Melhores Destinos
Cusco
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Transportes em Cusco

O Departamento de Cusco possui inúmeros pontos turísticos, mas isso você já deve saber. O que nem todo mundo conta é que as atrações ficam bem distantes umas das outras e, desconsiderando os atrativos que ficam no centro da cidade, é impossível fazer qualquer coisa a pé. 

Sítios arqueológicos podem ser conhecidos de carro ou ônibus, a melhor opção depende do estilo da viagem. Quem prefere economizar deve utilizar os ônibus e quem pode gastar um pouco mais pode utilizar táxis e carros alugados, com motoristas.

A pé
As caminhadas servirão apenas para conhecer o centro de Cusco e suas redondezas. Andando será possível visitar a Praça de Armas, a Catedral e, se você estiver disposto a caminhar um pouquinho, o sítio arqueológico de Saqsaywaman. 
Lembre que, por ser uma cidade muito acima do nível do mar, mesmo os pequenos trajetos a pé poderão ser um grande esforço para o corpo. 

Carro alugado
Muitos sítios arqueológicos ficam distantes da cidade, tornando o carro alugado uma das melhores maneiras de circular pela região. O trânsito de Cusco é supercomplicado e é péssimo para estacionar; para evitar ambos os problemas, uma ótima maneira de conhecer a região passa a ser o carro com motorista. Há quem prefira alugar um carro e dirigir por conta própria, mas é preciso atentar para o fato de as estradas serem ruins e o trânsito, caótico. Contratando o carro com motorista, a dor de cabeça é menor. 
Os valores variam de acordo com o trajeto; consulte uma das agências de Cusco ou seu hotel para maiores informações.

Táxi
Os táxis são superbaratos no Peru e, para nossa felicidade, isso também vale para Cusco. Seja para fazer distâncias curtas ou para contratar um motorista para passeios mais distantes, é preciso entender que as corridas são negociadas no país. Isso significa que, antes de aceitar fazer uma corrida e entrar no carro, você deve perguntar o valor que o motorista cobra e pechinchar até ambos entrarem num acordo. Caso você não negocie e e aceite o primeiro valor ofertado, possivelmente pagará mais do que deveria. Lembre que Cusco é uma cidade muito turística e inúmeros taxistas se aproveitam de quem não conhece os costumes locais para explorar os turistas. 

Há carros velhos (quase caindo aos pedaços) e táxis mais novos - quanto maior o conforto, maior o preço que o taxista pede -, porém os valores são sempre baixos. Por ser um meio de transporte tão acessível é que ele tão utilizado. Às vezes o custo-benefício de circular com táxi é melhor do que com um carro alugado. 

Passeios com agências de turismo
Há diversas agências turísticas em Cusco, todas oferecendo passeios para os sítios arqueológicos que estão nos arredores da cidade. Essa pode ser uma boa opção para quem planeja economizar e conhecer diversos atrativos num único dia, mas é preciso ter cuidado, pois nem sempre as agências dedicam o tempo que gostaríamos às atrações. Leve em consideração que as caminhadas em um altitude tão elevada são cansativas e o ritmo do passeio é pessoal. Antes de contratar um passeio, verifique o tempo dedicado à atração e certifique-se de que o guia não lhe fará conhecer tudo com pressa. 

Ônibus
É uma forma barata, recomendada apenas àqueles que têm intenção de economizar. Por ser um veículo lento, acaba não oferecendo o conforto que grande parte das pessoas procuram.