Como Chegar a Cusco
A melhor maneira de se chegar a Cusco é por meio de avião. Não há voos diretos entre o Brasil e a cidade, o que torna necessário fazer uma conexão em Lima para chegar ao destino final. A boa notícia é que Cusco está a cerca de uma hora de voo da capital peruana e há voos frequentes para a cidade, evitando que o tempo gasto em aeroportos seja longo.
Chegando de Avião — Aeroporto de Cusco
O Aeroporto Internacional Tenente Alejandro Velasco Astete, ou apenas Aeroporto de Cusco, é um dos mais movimentados do Peru e fica localizado a cerca de 6 km do Centro da cidade de Cusco. Mesmo sendo um aeroporto pequeno, ele possui voos diários para diferentes destinos no país, como Trujillo, Arequipa, Juliaca e principalmente Lima.
- Partindo do Brasil, a forma mais cômoda de chegar a Cusco atualmente é viajar com a Latam, que tem voos diretos para Lima partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Após uma conexão em Lima, você poderá seguir com a própria Latam até Cusco. A vantagem de viajar com a Latam é que você consegue emitir toda sua passagem em um único bilhete.
Se comprar o seu bilhete aéreo apenas até Lima, você precisará comprar um segundo bilhete entre Lima e Cusco. Esse trecho é feito pelas seguintes companhias aéreas, além da própria Latam: Sky, JetSmart e Viva Air Peru.
Veja aqui as melhores promoções de passagens aéreas para a sua viagem!
Após a chegada a Lima, será preciso fazer o desembarque na área internacional do Aeroporto de Lima e, em seguida, fazer novamente o despacho das malas na área doméstica para tomar o voo até Cusco.
Para entrar em território peruano, brasileiros que viajam a turismo não necessitam de visto e nem de passaporte, bastando apresentar o RG.
Saindo do Aeroporto de Cusco
O Aeroporto de Cusco é pequeno, fica a menos de 6 km da Plaza de Armas e possui alguns quiosques de empresas turísticas. Para sair do aeroporto, nossa sugestão é utilizar táxi, Uber ou contratar previamente uma empresa turística para esse deslocamento. Caso faça o trajeto de táxi, combine antes o valor que será pago, porque não há taxímetro e o valor do táxi pode ser negociado.
Se preferir a Uber, o ideal é que você tenha um serviço de internet funcionando no seu celular. Uma corrida de Uber entre o Aeroporto e a Plaza de Armas custa em torno de S/. 25.
Chegando a Cusco por via terrestre
Sim, é possível fazer o trajeto entre Lima e Cusco por terra, mas não vale a pena! A viagem, que dura uma hora em avião, passa das 20 horas quando feita por via terrestre. O mesmo se repete quando a origem se dá em outras cidades — o relevo acidentado da Cordilheira dos Andes faz com que viagens de carro ou de ônibus sejam muito exaustivas. Os aviões são mais caros, porém possuem um custo-benefício muito superior. Portanto, prefira viajar de avião; o deslocamento será mais confortável.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - apenas essa semana com 70% OFF!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A boa notícia é que ele também é válido para viagens dentro do Brasil e pode te socorrer em caso de necessidade!
Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para apólices contratadas de 16 a 23 de setembro, em viagens planejadas até setembro de 2025