Pucón

Transportes em Pucón

Pucón é uma cidade pequena e praticamente todo o centro pode ser conhecido a pé. Se você se hospeda no centro, é fácil ir caminhando para restaurantes e para a Avenida O'higgins, que concentra grande parte do comércio local e onde estão muitas agências de turismo.

O que precisa ser levado em consideração é que embora Pucón seja pequena, seus pontos de interesse não ficam no centro da cidade, pelo contrário, eles ficam bastante afastados e para ter acesso a eles será necessário utilizar algum meio de transporte. Se quiser fazer tudo por conta própria, nossa sugestão é alugar um carro; outra boa alternativa é ir aos pontos de interesse com os passeios das agências turísticas, que oferecem o transporte a partir de Pucón. Para quem quiser economizar, será possível ir a lugares de ônibus ou com os coletivos, que são como taxis compartilhados. Se você gosta de fazer exercícios, ainda poderá alugar um bicicleta para pedalar pela região.

A pé
Hospedar-se no centro da cidade tem suas vantagens e uma delas é poder fazer muita coisa caminhando. O Centro de Pucón é pequeno e poucos minutos de caminhada são suficientes conhecer uma boa parte da cidade. 

Se você está a pé e quer conhecer os pontos de interesse mais distantes, procure pelos passeios das agências turísticas ou utilize os ônibus. 

Agências turísticas
O transporte oferecido pelas agências turísticas é um dos mais utilizados pelas pessoas que visitam a cidade. Se você quer ir às Termas Geométricas ou praticar canopy, por exemplo, a agência organizará todo o passeio, inclusive o transporte a partir de Pucón. É uma boa opção para quem não tem carro e quer conforto para fazer o os trajetos mais distantes.
Lembre-se que esse é um tipo de serviço pago por pessoa e se você está em grupo, pode valer mais a pena alugar um carro. 

Carro alugado
Sabendo que os pontos de interesse ficam distantes do centro de Pucón, essa é uma boa opção para quem quer fazer passeios por conta própria. O carro terá mais utilidade para explorar a região das Araucanías, mas não muita para circular no centro. 

Com um carro você terá liberdade para ir aos locais que quiser, na hora que quiser. Ele é uma boa pedida para quem está em família, principalmente com crianças. 
Caso pretenda alugar um carro, o ideal é reservá-lo com antecedência para não ficar sujeito à indisponibilidade de veículos. 

Coletivo 
Os coletivos são carros com pintura preta e amarela que fazem transporte compartilhado de pessoas. Eles, normalmente, têm capacidade para quatro pessoas e têm uma rota pré-estabalecida, então você deve pegar o coletivo que está indo para a área que você pretende ir. Os coletivos são baratos (custam a partir de $450) e funcionam muito bem para pequenos trajetos no centro de Pucón. 
Caso queira pegar um coletivo, lembre-se de averiguar se ele irá para a região que você pretende ir e saiba que, ao longo do caminho, é possível que o motorista pare para pegar outras pessoas que seguem na mesma direção.
O coletivo, como diz o nome, é coletivo, compartilhado. Se quiser um carro privado, utilize os táxis. 

Táxi
Os táxis são como no Brasil, veículos privativos que levam para onde você preferir. Eles têm alguns pontos em Pucón, como próximo das estações de ônibus e na Av. 
O'higgins. Uma corrida dentro da cidade custa ao menos $2.000. 

Ônibus
O transporte público de Pucón é feito com micro-ônibus e funciona, principalmente, para ir de uma cidade a outra. É um transporte sem luxo, com horários limitados, mas ideal para quem quer gastar pouco e fazer alguns passeios com economia. Digamos que você queira ir para Villarrica, Carbúgua, Parque Nacional Huerquehue etc., os ônibus serão uma boa opção, mas sempre recomendamos que você veja quais são os horários de saída e retorno dos ônibus, pois em algumas rotas há pouquíssimos horários. 
O principal ponto de saída de micro-ônibus em Pucón fica em um terreno no centro da cidade, em frente ao terminal de ônibus JAC. 


Note que além dos micro-ônibus você poderá utilizar também os ônibus de empresas como JAC e Turbus, que têm melhor estrutura e percorrem distâncias maiores, como Pucón-Santiago-Pucón-Puerto Montt ou Pucón-Valdívia, por exemplo. 

Bicicleta
Para quem gosta de aventura e não tem medo de pedalar longas distâncias, alugar uma bike nas agências de Pucón pode ser uma boa alternativa. Na Av. 
O'higgins há algumas agências que alugam bicicletas. 

Tudo que você precisa saber sobre Pucón!

Esse texto sobre Transportes em Pucón faz parte do guia de Pucón no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Pucón

  • Rca2t Mauricio Cavalheiro há mais de 6 anos

    Olá Camille!
    Eu e minha esposa estamos querendo fazer um roteiro de Puerto Montt a Pucón com um carro alugado, porém não estamos conseguindo informação de locadoras que possuem lojas nas duas cidades para pegar o carro em uma e devolver na outra...você sabe de alguma? Queremos chegar pelo aeroporto de Puerto Montt voltar pelo de Temuco depois de uns 10 dias...mas queria fazer esse trajeto de carro. Você sabe quem fez isso?
    Desde já obrigado!
    Maurício

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Mauricio. Eu não sei dizer exatamente quais são as empresas que estão nas duas cidades, mas olhando o site do aeroporto Puerto Montt dá para ver quais são as locadoras que funcionam lá: http://aeropuertoeltepual.cl/Servicios/RentCar.aspx. Acho que o ideal seria entrar no site dessas locadoras ou em contato com elas por e-mail para saber se você consegue fazer a devolução do veículo em Temuco. Não conheço ninguém que tenha feito o mesmo trajeto... Se tiver novidades, poste aqui! :)

  • Rca2t Mauricio Cavalheiro há mais de 6 anos

    Oi Camille,
    Muito obrigado pela prontidão!
    Só consegui ver hoje e as locadoras que têm agências nos dois aeroportos, das mais conhecidas são a Avis, Hertz e Europcar. Agora só preciso decidir se fico todo o tempo com o carro ou só alugo no dia de sair de Puerto Montt e chegar em Pucón...Muito obrigado de novo!
    Maurício

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Mauricio! Imagina! :D
    Em Puerto Varas dá pra fazer algumas coisas a pé ou com os ônibus, mas acho que o carro te dará mais autonomia para explorar a região.
    Qualquer coisa, é só perguntar! Abs

  • Ah3wt Gustavo Nagelstein há quase 6 anos

    Sabe quais
    As
    Opcoes de
    Transporte pra ir
    Pra montanha? Esquiar

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Acredito que táxi, carro alugado e talvez com as agências turísticas.

  • 2mdew Thiago Kimio há mais de 5 anos

    Olá. Vi que muitas pessoas escolhem se hospedar em Villarica em vez de Pucon. Procede pelo custo mais baixo? Além disso, estando de carro ela serve de base para visitar Valdivia e Huillo Huillo?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Talvez tenha realmente um custo mais baixo, mas não sei dizer se a estrutura de Villarica é boa como a de Pucón. São cerca de 25km entre as duas cidades e embora não seja muito, para fazer coisas básicas como ir comer em um restaurante legal ou consultar um agência de viagem, acredito que Pucón teria mais opções... mas é só um palpite.
    Se estiver de carro consegue ir para Valdivia e Huilo Huilo, mas não são lugares tão próximos assim.

  • 2mdew Thiago Kimio há mais de 5 anos

    Camille, de Santiago vou pegar um ônibus direto para Pucon (Em Novembro). Estou pensando em alugar um carro em Pucon e ficar um dia em Valdivia e um em Huilo-Huilo e depois retornar para Pucon para devolver o carro. De Pucon pegaria um ônibus para Puerto Varas (próximo destino). Que sequência você acha melhor (Pucon>Huilo-Huilo>Valdivia>Pucon?) Claro que se puder devolver o carro em Puerto Varas farei isso (Mas não achei nenhuma locadora). Em Huilo-Huilo estou pensando em ficar no Salto de Puma.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Thiago.
    Eu acho que a sequência que você comentou está boa... foi assim que eu fiz também. Fui pra Pucon, Huilo Huilo e Valdívia, depois voltei a Pucón. O negócio é sempre seguir um caminho que siga o mesmo sentido, pra não ficar fazendo zigue-zague. Dá uma olhadinha no site do aeroporto de Puerto Montt, porque acho que o site deles tem as locadoras... sugiro que você entre em contato com as locadoras e veja se consegue pegar o carro em Pucon e devolver em Puerto Montt, ou até o caminho inverso.

  • Missing Thales Alves há mais de 4 anos

    Olá. Não acredito que valha a pena hospedar fora de Pucon, há opções para todos os bolsos na cidade, e lá dentro não é necessário carro, dá para fazer na cidade tudo a pé. Os passeios sim é necessário agência (ou táxi), mas acho a primeira melhor, conhecem bem a região e faz toda a diferença ter um bom guia durante o passeio.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.