Pucón

O que fazer em Pucón

Para quem nunca ouviu falar da cidade, Pucón pode não parecer atrativa em um primeiro momento; entretanto, embora pequena, ela reserva muitos lugares bonitos a serem vistos, vários passeios a serem feitos em seus arredores, além de atividades ao ar livre. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria, outros devem ser agendados com as empresas turísticas. 

O verão é melhor para fazer alguns passeios na cidade, mas isso não significa que você não os possa fazer no inverno, pode sim, mas é preciso levar em consideração que o tempo será bem mais frio e atividades ao ar livre ou na água exigem um pouco de coragem. 

O principal atrativo da cidade é, sem dúvidas, o Vulcão Villarrica. Seu cume está a cerca de 2800m de altitude e pode ser visto de diversos pontos da região. A neve permanece na parte alta do vulcão durante todo o ano, mas, claro, está em maior quantidade do inverno, período em que o vulcão funciona também como estação de esqui. A árdua subida ao vulcão é o que leva muitos viajantes à cidade e pode ser feita durante todo o ano -- no verão é mais fácil, pois a quantidade de neve é menor e a possibilidade de pegar um dia de tempo aberto, maior.

Como a subida é bastante íngrime e o vulcão está muito alto, ela só é feita em condições climáticas favoráveis, com o tempo aberto e pouco vento. Se você é adepto a aventuras e se sente em condições físicas que permitem a subida, não deixe de fazê-la. Esse passeio só pode ser feito com agências e o tempo para completá-lo depende muito da época do ano, mas uma coisa é certa: não é nada fácil subir ao topo, por isso o sentimento de triunfo é geral entre os que realizam por inteiro.

Em Pucón, reserve um tempo para visitar a Playa Grande, uma praia de água doce e "areias" negras que fica lotada de pessoas no verão, e também para fazer um passeio de barco pelo Lago Villarrica. Em Cabúrgua, vilarejo vizinho de Pucón, conheça o Lago Cabúrgua, que tem uma outra praia igualmente bonita e com águas cristalinas! Se você não sente muito frio, vale um mergulho no verão. Um passeio simples e super bonito é o do Ojos de Caburgua, um local com quedas d'águas e uma água azulada incrível de se admirar. 

Se você está disposto a caminhar, fazer o trekking no Parque Huerquehue é uma boa pedida. No percurso básico que leva aos lagos (são cerca de 14km, sendo 10km de trekking de nível intermediário) a subida de 600m é ingríme e cansativa, mas tem cachoeiras ao longo do caminho e a vista lá de cima é de tirar o fôlego, não apenas pela paisagem abaixo, mas porque em cima do morro estão lagos incrivelmente bonitos. Aliás, cachoeiras também marcam presença em Pucón e uma das mais bonitas para conhecer é o Salto El Claro, com cerca de 80m de queda. Para quem gosta de esportes, há ainda a possibilidade de fazer canopy, arvorismo e o trekking, uma das atividades mais legais por lá. 

Quando bater aquela vontade de descansar de todas as atividades que Pucón oferece, a melhor ideia é conhecer as termas da região. As Termas Geométricas são as mais famosas e realmente são sensacionais; são termas de águas quentes naturalmente, que ficam entre dois morros -- entre esses morros corre a água de uma cachoeira e ao mesmo tempo ficam as piscinas de temperaturas que variam entre 35 e 45°C, a paisagem é linda e a experiência muito relaxante. Outras termas legais são as Los Pozones, boas para visitar pela noite. 

À noite, depois de passar o dia praticando as mais variadas atividades, é hora de voltar para Pucón, tomar um bom banho no hotel e partir para a rua outra vez para comer ou tomar uma bebida. A vida noturna da cidade não é tão animada, mas há alguns bares na Av. O'higgins e ótimos restaurantes na Calle Fresia. 

  • Lago-caburgua

    Lago Caburgua

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Lago Caburgua fica no povoado de Caburgua, a cerca de 30km de Pucón. O lago possui águas cristalinas e está cercado por bastante mata, além de um morro, que na verdade é um vulcão inativo, chamado Vergara. 

    Esse lago é bastante bonito para um passeio em dia de sol, principalmente no verão. Ele tem duas praias,...

  • Parque-nacional-huerquehue

    Parque Nacional Huerquehue

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    O Parque Nacional Huerquehue está localizado a cerca de 35km de Pucón e é um dos passeios que você pode fazer por conta própria. O local é de uma beleza ímpar, tem lagos, as famosas araucárias típicas da região, cachoeiras e trilhas perfeitas para quem gosta de praticar exercícios físicos e...

  • Ojos-del-caburgua

    Ojos del Caburgua

    Nota: 3.5 de 10 (1)

    Ojos del Caburgua é um conjunto de quedas d'águas a cerca de 20km de Pucón. O local é bem interessante para quem gosta de natureza e deseja fazer um passeio rápido, visitando um dos principais pontos de interesse da área.

    A área das cachoeiras é bonita e fica cercada por árvores. Para chegar até elas...

  • Canopy

    Canopy

    Nota:  de 10 (0)

    O canopy é uma atividade praticada entre as árvores, em que pessoas escorregam em tirolesas e, dependendo do circuito, fazem também alguns exercícios do arvorismo. A atividade costuma ser feita em uma floresta e, no caso de Pucón que tem lagos e rios, algumas das tirolesas permitem que se atravesse não apenas por cima das...

  • Cuevas Volcánicas

    Nota:  de 10 (0)

    As cuevas vulcânicas são cavernas formadas pelas lavas dos vulcões. Mais do que um passeio para conhecer as cavernas, é uma atividade instrutiva, interessante para aprender como se formam os vulcões, suas características nos momentos de erupção, os tipos atividade que eles possuem etc. É uma atividade para toda...

  • La-poza

    La Poza

    Nota:  de 10 (0)

    La Poza é como chamam um pedaço Lago Villarica, em Pucón, que é utilizado para saídas de embarcações. O local é mais para apreciação do que para banho, até porque a água dessa área não é considerada limpa. Lá você encontrará uma paisagem...

  • Playa-grande

    Playa Grande

    Nota:  de 10 (0)

    Playa Grande é como é conhecida a praia de Pucón. Ela fica bem pertinho do centro da cidade e é uma praia de água doce, que tem temperaturas baixas, para quem está acostumado com as praias do nordeste brasileiro, isso não deve ser problema. Mesmo assim, é comum que muita gente entre na água, principalmente os...

  • Plaza-de-armas-de-pucon

    Plaza de Armas de Pucón

    Nota:  de 10 (0)

    A Plaza de Armas (Praça de Armas) é a principal praça de Pucón e ocupa todo um quarteirão do centro da cidade. Ela é bem arborizada, tem alguns monumentos históricos, vários banquinhos para se sentar e, embora seja um local simples, pode render um bom passeio para quem procura por algo tranquilo e quer descansar....

  • Plaza de la Artesanía

    Nota:  de 10 (0)

    A Plaza de la Artesanía é uma feirinha de Pucón que reúne artesanato chileno. É um bom lugar para fazer algumas comprinhas, encontrar lembranças para levar para os amigos ou para a família e conhecer um pouco do artesanato local. Por lá você encontrará produtos feitos com madeira, gorros, luvas,...

  • Salto-el-claro

    Salto El Claro

    Nota:  de 10 (0)

    O Salto El Claro é uma cachoeira com cerca de 80m de altura. A queda d'água é belíssima, fica numa clareira na mata e tem uma água super gelada que refresca bastante no verão. O volume de água não é tão grande, mas a altura da cachoeira sim, e isso causa um efeito lindo!
    Nossa dica é chegar bem...

  • Termas-geometricas

    Termas Geométricas

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas Geométricas são piscinas naturais de águas quentes que possuem temperaturas entre 35º e 45ºC. Como são quentes e têm diversos minerais na composição das águas, elas provocam sensação de relaxamento e bem estar. A existência das termas está ligada ao fato de que essa...

  • Termas Los Pozones

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas Los Pozones são um conjunto com 5 termas nas proximidades de Pucón. As termas são piscinas de águas quentes, entre 36ºC e 44ºC, fenômeno explicado pela proximidade da região com os vulcões. Próximo a elas passa o Rio Liucura. 

    São termas rústicas, cercadas por pedra e de...

  • Volcan-villarrica

    Volcán Villarrica

    Nota:  de 10 (0)

    O Vulcão Villarrica é o grande símbolo de Pucón. É um vulcão bonito de se admirar, ativo, que tem cerca de 2800m até seu topo e, ao menos o cume, está coberto por neve o ano todo. Subir ao extremo do vulcão é um grande desafio e o principal objetivo de muitos aventureiros que visitam essa parte do Chile.

    ...

Tudo que você precisa saber sobre Pucón!

Esse texto sobre O que fazer em Pucón faz parte do guia de Pucón no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer em Pucón

  • Ykppk Daladyer W. Borges Morandi há mais de 4 anos

    Da para subir o vulcão Pucon em Janeiro?? Se for em Janeiro, consigo colocar as mãos na neve no vulcão??

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    O verão é a melhor época para subir o vulcão porque tem menos neve... talvez tenha neve bem no alto do vulcão se nevar nos dias anteriores, na parte de baixo não haverá.

  • Qzgrz Erica Bernardo há mais de 4 anos

    Olá! pretendo ir com meus filhos de 2 anos e 8 anos na base do vulcão e Ojos de Caburga nos próximos 26 e 27 de Dezembro. As estradas são boas? Da pra ir de carro alugado comum? a caminhada é pesada pelas trilhas?

  • Missing Daniela B. Depizzol há mais de 3 anos

    Oi, tem como subir o Vulcão Villarrica sem ser a pé?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Uma parte se sobe de carro, o restante a pé. Se quiser ir ao topo vulcão, apenas a pé.

  • Missing Thales Alves há mais de 3 anos

    Olá. Estive em Pucon em setembro/2017 e fiz a subida ao vulcão, era ainda inverno e havia muita neve ao longo de todo o trecho. Vá numa agência e veja, de acordo com a previsão do tempo, o melhor dia para subir. No meu caso o dia estava incrível, muito sol, sem nuvens e pouco vento. A experiência é fantástica e a vista linda, valeu a pena todo o esforço. Não é necessário ter um super preparo físico, mas claro que ajuda. Não é fácil, mas também não impossível para pessoas comuns, o mais importante é ter persistência e escolher uma boa agência, fui pela Aguaventura e gostei muito.

  • Missing MICHELLE M. há 2 anos

    Olá. Vou com meu filho de 4 anos para lá. .. É tranquilo? Vou sair de Santiago - Chile e um voo para Temuco e alugar um carro de Temuco para Pucon. Algum passeio específico com criança para indicar? Vou agora em abril

  • Missing Thales Alves há 2 anos

    Olá. Em Pucon há passeios para todos os gostos, alguns mais radicais e outros mais tranquilos. Como não fui com criança não sei algum específico, mas tem algumas trilhas mais tranquilas em parques (como o Huerquehue National Park), passeio na estação e esqui, termas, passeio a cavalo, o Bosque Encantado.

  • Missing MICHELLE M. há 2 anos

    E hotel? Alguma recomendação?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Olá, Michelle. O Thales já deu algumas boas dicas... e se no período que você viajar tiver neve, acho que seria imperdível ficar algum tempo na estação de esqui. Aqui você pode ler sobre onde ficar e hotéis: https://guia.melhoresdestinos.com.br/onde-ficar-em-pucon-162-1834-p.html

  • Missing Val Bezerra há mais de 1 ano

    Oi! Eu e meu companheiro viajaremos para o Chile dia 17 de Dezembro. A princípio, a ideia era ficarmos em Santiago até o dia 22, quando iríamos embarcar para Calama. Contudo, diante do contexto atual, resolvemos sair de Santiago no dia 18 (noite) em direção a Pucon e ficaremos lá até dia 20 ( noite). Daí queríamos saber quais passeios vcs mais recomendam pra esse curto intervalo de tempo. Outra dúvida, melhor ficar hospedado no centro ou mais distante? Tem uber lá? Qual a melhor maneira de se locomover por lá? Obrigada :D

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Val Melhor ficar no centro. A cidade é pequena e assim você poderá se locomover a pé. Não há Uber, que eu saiba. Em 2 dias recomendo conhecer o vulcão Villarica e Termas Geométricas, além de algum"city tour" pela região, para conhecer as paisagens locais. Se quiser fazer exercícios, recomendo as trilhas do parque Huerquehue.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.