Transportes em Cusco
Cusco é a capital e uma das 25 regiões do Peru. Quando visitamos a cidade de Cusco, visitamos atrações que ficam no Centro da cidade e que podem ser conhecidas a pé, mas não só elas, porque os arredores da cidade guardam belíssimos atrativos, como sítios arqueológicos, montanhas, belezas naturais e antigas construções incas. O ideal é você reservar alguns dias para fazer passeios nos arredores de Cusco e assim visitar sítios arqueológicos vizinhos.
Geralmente as pessoas visitam os atrativos que ficam nos arredores de Cusco através dos passeios com agências turísticas, sejam eles privados ou compartilhados com outros turistas. Alugar um carro acaba não sendo uma prática tão frequente entre os turistas porque o tráfego pode ser caótico e, no caso de deslocamentos longos, cansativo. Para deslocamentos dentro de Cusco, você pode utilizar um táxi ou um Uber.
Caminhando por Cusco
As caminhadas servirão para conhecer o Centro de Cusco e suas redondezas. Assim, será possível visitar a Praça de Armas, a Catedral de Cusco, o Mercado São Pedro e todos os outros atrativos na área central.
Dica: por ser uma cidade muito acima do nível do mar, mesmo os pequenos trajetos a pé em Cusco poderão ser um esforço para o corpo. O ideal é caminhar sem pressa quando você precisar fazer seus deslocamentos.
Passeios em Cusco
Muitos sítios arqueológicos e atrações ficam distantes de Cusco, tornando o carro essencial para explorar os arredores da cidade. Entretanto, o trânsito de Cusco é complicado e péssimo para estacionar; para evitar ambos os problemas e não se desgatar com os longos percursos, uma ótima maneira de conhecer a região são os passeios oferecidos pelas agências turísticas. Esses passeios podem ser feitos de forma privada, com seu grupo de viajantes e um motorista só para você, ou da maneira mais tradicional e barata, em que as agências organizam e reúnem vários visitantes que também desejam realizar a mesma atividade.
Os passeios também são uma boa opção para quem pretende economizar e deseja conhecer diversos atrativos em um único dia. Leve em consideração que as caminhadas em uma altitude tão elevada são cansativas e o ritmo do passeio não deve ser tão rápido para que você não se sinta mal. Antes de contratar um passeio, verifique o tempo dedicado a cada atração e pesquise previamente indicações de agências em Cusco.
Os valores variam de acordo com o trajeto. Consulte uma das agências de Cusco ou seu hotel para maiores informações.
Carro alugado em Cusco
Há quem prefira alugar um carro e dirigir por conta própria, mas é preciso atentar para o fato de que as estradas em Cusco são ruins e o trânsito, meio caótico. Ao fazer as atividades com os passeios, a dor de cabeça tende a ser menor e o deslocamento mais seguro. Portanto, alugar carro em Cusco não é a maneira que recomendamos para se deslocar.
Táxi e Uber em Cusco
A Uber está presente em Cusco e essa pode ser uma ótima maneira de circular pela cidade. Para usar o aplicativo, você deverá ter internet funcionando em seu celular para poder chamar um carro sempre que precisar. Geralmente os veículos que circulam em Cusco são da categoria UberX e têm preços convidativos, com a vantagem de funcionarem de forma parecida em todo o mundo, evitando surpresas.
Os táxis são outra alternativa de deslocamento barata em Cusco e oferecem um bom custo. É preciso entender que as corridas de táxi são negociadas no país. Isso significa que, antes de fazer uma corrida e entrar no carro, você deve perguntar o valor que o motorista cobra e negociar caso ache necessário. Caso você não negocie e aceite o primeiro valor ofertado, pode ser que pague um pouco mais do que deveria. Lembre que Cusco é uma cidade muito turística e alguns taxistas se aproveitam de quem não conhece os costumes locais para explorá-los.
Há carros velhos e táxis mais novos na frota de veículos de Cusco, e a lei é a de mercado: quanto maior o conforto, maior o preço que o taxista pede. Por ser um meio de transporte acessível, os táxis são bastante utilizados nas cidades.
Ônibus em Cusco
Os ônibus são uma forma barata de circular por Cusco, mas recomendada apenas àqueles que têm intenção de economizar. Por ser um veículo lento e menos confortável, acaba não oferecendo o nível de comodidade que a maioria das pessoas procura durante suas férias.