Compras em Cusco
Para quem gosta de artesanato, Cusco será irresistível. A cidade não é aquele destino cheio de lojas de marcas e grifes famosas. No entanto, para quem busca lembranças ou artesanato, ou para aqueles que apreciam artigos de decoração e obras de arte, será difícil voltar para o Brasil sem ao menos uma nova aquisição na bagagem.
Nem é preciso muito esforço para que as compras cheguem até você; basta alguns passos nas ruas para ver lojinhas com seus badulaques e vendedores oferecendo gorros com o nome da cidade.
Os tecidos coloridos, as roupas feitas em lã e os quadros com as típicas mulheres andinas estão entre os principais artigos que você verá à venda nos mercados da cidade e do Vale Sagrado. É o turismo que sustenta grande parte dos moradores dessa região, e por isso há gente vendendo coisas por todos os lados (às vezes eles podem ser insistentes, inclusive).
Em Cusco, um dos melhores lugares para fazer compras e que tem de tudo um pouco é o Mercado San Pedro, que fica na parte central de cidade e vende realmente de tudo: mantas, ponchos, chapéus, roupas, lembranças, frutas locais e até almoço. Mesmo que você não queira comprar nada, é um lugar muito legal para conhecer mais a fundo a cultura local e ver os produtos que os próprios peruanos consomem ou o que eles gostam de comer no dia a dia; e melhor, a comida por lá é baratinha!
Nos arredores da Plaza de Armas, ao longo das ruas de pedra que cortam o Centro Histórico, você também verá várias lojinhas que vendem roupas e tecidos, principalmente de tecelagens que fazem roupas com lã de alpaca, uma marca da região. Também no Centro fica a loja Artesanías Asunta, uma loja popular entre os turistas e que fica próxima à Pedra dos 12 ângulos. Se você quiser comprar um poncho peruano, provavelmente esse será um dos locais mais econômicos da cidade.
San Blas, um bairro charmoso também na região central, é outra dica de passeio para quem gosta de umas comprinhas e é ideal para visitar ateliês e ver algumas obras de arte.