Melhores Destinos
Peru

Cusco

Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Cusco, no Peru, é o principal destino turístico do país e se orgulha por ter sido a capital do incrível Império Inca. Visitar a cidade é se deparar com uma fonte de história infindável, se encantar com as genialidades de um povo singular e com uma arquitetura incrível. Considerada patrimônio da UNESCO, Cusco é digna de toda a fama que possui e um destino que vale visitar ao menos uma vez na vida. 

A cidade está a 3.400 metros acima do nível do mar, é símbolo do apogeu do Império Inca e da miscigenação da cultura espanhola à andina. Toda essa mistura só poderia resultar em muitos sítios arqueológicos diferentes, obras humanas magníficas e arquitetura colonial rebuscada; a combinação perfeita para uma viagem inesquecível. 

Há quem enxergue a capital inca apenas como ponte para conhecer Machu Picchu, mas Cusco tem tantas maravilhas que chega a ser um desperdício conhecê-la apenas de passagem. A localização estratégica e a boa estrutura permitem aos turistas visitar muitos outros sítios da região de Cusco e do Vale Sagrado, a região ao redor da cidade, desfrutando de bons hotéis e restaurantes. 

Cusco — as melhores opções de hospedagem!

Cusco é uma cidade com excelente estrutura e com uma ótima rede hoteleira, que abarca desde hospedagens mais luxuosas até as mais simples. O Centro da cidade, que é o melhor lugar para se hospedar, é todo antigo e com casarões de estilo colonial. Sim, os hotéis em Cusco tem mais esse aditivo: eles costumam ficar em edifícios antigos, muito charmosos. 

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Cusco. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes anteriores tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Antigua Casona San Blas 9.7 Ver preços
Sonesta Hotel Cusco 9.1 Ver preços
Golden Inca Hotel 9.0 Ver preços
Amaru Inca 8.9 Ver preços
El Mariscal Cusco 8.8 Ver preços
Novotel Cusco 8.8 Ver preços
Costa del Sol Wyndham Cusco 8.8 Ver preços
Quechua Hostal Recoleta 8.5 Ver preços
Hotel Monasterio San Pedro 8.4 Ver preços
Cozy Room Cusco 8.4 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Como chegar a Cusco

Cusco é uma cidade localizada no Sudeste do Peru, e é também a capital da região de Cusco, uma das 25 regiões do país. A cidade está a cerca de 1 hora e 20 minutos de voo da capital Lima, de onde chegam e partem voos de diferentes companhias aéreas com destino à cidade. Não há voos diretos do Brasil com destino a Cusco; por isso, é necessário fazer uma conexão em Lima para então chegar em seu destino final. Por estar entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, o acesso à cidade por terra é bem mais complexo. Portanto, viajar por avião é a forma mais fácil de chegar a Cusco. 

Cusco

O que ver e fazer em Cusco

Cusco é um destino incrível para quem se interessa por história, belezas naturais e pelos mistérios que envolvem as culturas pré-colombianas. Em um roteiro turístico para Cusco, não podem faltar uma visita ao Qoricancha e à Catedral de Cusco, que impressiona por sua dimensão colossal! A linda Praça de Armas, bem no Centro da cidade, cercada por edifícios coloniais, também é algo que não pode faltar no roteiro. 

Separe alguns dias da viagem para desbravar os arredores de Cusco e fazer passeios pelos sítios arqueológicos do Vale Sagrado, cada um deles com características distintas. Também vale a pena incluir no roteiro uma visita ao Sítio Arqueológico de Saqsaywaman, com pedras que pesam toneladas perfeitamente encaixadas uma sob as outras. Nas proximidades da cidade, vale visitar os sítios arqueológicos de Ollantaytambo, Pisac e Moray, com terraças enormes, onde os incas plantavam as mais variadas espécies de alimentos. 

Cusco

Fazer passeios pelos arredores de Cusco é uma atividade cada vez mais popular e oferecida por diversas agências. Uma viagem à cidade não é feita apenas de descanso, porque muitas das atividades mais conhecidas são passeios que se iniciam cedo e exigem boas caminhadas. Para além dos sítios arqueológicos, dois dos passeios mais procurados atualmente são os que levam à Rainbow Mountain e à Laguna Humantay, ambos com um visual lindíssimo, mas caminhadas complicadas devido às dificuldades que a altitude impõe. 

Caminhar pelas ruelas charmosas de Cusco, ver lojinhas coloridas e aproveitar o visual montanhoso da Cordilheira dos Andes fazem parte de uma viagem à região. Para fugir do cansaço que nos toma ao fazer qualquer trajeto a pé, dê vez aos charmosos restaurantes, detentores de uma das cozinhas mais ricas do mundo, e aprecie uma refeição saborosa, cheia de ingredientes locais. 

As 7 atividades preferidas dos turistas em Cusco

Cusco

Mal de Altitude ou soroche — fique ligado!

Cusco tem uma peculiaridade que muita gente não dá a devida importância: a cidade está a 3.400 metros de altitude, e isso pode provocar alguns efeitos desagradáveis em quem vive em altitudes muito mais baixas. Sentir dor de cabeça, enjoo, dor de estômago, mal estar ou falta de ar são alguns dos sintomas do chamado Mar de Altitude, ou soroche, uma condição provocada pela altitude extrema. 

A recomendação para evitar o soroche é tentar comer leve, evitar beber álcool, descansar, tentar ter boas noites de sono e beber chá de coca. Tentar se aclimatar e ir devagar subindo "altitudes" em seu roteiro pelo país, para ir se acostumando aos seus efeitos no corpo, também são boas práticas. Na própria cidade você pode comprar medicamentos para o mal de altitude. Recomendamos fazer também um seguro-saúde no caso de precisar de recomendação médica. Faça aqui a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código: MELHORESDESTINOS.

Cusco

Informações úteis sobre Cusco:
  • População: 430 mil habitantes.
  • Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Cusco.
  • Precisa de visto: Não.
  • Precisa de passaporte? Não, basta o RG.
  • Seguro saúde: Não é obrigatório, mas é recomendado fazer em virtude do Mal de Altura — compre aqui seu seguro com desconto