Pucón

Volcán Villarrica

0 avaliação
0% recomendam
0

O Vulcão Villarrica é o grande símbolo de Pucón. É um vulcão bonito de se admirar, ativo, que tem cerca de 2800m até seu topo e, ao menos o cume, está coberto por neve o ano todo. Subir ao extremo do vulcão é um grande desafio e o principal objetivo de muitos aventureiros que visitam essa parte do Chile.

O vulcão funciona como centro de esqui durante o inverno, período que tem mais neve, então é uma ótima oportunidade para os brasileiros terem contato com a neve. O centro de esqui possui 6 meios de elevação e 15 pistas para a prática dos esportes; há pistas de quatro níveis de dificuldade (de fácil a muito difícil), então ela atende as necessidade de qualquer tipo de esportista. Não é um centro de esqui enorme, mas cumpre seu papel e para quem está aprendendo é bem bacana. Aqui o esqui pode ser bastante interessante porque ele é feito em um vulcão e, de quebra, oferece uma vista linda para a cidade. 

Além do esqui e snowboard, o vulcão é utilizado para outras atividades na neve, como a caminhada com raquetes, um aparato colocado nos pés, junto com os calçados, que tem travas que facilitam a movimentação na neve. Com as raquetes você pode subir uma parte do vulcão e, ainda que não chegue ao topo, admirar a vista que se tem. 

Subida ao topo do vulcão:
A subida ao topo do vulcão Villarrica pode ser feita durante o ano inteiro e para fazê-la é necessário contratar uma agência turística. Em tese, o passeio é oferecido todos os dias, mas, na prática, ele só é feito quando as condições climáticas são favoráveis, o que significa um dia com pouco vento e poucas nuvens - do contrário, a subida se torna muito perigosa e não se pode ver nada lá de cima. 

Se você pretende subir ao vulcão, vá preparado para fazer exercício físico e evite fazer muito esforço no dia anterior. A subida é cansativa, íngreme e exige o uso de equipamentos de neve, além da presença de um guia que conhece e o lugar e tem experiência com esse tipo de atividade. Por isso, a escolha da empresa que fará o passeio é importante para oferecer equipamentos de qualidade e um bom guia. 

Durante o verão, a subida é mais leve porque há menos quantidade de neve, enquanto no inverno ela costuma ser mais demorada pelo maior volume de neve. A atividade leva um dia inteiro e os passeios sempre partem de manhã cedo. Dependendo das condições, leva-se cerca de 7h para chegar ao topo do vulcão; já a descida é mais rápida e mais fácil. Também é bastante interessante porque boa parte do retorno é feito com o "esquibunda".
 
Como o esforço é contínuo, não é todo mundo que se submete a atividade que consegue realizá-la por inteiro; e como as desistências são comuns, há também uma estrutura para aqueles que ficam pelo caminho.

Lembre-se de fazer a subida com roupas apropriadas para a neve e temperaturas extremas. Contrate uma empresa que lhe passe confiança, pois o passeio realmente exige bastante do participante e fazer a subida com uma empresa de qualidade faz toda a diferença. Preste bastante atenção às instruções dos guias e siga as regras estabelecidas, um descuido pode provocar um grande acidente. 

A vista de cima do vulcão é incrível e a experiência gratificante. Não deixe de levar a câmera fotográfica! 


Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica Volcan-villarrica
Avalie Volcán Villarrica