Ollataytambo
Ollataytambo é o nome de uma cidade da província de Urubamba e também do sítio arqueológico ali localizado.
Ollataytambo (ou Ollanta, para os íntimos), está a cerca de 60 km do Centro de Cusco e é um destino bem conhecido na região por ser a cidade mais próxima de Machu Picchu que conta com uma estação de trem. É uma cidade que, embora bem pequena, conta com estrutura turística razoável; tem hotéis, restaurantes, lojinhas de presentes, além de sua estação de trem.
A cidade em si é bem charmosa, porque guarda muito de sua arquitetura antiga: ruelas pavimentadas com pedras, casas muito antigas e um sistema de escoamento de água também bem antigo que passa por várias ruas da cidade. Ollantaytambo parece ter parado no tempo, tamanhas as evidências de seu passado ainda presentes na cidade. Além disso, a pequena cidade tem um sítio arqueológico que foi de grande importância durante o período do Império Tawantinsuyo, devido à sua localização estratégica.
Sítio arqueológico de Ollantaytambo
O sítio arqueológico de Ollantaytambo é uma das principais atrações do Valle Sagrado e já foi considerado uma das principais vilas turísticas do mundo. Ele é considerado uma das obras mais importantes do período inca e se destaca por ter uma estrutura bastante completa, com áreas dedicadas ao plantio, administrativas, religiosas e, sobretudo, militares. Acredita-se que, pela localização estratégica e alta, o local servisse como ponto de proteção militar.
O sítio arqueológico de Ollantaytambo, tido como magnífica obra de engenharia do passado, também pode ser considerado como um forte ou centro cerimonial — possui pedras com mais de 4 metros de altura!
Como vistar Ollantaytambo
Ollantaytambo faz parte dos itinerário de quem visita o Valle Sagrado, e muitas agências turísticas reservam um tempo durante esse passeio para visitar o local. Além disso, como a cidade é a última antes de Machu Picchu Pueblo que possui uma estação de trem, é muito comum os turistas irem até Ollantaytambo de carro ou ônibus para ali pegarem um trem com destino a Machu Picchu.
Recomendamos muito que você reserve um tempinho para explorar não só o sítio arqueológico de Ollantaytambo, mas também o pequeno Centro Histórico da cidade, que é muito bem preservado.
Para visitar o sítio arqueológico de Ollantaytambo, você deve adquirir o boleto turístico de Cusco, que também dá direito a visitar diversas outras atrações da região. Para visitar o Centro Histórico de Ollantaytambo, você não precisa pagar nada!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Cusco
- Sonesta Hotel Cusco
- Golden Inca Hotel
- Costa del Sol Wyndham Cusco
- Quechua Hostal Recoleta
- Cozy Room Cusco