Pontos Turísticos de Cusco
Pontos turísticos não faltam em Cusco. A cidade foi a capital do império Tawantisuwo, conhecido também como Império Inca. É o local onde uma das maiores culturas de que se tem notícia atingiu seu apogeu administrativo, político e religioso. Viajar a essa parte do Peru é estar diante de um dos mais incríveis cenários históricos do mundo! Seja pelas relíquias deixadas pela cultura inca ou pela colonização espanhola, o peso de ter sido a mais importante cidade andina é refletido das mais variadas formas.
Pontos turísticos de Cusco — o que não perder durante sua viagem
Basta fazer um pequeno passeio pelas ruas de Cusco para perceber a herança histórica que a cidade preserva. As ruelas feitas em pedra, os casarios coloniais, a praça matematicamente localizada e a catedral imponente mostram um pouco do que reserva essa maravilhosa cidade, localizada entre as montanhas da Cordilheira dos Andes.
Durante sua viagem, não deixe de fazer um tour a pé pelo Centro Histórico, porque assim você terá a oportunidade de admirar a arquitetura da cidade, suas construções e ruelas. Durante seus passeios, não deixe de visitar a Plaza de Armas de Cusco, que é a principal praça da cidade, onde fica a Catedral de Cusco, uma obra colossal, que vale a pena visitar internamente. Estando na praça, observe também a Igreja da Companhia de Jesus e os restaurantes com seus balcões na varanda.
Para conhecer um pouco do legado inca no Centro da cidade, visite o Qoricancha ou Templo do Sol. Foi um templo sagrado para os incas e que apresenta pedras milimetricamente encaixadas, que mostram como os antigos povos conseguiam esculpir pedras enormes para que se encaixassem com perfeição, sem utilizar nenhum artifício além da própria pedra para fazer esse encaixe.
No Centro você também pode conhecer o bairro de San Blas, a Plaza San Francisco e, claro, visitar o Mercado San Pedro, que é onde você verá um pouco da riqueza cultural e nutricional do Peru. Lá, você encontra de tudo um pouquinho: presentes, tecidos, flores, frutas e pequenos restaurantes que preparam pratos locais por valores baixos.
Para seguir descobrindo um pouco dos feitos incas, vale reservar um tempinho para conhecer os sítios arqueológicos mais próximos de Cusco, como Saqsaywaman, Puca Pucara, Q'enqo e Tambomachay. Esses sítios arqueológicos possuem características distintas e complementares, porque cada um deles foi construído com um propósito. Saqwaysaman, principalmente, se destaca como uma fortaleza e possui pedras de toneladas encaixadas uma as outras.
Nos arredores de Cusco — atrações e passeios
Os pontos turísticos de Cusco não se limitam à cidade em si. Os povos pré-colombianos ocuparam e construíram diferentes áreas dos Andes, procurando sempre a melhor região para defesa, plantio ou estudos agrícolas, por exemplo. Por isso, há diversos locais interessantes para conhecer que ficam nos arredores de Cusco-capital. As belezas naturais da cidade também impressionam, e há diversos passeios oferecidos pelas agências que levam os visitantes a todo tipo de atrativo, seja ele histórico ou natural.
Além de Machu Picchu, que com certeza não pode ficar de fora do seu roteiro, reserve também dias em sua programação para conhecer alguns dos grandes sítios arqueológicos do Peru. Entre eles, o de Pisac se destaca por ter diferentes tipos de construções, como terraços de plantação e uma área que funcionava como cemitério. Moray se destaca por ter sido um espaço de plantio, com experimentações sobre diversos tipos de cultivo, que poderiam variar de acordo com a altitude da plantação. Já Ollantaytambo é um sítio bem completo, que tinha principalmente finalidades militares, devido à sua localização estratégica.
A dica para quem quer conhecer diversos sítios arqueológicos da região é comprar o boleto turístico, um ingresso que dá direito a visitar os principais pontos turísticos de Cusco e arredores. Você apresentará seu boleto turístico sempre que for entrar em um dos sítios arqueológicos que fazem parte do circuito de atrativos da cidade, e em cada um deles será marcado o uso do ingresso.
Pontos turísticos naturais de Cusco — um pouco da beleza peruana
Chegar a Cusco e estar na cidade, rodeada por montanhas, já revela um pouco da beleza da Cordilheira dos Andes. De vários pontos da cidade você poderá aproveitar o visual montanhoso e as suas paisagens.
Dois atrativos, entretanto, se destacam entre as belezas naturais da região de Cusco e fazem um enorme sucesso entre os visitantes: Rainbow Mountain, ou Montanha de 7 Cores, e a Laguna Humantay. A Montanha de 7 Cores é formada por diversos minerais diferentes, que provocam um colorido muito peculiar na montanha, apresentando vários tons diferentes. Já a Laguna Humantay é uma lagoa localizada no alto das montanhas e que tem águas cristalinas. Esses dois passeios exigem esforço físico para serem realizados, porque são feitos em altitudes extremas. Não é fácil conhecê-las, é verdade, mas suas paisagens são belíssimas!
As 7 atividades preferidas dos turistas em Cusco
- Excursão a Machu Picchu com ingressos
- Excursão ao Vale Sagrado dos Incas
- Trilha pela Montanha Arco-Íris
- Excursão de 2 dias a Machu Picchu com ingressos
- Excursão à Lagoa Humantay
- Tour de quadriciclo pela Montanha Arco-Íris
- Excursão a Moray e às salinas de Maras
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.