Transportes em Cusco

O Departamento de Cusco possui inúmeros pontos turísticos, mas isso você já deve saber. O que nem todo mundo conta é que as atrações ficam bem distantes umas das outras e, desconsiderando os atrativos que ficam no centro da cidade, é impossível fazer qualquer coisa a pé. 

Sítios arqueológicos podem ser conhecidos de carro ou ônibus, a melhor opção depende do estilo da viagem. Quem prefere economizar deve utilizar os ônibus e quem pode gastar um pouco mais pode utilizar táxis e carros alugados, com motoristas.

A pé
As caminhadas servirão apenas para conhecer o centro de Cusco e suas redondezas. Andando será possível visitar a Praça de Armas, a Catedral e, se você estiver disposto a caminhar um pouquinho, o sítio arqueológico de Saqsaywaman. 
Lembre que, por ser uma cidade muito acima do nível do mar, mesmo os pequenos trajetos a pé poderão ser um grande esforço para o corpo. 

Carro alugado
Muitos sítios arqueológicos ficam distantes da cidade, tornando o carro alugado uma das melhores maneiras de circular pela região. O trânsito de Cusco é supercomplicado e é péssimo para estacionar; para evitar ambos os problemas, uma ótima maneira de conhecer a região passa a ser o carro com motorista. Há quem prefira alugar um carro e dirigir por conta própria, mas é preciso atentar para o fato de as estradas serem ruins e o trânsito, caótico. Contratando o carro com motorista, a dor de cabeça é menor. 
Os valores variam de acordo com o trajeto; consulte uma das agências de Cusco ou seu hotel para maiores informações.

Táxi
Os táxis são superbaratos no Peru e, para nossa felicidade, isso também vale para Cusco. Seja para fazer distâncias curtas ou para contratar um motorista para passeios mais distantes, é preciso entender que as corridas são negociadas no país. Isso significa que, antes de aceitar fazer uma corrida e entrar no carro, você deve perguntar o valor que o motorista cobra e pechinchar até ambos entrarem num acordo. Caso você não negocie e e aceite o primeiro valor ofertado, possivelmente pagará mais do que deveria. Lembre que Cusco é uma cidade muito turística e inúmeros taxistas se aproveitam de quem não conhece os costumes locais para explorar os turistas. 

Há carros velhos (quase caindo aos pedaços) e táxis mais novos - quanto maior o conforto, maior o preço que o taxista pede -, porém os valores são sempre baixos. Por ser um meio de transporte tão acessível é que ele tão utilizado. Às vezes o custo-benefício de circular com táxi é melhor do que com um carro alugado. 

Passeios com agências de turismo
Há diversas agências turísticas em Cusco, todas oferecendo passeios para os sítios arqueológicos que estão nos arredores da cidade. Essa pode ser uma boa opção para quem planeja economizar e conhecer diversos atrativos num único dia, mas é preciso ter cuidado, pois nem sempre as agências dedicam o tempo que gostaríamos às atrações. Leve em consideração que as caminhadas em um altitude tão elevada são cansativas e o ritmo do passeio é pessoal. Antes de contratar um passeio, verifique o tempo dedicado à atração e certifique-se de que o guia não lhe fará conhecer tudo com pressa. 

Ônibus
É uma forma barata, recomendada apenas àqueles que têm intenção de economizar. Por ser um veículo lento, acaba não oferecendo o conforto que grande parte das pessoas procuram.

Tudo que você precisa saber sobre Cusco!

Esse texto sobre Transportes em Cusco faz parte do guia de Cusco no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Cusco

  • Pc6n3 Juvenal Rondan há 4 anos

    Transporte na cidade de Cusco, Puno, Arequipa e outros.
    O transporte mais utilizado nestas regiões é o serviço público (ônibus) e a tarifa depende da distância que pode variar entre S/. 0.70 centavos até S/.1.50.
    O serviço de Taxi depende muito da distância e da hora, no Peru não existe taxímetro porem tem que combinar o preço com o motorista e é aconselhável levar dinheiro trocado para não ter inconvenientes ao momento do pago.
    Sugerimos pegar os taxis autorizados que possuem seus números telefônicos visíveis na parte de acima.
    - O serviço de taxi varia entre S/.4.00 até S/.10.00 dependendo da cidade.
    Com respeito a capital do Peru (Lima) as distancias são muito longes e o valor do serviço de taxi varia dependendo da hora e o lugar.
    Veja mais informações sobre o Peru>http://www.viagensmachupicchu.com.br/dicas-e-recomendacoes-para-viajar-a-machupicchu-e-peru.html

  • Lordshiva2 Sawl há mais de 1 ano

    Você consegue se deslocar com a clássica Van branca por todo lugar. Não se preocupe. A oferta é grande, praticamente dia e noite. Impressiona.

    Cada ponto de Cusco existe o ponto de Van oficial para cada região.

    Você consegue se deslocar sozinho numa boa, não precisa gastar dinheiro com guia, taxi, tour particular, carro alugado.

    Custa de 3 a 10 soles o transporte de Van. Você vai de Cusco para Ollantaytambo, Cusco - Pisac, Maras, pra qualquer lugar de Van. Até pra Juliaca (que fica disante e perto de Puno) tem Van por apenas 10 soles.

    Você faz o teu horário, visita os locais com calma e ainda economiza.

    E dentro da cidade de Cusco você pode pegar taxi 5 soles para qualquer canto também. Bem tranquilo.

  • Lordshiva2 Sawl há mais de 1 ano

    [Taxi do Aeroporto para o Centro 10/15/20 soles no máximo]

    Em Cusco você se desloca (3 km) pra qualquer canto de TAXI por (5 soles) [ônibus possui rota complexa pelos bairros, dificulta]

    CUSCO possui vários pontos fixos de VAN branca (5-10 soles) Cada um em local específico da cidade, que permite/facilita o bate-volta dia/noite até qualquer ponto turístico.

    - "Cusco-Pisac" (Ponto na Calle Puputi) [Serve Saksaywaman - Qenko - Puka Pukara - Tambomachay - Awana Kancha - Pisac)
    - "Cusco-Ollantaytambo" [Serve para Chinchero-Maras & Moray-Urubamba-Ollantaytambo] (Ponto na Calle Pavitos/Av Grau)
    - "Cusco-Juliaca" (Ponto na Alameda Pachacuteq San Martin) [343km] [Opção barata para chegar em Puno/Lago Titicaca. Van "Juliaca-Puno" custa 3 soles]

    Acredite, tem VAN até pra Juliaca (10 soles) que fica muito longe [343km], perto de Puno (Lago Titicaca)

    Impressiona essa capacidade de locomoção fácil/rápida/barata entre as cidades. Tanto em Puno quanto em Cusco. Talvez herança dos caminhos Incas.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.