Rainbow Mountain - Montanha de 7 Cores
A Rainbow Mountain, Montanha de 7 Cores do Peru, ou Montanha Arco-Íris, é um dos passeios mais populares oferecidos atualmente pelas agências de Cusco. O passeio consiste na visitação de uma montanha que, de forma completamente natural, possui diversos tons coloridos, entre eles o vermelho, a terracota e o verde. Esses vários tons formam um colorido similar ao de um arco-íris.
A região da Rainbow Mountain é super bonita, cercada por um vale montanhoso, o Vale Vermelho (Vale Rojo), onde também estão outras montanhas em que visitantes fazem trekking. Toda essa região tem uma vegetação bonita, animais e, dependendo da estação, você também verá neve no topo das montanhas andinas.
O que nem todo mundo sabe antes de visitar a Montanha de 7 Cores é que o passeio pode ser bem cansativo, pois é necessário caminhar para chegar ao ponto panorâmico de onde se vê e famosa Montanha de 7 Cores. Oficialmente chamada de Vinicunca, a montanha fica a uma altitude acima dos 5 mil metros, e observá-la de perto não é fácil devido ao ar rarefeito.
Como funciona o passeio para visitar a Rainbow Mountain
O passeio para visitar a Rainbow começa bem cedo, porque a montanha está bem afastada de Cusco, a cerca de 140 km de distância, que são percorridos em cerca de 3 horas devido às muitas curvas da estrada.
A nossa agência nos buscou no hotel em torno das 4h30 da manhã e, depois de cerca de 2 horas de estrada, fizemos uma parada para tomar o café da manhã em um vilarejo que ficava mais próximo ao Vale Vermelho, nas proximidades de Tintinco, que está a 3.870 metros de altitude. O restaurante era simples, mas tinha uma comida satisfatória e vendia alguns produtos que poderiam ser úteis para o passeio. Eu aproveitei para comprar um remédio contra o mal de altitude (soroche), e acho que foi uma decisão bem acertada!
Depois do café da manhã, seguimos por cerca de mais 1 hora de viagem para chegar ao estacionamento próximo da montanha, o último ponto onde os carros podem parar. A partir daí, seguimos a pé. O tempo médio estimado entre o estacionamento e o topo da Montanha de 7 Cores é de 1h30, mas há quem suba mais rápido e quem suba um pouquinho mais devagar.
Na região, há uma pequena comunidade que aluga burrinhos para fazer a subida até um determinado ponto do percurso, mas nós optamos por ir a pé mesmo. A empresa que nos levou ao passeio ofereceu bastão de caminhada para o percurso (para apoiar as mãos e os braços), e eu aceitei. Fomos orientados por nossa guia a não fazer paradas longas no caminho e a andar em um ritmo lento; apenas paradas necessárias, sem, contudo, sentar e deixar o corpo esfriar. Levamos uma mochila com água e alguns outros itens pessoais.
Reserve aqui seu ingresso para a Rainbow Mountain ou Montanha Arco-Íris
A subida à Rainbow Mountain - Montanha de 7 Cores
Fomos subindo a montanha com tranquilidade e sem pressa. A maior parte do percurso é plana; essa é a boa notícia. A notícia ruim é que, conforme caminhamos, o percurso vai se tornando mais íngrime. A caminhada em si não é difícil, tem em torno de 2 km até o destino final. Mas o ar rarefeito é realmente cruel e torna a atividade bem exaustiva. Eu estou acostumada a fazer exercícios físicos com frequência, mas a sensação que eu tinha ao caminhar por lá era de que estava completamente fora de forma, especialmente na parte mais íngrime do percurso, que é mais próxima do topo da montanha. Não foi fácil a subida, levamos em torno de 1h20 para realizar todo o percurso. Vi muita gente com dificuldade. Muitas paradas rápidas ao longo do caminho para retomar o fôlego — mas chegamos!
Lá em cima da Montanha de 7 Cores, a 5.020 metros de altitude, a vista é lindíssima! A visão panorâmica permite ver todo o Vale Vermelho por um ângulo incrível! O formato das montanhas é lindo; o colorido natural das montanhas também é espetacular... Uma verdadeira obra da natureza!
No topo da montanha, ficou evidente também que não estávamos sozinhos, havia muita gente formando fila para tirar uma foto com a montanha ao fundo. Fazia muito frio e havia bastante vento. Se durante a caminhada o frio é amenizado pelo esforço da subida, lá em cima o corpo esfria rapidamente e o vento faz com que o frio seja bem intenso. Mas a vista é linda! Ficamos cerca de 30 minutos no topo, tiramos nossas fotos e começamos a fazer o caminho de retorno ao estacionamento.
A descida da Rainbow Mountain - Montanha de 7 Cores
Tendo chegado até o topo, eu achei que a descida da Rainbow Mountain seria muito tranquila. Não estava errada, mas também não estava 100% certa. Mais ou menos na metade do caminho de volta, eu já estava bem cansada. Era difícil respirar e comecei sentir uma dor de cabeça forte. Uma senhora do nosso grupo do passeio estava se sentindo mal; levamos a mochila dela e a ajudamos a chegar à van que nos esperava. Levamos em torno de 1 hora de caminhada no retorno.
Imaginei que pelas minhas condições físicas e hábitos, eu teria mais facilidade no trajeto a pé, e na prática não foi bem assim.
Depois de chegar até a van que nos esperava, retornamos para o povoado onde havíamos tomado o café da manhã, mas agora para almoçar. Novamente, uma refeição simples. Mas eu estava com um pouco de enjoo e comi bem pouquinho.
Depois do almoço, seguimos de volta para Cusco e chegamos na cidade em torno das 16h. O tempo total de duração do passeio foi de quase 12h.
Dicas para subir a Rainbow Mountain
Acho importante entender que o passeio da Rainbow Mountain exige bastante esforço físico e não é para qualquer pessoa. Não aconselho a caminhada para pessoas idosas e nem para crianças. É preciso estar realmente se sentindo bem para realizá-lo, porque a montanha fica em um lugar remoto e sem auxílio médico fácil. Uma alternativa é pagar para fazer parte do percurso em cima do burrinho que a comunidade local oferece.
- Lembre-se de ir bem agasalhado, com gorros e luvas. O passeio sai bem cedinho pela manhã, quando ainda faz frio. Ao longo da caminhada, você também pode sentir um pouco de calor por causa do exercício físico, mas no topo da montanha faz bastante frio (lembre-se que altitude por lá ultrapassa os 5 mil metros). Uma boa ideia é vestir-se em camadas e ir adaptando as peças de roupa conforme a necessidade.
- Use roupas confortáveis e adequadas para o exercício, e tênis ou sapato de trilha.
- Tente pegar leve na noite anterior ao passeio, dormir cedo e se hidratar bastante.
- Se você não estiver se sentindo bem, dê uma passo atrás e não faça o passeio. É realmente difícil saber como nosso corpo reagirá a uma altitude tão extrema.
- Tente fazer o passeio à Rainbow Mountain depois de alguns dias em Cusco, com seu corpo melhor aclimatado.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Cusco
- Sonesta Hotel Cusco
- Golden Inca Hotel
- Costa del Sol Wyndham Cusco
- Quechua Hostal Recoleta
- Cozy Room Cusco
Rainbow Mountain - Montanha de 7 Cores
Quispicanchi Province08225