Melhores Destinos
Cusco
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Cusco

Cusco tem uma enorme gama de atividades para fazer e é uma cidade incrível porque oferece atrações históricas completamente diferentes umas das outras, paisagens naturais maravilhosas, uma excelente gastronomia e uma arquitetura surpreendente. 

Boa parte do dia de quem visita a cidade é dedicado aos passeios, porque embora Cusco-capital tenha vários atrativos, os arredores da cidade, conhecido como Vale Sagrado dos Incas, é também riquíssimo culturalmente, com vários sítios arqueológicos, um mais espetacular que o outro. 

O que fazer em CuscoSítio arqueológico de Pisac

No Centro de Cusco, você encontrará atrações do Império Inca e também do período de dominação espanhola. Afastando-se um pouco da região central, você poderá fazer passeios para conhecer pequenas cidades históricas e sítios arqueológicos que faziam parte do Império Inca, além de outros passeios que exploram as belezas naturais da região.

Dica: Quando falamos em visitar Cusco, estamos falando em fazer atividades e passeios que visitam cidades vizinhas. Sabendo disso, planeje seu itinerário de forma que você tenha dias livres para fazer os passeios aos redor da cidade. Para conhecer os sítios arqueológicos da região, é essencial que você adquira o Boleto Turístico, um ingresso que dá direito a entrar em várias das atrações mais populares da região. 

Explore o Centro de Cusco

O Centro de Cusco é reconhecido como patrimônio da UNESCO, tamanha sua riqueza cultural e arquitetônica. A cidade era a capital do império Tayantisuyo e, por isso, foi um lugar sagrado para os povos pré-hispánicos e, mais tarde, também para os espanhóis e suas conquistas. No Centro de Cusco, algumas atrações são imperdíveis, como a Plaza de Armas (principal praça da cidade), a Catedral de Cusco, uma construção de proporções surpreendentes e o Qoricancha (o Templo do Sol), espaço sagrado para os incas e onde você pode admirar o encaixe perfeito das pedras e das paredes que esse povo era capaz de realizar. 

O que fazer em CuscoPlaza de Armas de Cusco

Também vale reservar um tempinho no seu passeio pelo Centro de Custo para passar pela Pedra dos 12 ângulos, uma rocha manualmente esculpida, localizada na rua Hatun Rumiyoc, e explorar as ruas do bairro de San Blas, que tem bons restaurantes e lojas de artesanato. Se quiser conhecer um dos museus da cidade, aproveite para visitar o Museo Inka e o Museo Machu Picchu, que reúne peças encontradas no sítio arqueológico de Machu Picchu. 

Após dedicar seu tempo aos passeios históricos, descanse e caminhe pelas charmosas ruelas da cidade. Sente-se na Praça de Armas e curta sua atmosfera, observando as pessoas e aproveitando o clima ameno da cidade, cercada pela Cordilheira dos Andes. Se quiser fazer umas comprinhas ou bater perna sem compromisso, reserve um tempinho para visitar o Mercado San Pedro, que vende de tudo um pouco, inclusive comidas por um precinho bem em conta!

O que fazer em CuscoCatedral de Cusco

Faça um tour gratuito pelo Centro da cidade

Faz toda a diferença conhecer atrações históricas acompanhado por um guia, porque só assim você entenderá a magnitude e o real significado das atrações que estiver visitando. Nós fizemos o tour gratuito pelo centro de Cusco e gostamos muito experiência. É uma ótima dica de passeio para o seu primeiro dia de viagem! Reserve aqui seu tour gratuito em Cusco!

Cusco — as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Cusco. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes anteriores tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Antigua Casona San Blas 9.7 Ver preços
Sonesta Hotel Cusco 9.1 Ver preços
Golden Inca Hotel 9.0 Ver preços
Amaru Inca 8.9 Ver preços
El Mariscal Cusco 8.8 Ver preços
Novotel Cusco 8.8 Ver preços
Costa del Sol Wyndham Cusco 8.8 Ver preços
Quechua Hostal Recoleta 8.5 Ver preços
Hotel Monasterio San Pedro 8.4 Ver preços
Cozy Room Cusco 8.4 Ver preços

Visite Machu Picchu

Impossível falar em Cusco sem mencionar Machu Picchu, o mais famoso sítio arqueológico do Peru. Machu Picchu é a "cidade perdida dos Incas", uma povoado que existiu no alto de algumas montanhas e que foi construído por um povo dotado de muito conhecimento matemático, acústico e de engenharia. Machu Picchu está a cerca de 4 horas de viagem de trem de Cusco e pode ser conhecida em um passeio de um dia ou com um pernoite no povoado de Machupicchu Pueblo (que eu recomendo bastante).

É fundamental comprar seu ingresso para Machu Picchu com antecedência, porque o número de visitantes diários no local é limitado. Leia aqui tudo sobre como chegar a Machu Picchu

Visite os sítios arqueológicos do Valle Sagrado

São vários os roteiros das agências turísticas de Cusco e igualmente os sítios arqueológicos que ficam nos arredores de Cusco-capital e oferecem passeios pelo Valle Sagrado. Cada um desses sítios arqueológicos do Valle Sagrado possui características distintas e mostram um pouco do vasto conhecimento que os povos pré-hispánicos possuíam. Você poderá observar de perto como esses povos eram capazes de utilizar enormes blocos de pedras perfeitamente encaixadas em suas construções, como podiam canalizar a água, saber a exata localização do sol, e entender mais sobre sua cultura, seu modo de vida e sobrevivência. 

O que fazer em CuscoSítio arqueológico de Pisac
Aqui você pode conferir com mais detalhes todos os passeios de Cusco. Mas se quer minha opinião, entre os sítios arqueológicos que considero mais interessantes estão:

  • Sacsayhuaman — ele é como uma fortaleza, tem pedras grandiosas e perfeitamente encaixadas.
  • Tambomachay — esse sítio tem aquedutos e canais com água corrente que saem de "dentro da montanha".
  • Pisac — o sítio tem um pouco de tudo: terraças de plantio, uma cidadela e um cemitério encravado nas montanhas.
  • Moray — o sítio arqueológico foi como um "laboratório agrícola" inca e em suas terraças foram desenvolvidas as mais diversas espécies de plantio. 
  • Ollantaytambo — o sítio arqueológico é enorme e complexo, tem uma vista linda e servia principalmente para finalidades militares.
  • Machu Picchu — é claro que esse não pode faltar no seu roteiro!

O que fazer em CuscoSítio arqueológico de Moray

Conheça as Salineras de Maras

As Salineras de Maras são um local de produção de sal encravado nos Andes. O local tem dezenas de poços de sal produzidos artesanalmente pela população da região e um visual impressionante, porque o branquinho dos poços contrasta com a cor escura das montanhas ao redor. Vale muito a pena conhecer!

O que fazer em CuscoSalineras de Maras

Visite a Rainbow Mountain — Montanha de 7 Cores

A Rainbow Mountain, ou Montanha de 7 Cores, é um dos passeios mais populares atualmente oferecidos pelas agências de Cusco. O passeio consiste na visitação de uma montanha que naturalmente possui diversos tons coloridos, entre eles o vermelho, a terracota e o verde. A região é lindíssima, mas o que nem todo mundo tem conhecimento é que, para chegar até ela, você precisa fazer uma caminhada que supera os 5 mil metros de altitude e a subida a pé não é nada fácil por conta do ar rarefeito. Leia aqui todos os detalhes do passeio à Montanha de 7 Cores!

O que fazer em CuscoVale Vermelho, nas redondezas da Rainbow Mountain

Visite a Laguna Humantay 

A Laguna Humantay é outro dos passeios que permite conhecer as incríveis belezas naturais do Peru. Nesse passeio você faz uma caminhada subindo uma parte das montanhas nos arredores de Cusco, chegando até uma lagoa com água cristalina formada a partir do degelo das montanhas mais altas. O colorido da Laguna Humantay é espetacular, mas a subida também não é nada fácil porque é bastante íngreme e fica ainda mais cansativa por conta da altitude. Confira aqui todos os detalhes da Laguna Humantay.

O que fazer em CuscoLaguna Humantay