Onde Comer em Cusco
Você já deve ter ouvido falar que o Peru tem uma das cenas culinárias mais incríveis do mundo, e em Cusco essa fama não fica para trás. Os restaurantes de Cusco não deixam a desejar e oferecem ótimas alternativas aos seus visitantes, com pratos que mostram a riqueza de sabores da natureza e da agricultura peruanas.
Gastronomia em Cusco
A vantagem de visitar uma cidade como Cusco é que você terá a oportunidade de conhecer tanto os pratos típicos mais conhecidos da comida andina quanto os pratos do litoral peruano, da cozinha criolla, famosa por suas especiarias, e, ainda, da cozinha internacional.
Nos cardápios dos restaurantes locais, você encontrará pratos típicos do Peru, como o Lomo Saltado (carne de boi com vegetais e batatas), o ceviche (prato cítrico de peixe cru com legumes), o ají de gallina (prato com frango desfiado), além de diversas opções de batatas e milhos, que são também uma marca da cozinha peruana. Se você se interessar por alternativas mais exóticas, pode aproveitar para experimentar o cuy, conhecido no Brasil como porquinho-da-índia, que é um prato típico local, ou até comer um prato com carne de alpaca.
Isso tudo sem falar nos drinks, como o famoso pisco sour, criado com pisco, um destilado que está presente em diversas bebidas pelo país e é feito a partir da uva. Outra bebida local é a chica morada, uma bebida com coloração roxa feita a partir do milho, que é muito tradicional por todo canto do país. Se você quiser beber uma cerveja local, prove uma Cusqueña; mas se quiser apenas tomar um suco saboroso, prove uma limonada com ervas, sempre deliciosas e refrescantes. Beber a Inka Cola, a versão local da Coca-Cola, também é uma maneira de sentir um gostinho da cultura local.
Restaurantes em Cusco
Cusco tem restaurantes muito bons, ótimos para você parar e comer com calma. Entre os restaurantes que mais gostamos de conhecer na cidade estão o Morena Peruvian Kitchen, que tem um cardápio variado e uma vista lindíssima para a Plaza de Armas, e o Limo, velho conhecido de nossas viagens à cidade, que também é uma ótima dica porque mistura a comida peruana e a japonesa.
Recomendamos ainda o Yaku, onde os pratos são bem servidos e têm uma apresentação belíssima! Por lá, experimentamos um ótimo Ají de Gallina. O ambiente é descontraído e os sabores dos pratos estavam maravilhosos! O Pachapapa, em San Blas, permite conhecer vários pratos da gastronomia local, inclusive o famigerado porquinho-da-Índia, que acabou ficando para uma próxima vez na cidade.
Para um café pela tarde, um bolinho ou café da manhã reforçado, a dica é o Jack's Cafe, com um cardápio vasto que funciona bem para o dia todo. Para uma noite especial, vale reservar um jantar no Chicha, restaurante do renomado chef Gaston Acurio. O cardápio é bem variado, com pratos da gastronomia peruana e internacional, e também ganhou o nosso coração. Da entrada à sobremesa, tudo estava ótimo!
Se você quiser comer com economia e não se importar com ambientes simples, o local para visitar na cidade é o Mercado San Pedro. O Mercado não dispõe de nenhum luxo que têm os restaurantes, mas se você é adepto de aventuras e experiências bem locais, pode valer a pena visitar o mercado para almoçar.
Dica: Lembre-se que, para evitar os sintomas do mal de altitude que acomete as pessoas ao viajarem para um lugar de grandes altitudes, o aconselhável é não exagerar nas refeições e não beber tanto álcool. Procure comer coisas leves, beber bastante água e descansar, a fim de evitar sintomas desagradáveis como dor de cabeça e enjoo.