Cusco
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Quando ir a Cusco

Pensar em quando ir a Cusco não é uma tarefa difícil se você considerar o clima da cidade. Cusco possui duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa. A estação seca ocorre principalmente entre os meses de maio e setembro, que coincidem com o inverno. As temperaturas médias ficam na casa dos 7ºC, com sensação de até 0ºC à noite. O verão é a época das chuvas, que aparecem especialmente nos meses de novembro a março. A temperatura média é de 8ºC. Se você puder escolher, prefira viajar no inverno e evite os meses de verão.

Pode parecer que faz apenas frio em Cusco, mas recomendamos estar preparado para consideráveis oscilações de temperatura. Embora realmente faça frio, você pode sentir calor durante o dia, especialmente sob o sol ou em um momento de exercício físico. Nossa dica é vestir-se em camadas, de forma que você consiga coloca e tirar camadas de roupas de acordo com a sensação térmica do momento. Viajando em setembro, como foi o nosso caso, as manhãs e noites eram frias, mas durante o dia a temperatura passava dos 24ºC

Quando ir a Cusco

Melhor época em Cusco

Dizem que, para quem tem vontade de conhecer novos lugares, não há tempo ruim, mas a máxima talvez não se aplique a Cusco, porque quando chove, é possível que os sítios arqueológicos nos arredores da cidade fiquem fechados para visitas, estragando boa parte das programações ao ar livre. 

Como Cusco é um destino cheio de atrações ao ar livre, a época mais recomendada para viajar para a região é mesmo o inverno, quando as chuvas são mais escassas.

Junho, julho e agosto são meses em que a cidade está movimentada e em alta temporada, não apenas devido ao bom tempo mas também por causa das férias no Hemisfério Norte. Viajando nesse período, faça a reserva de seu hotel com antecedência.

Quando ir a Cusco

Frio em Cusco

Os 3.400 metros de altitude em relação ao nível do mar fazem com que, em qualquer época do ano, seja possível sentir um pouco de frio na cidade, mesmo no verão. Sempre coloque na mala agasalhos, principalmente se você pretende viajar no inverno. 

Alguns passeios realizados nos arredores da cidade são feitos em lugares que ultrapassam os 4 ou 5 mil metros de altitude, e que, portanto, também apresentam temperaturas mais extremas. Não subestime a temperatura que você encontrará em sua viagem, principalmente à noite e de madrugada, e prepare uma mala com agasalhos, luvas e gorros, sobretudo se você tiver planos de fazer passeios para lugares mais altos. 

Também não subestime o calor que você poderá sentir durante o dia, porque as oscilações de temperatura entre os horários de sol e a ausência dele são bem grandes. Novamente, tente sempre se vestir em camadas, de forma que você consiga se adaptar tanto ao calor quanto ao frio que poderá sentir ao longo do dia. 

Quando ir a Cusco

Feriados e celebrações em Cusco

Cusco é um destino cheio de tradições e festividades. A cidade celebra festividades do calendário católico e da cultura inca. Por isso, em diversos meses do ano, você pode presenciar uma das celebrações da cidade, admirar procissões e danças animadas dos cusquenhos. Entre as principais celebrações está o Inti Raymi, a festa de adoração ao deus-sol. 

  • 1 de janeiro: ano novo.
  • 20 de janeiro: Dia de San Sebastián.
  • Carnaval.
  • 3 de abril: dia do senhor de Los Templores.
  • Quinta e sexta-feira santas.
  • Páscoa.
  • 1 de maio: Dia do Trabalho.
  • Junho: Corpus Christi.
  • 24 de junho: Inti Raymi, a festa do deus-sol.
  • 28 e 29 de julho: Festas Pátrias.
  • 1 de agosto: dia de Pachamama.
  • 6 de agosto: Batalha de Junín.
  • 30 agosto: Santa Rosa de Lima.
  • 8 de outubro: Combate de Angamos.
  • 1 de novembro: Dia de Todos os Santos.
  • 8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição.
  • 25 de dezembro: Natal.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Cusco