa temporada: novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Confira mais detalhes sobre quando ir a Barcelona e veja qual época mais combina com o seu desejo de viagem.

Barcelona

O que fazer em Barcelona

Barcelona é um destino incrível para dias de férias na Espanha. A cidade é repleta de atrações e não faltará o que fazer durante a sua viagem. Um roteiro por Barcelona não pode deixar de começar pelas obras de Antoni Gaudí, um dos grandes nomes do modernismo, que deu cara nova à capital da Catalunha. 

A Sagrada Família e o encantador Parque Güell são obras de Gaudí imperdíveis em Barcelona. Depois de visitá-las, invista mais tempo em conhecer outros projetos do arquiteto catalão, entre eles a Casa Batlló, La Pedrera - Casa Milà, a Casa Vicens e o Palácio Güell. Se você é uma pessoa apaixonada pela arquitetura modernista ou ama lindos edifícios, visite ainda o Palácio da Música Catalã e o Sant Pau Recinto Modernista, ambos obras de Lluís Domenech i Montaner, mais um grande nome do modernismo.

Barcelona

Para conhecer a fundo a história de Barcelona, percorra o Bairro Gótico, onde estão a Catedral de Barcelona, a Praça Real e diversas ruas encantadoras para caminhar sem pressa e sem destino. Andar pelas vielas estreitas do Gótico é uma intensa viagem arquitetônica e cultural. Não deixe de passar pela Rambla, avenida mais turística de Barcelona e onde está o Mercado da Boqueria, cheio de delícias locais para experimentar e comprar. Aproveite a região da Ciutat Vella e já emende o passeio pelo Born, quarteirão onde estão o Museu Picasso e o Parque da Ciutadella, um dos mais procurados espaços verdes da cidade.

Barcelona

Outra região repleta de atrações, que merece um dia inteiro de passeio, é Montjuïc, onde estão o Museu Nacional de Arte da Catalunha, a Fundação Joan Miró e o Castelo de Montjuïc, três visitas que rendem um belo roteiro cultural. Na região, você ainda poderá assistir ao espetáculo noturno da Fonte Mágica de Montjuïc, bem pertinho da monumental Praça Espanha.

Para um dia de sol, aproveite e conheça a orla de Barcelona, com destaque para a Praia da Barceloneta, a mais animada faixa de areia da cidade. E como toda a orla é convidativa a um passeio, não deixe de conhecer outras praias de Barcelona, entre elas a Praia de San Sebastian, a Praia de Nova Icária e a Praia de Bogatell, uma das mais bonitas da orla. Aproveite o dia para também caminhar à beira-mar até o Port Olímpic e conferir o fim de tarde no Port Vell.

Barcelona

Fechando a viagem por Barcelona, que tal assistir a um jogo no Camp Nou - Estádio do Barcelona? Nós tivemos essa experiência e amamos! Caso não consiga ingresso para o jogo do FC Barcelona, não fique triste. A visita ao Museu do Barça, que inclui tour no estádio, também vale demais!

Se você já está se preparando para a viagem e quer saber mais sobre a cidade, confira todos os detalhes sobre o que fazer em Barcelona, as melhores opções de compras e onde comer na capital da Catalunha, afinal, estamos falando de um destino com sabores memoráveis e vale experimentar todas as tapas que encontrar por lá!

Confira as atividades mais procuradas pelos turistas em Barcelona:

Barcelona

Como chegar a Barcelona

O Aeroporto de Barcelona – El Prat é o principal aeroporto da capital da Catalunha e atende a toda a região de Barcelona e arredores. Localizado à beira-mar, no município de El Prat de Llobregat, o aeroporto está distante apenas 15 km da Praça Catalunha, região mais turística de Barcelona.

Chegar a Barcelona de avião é bem fácil! A partir do Brasil, há voo direto para Barcelona com saída de São Paulo – Aeroporto de Guarulhos (GRU). O voo direto é operado pela Latam, 4 vezes por semana (domingo, terça, quarta e quinta). Para quem está em outras cidades, vale um voo com conexão para chegar à capital da Catalunha. Confira mais informações sobre como sair do Aeroporto de Barcelona – El Prat, com detalhes sobre os tipos de transporte e os valores de cada rota.

Barcelona

Para garantir uma boa promoção de passagem aérea, baixe o aplicativo do Melhores Destinos e fique de olho nas melhores tarifas!

Apesar de não ter uma grande oferta de rotas de trem em Barcelona, para quem já está na Espanha ou em localidades próximas, o trem pode ser uma boa pedida. As principais rotas para quem vai a Barcelona de trem são com partida de Madrid, Valença, Sevilla, Zaragoza e Córdoba, na Espanha; além de Montpellier, Marselha, Toulouse, Paris e Lyon, na França.

Os trens em Barcelona são operados pela Renfe (empresa estatal espanhola), OUIGO (empresa de baixo custo) e Iryo (que recentemente entrou no mercado). Vale pesquisar o valor da passagem em todas as empresas, assim como o tempo do percurso, que pode variar a depender do tipo do trem.

Confira mais detalhes sobre como chegar a Barcelona.

Barcelona

Documentação e visto

Cidadãos brasileiros não precisam de visto de turismo para permanência de até 90 dias na Espanha e em outros países-membros do Acordo Schengen. O passaporte deverá ser válido até 3 meses após a data prevista de saída do território Schengen e ter sido emitido nos 10 anos anteriores à data de entrada.

Ainda que não seja necessário visto para entrada na Espanha, alguns documentos podem ser exigidos no momento do desembarque, entre eles comprovantes de reserva de hospedagem, passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países-membros do acordo, entre outros. Nenhuma vacina é exigida de brasileiros que visitam a Espanha. Veja mais detalhes e dicas sobre documentação e visto para a Espanha.

Informações gerais

  • País: Comunidade Autônoma da Catalunha – Espanha.
  • Moeda: Euro (€).
  • Fuso horário: GMT+1 (no horário de verão, passa para GMT+2).
  • Padrão de tomada: 220 V (Volts) com dois pinos redondos (padrão europeu).
  • DDI da Espanha: +34.
  • Visto: brasileiros não precisam de visto para visitar a Espanha (veja mais detalhes).
  • Vacina: nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que visitam a Espanha.
  • Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Barcelona: El Prat (BCN), também chamado de Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona El Prat.
  • População de Barcelona: 1.66 milhão de habitantes (dados de 2023).

Barcelona

Quanto tempo ficar em Barcelona

Uma viagem de três dias é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos de Barcelona, mas bom mesmo é ficar mais tempo na cidade para visitar tudo com calma e ainda ter a oportunidade de vivenciar o dia a dia local.

Para uma viagem tranquila e com tempo para curtir, o ideal é um roteiro de sete dias, mas já vamos deixar claro que, independente do tempo que ficar, você sempre vai querer voltar. Barcelona é incrível e vale muitas visitas.

Boas-vindas a Barcelona!