Passeios em Pucón
Fazer passeios e atividades nos arredores de Pucón é o principal programa dos viajantes que desembarcam na cidade, afinal, o ecoturismo é grande forte por lá. Os "passeios", chamados de "excurciones" em espanhol, são as atividades que você faz com as agências turísticas; as agências te levam com um guia para conhecer um determinado lugar ou fazer uma atividade e depois te deixam em Pucón novamente.
Caminhando pelo centro, principalmente na Av. O'higgins, você verá uma variedade de agências turísticas que organizam passeios. Algumas empresas têm foco em atividades de aventura, outras em atividades aquáticas... alguns passeios podem ser feitos por conta própria, outros só devem ser feitos com as agências. Você pode organizar seus passeios através da internet antes mesmo de chegar, mas nossa sugestão é que você o faça apenas na cidade, para ver os preços em diferentes agências, tentar um descontinho ou simplesmente para ter certeza de que o passeio irá acontecer (alguns dependem de um número mínimo de pessoas).
Subir ao topo do Vulcão Villarrica, por exemplo, que é a atividade mais valorizada por lá, só pode ser feita com agências porque exige equipamento para neve e a presença de um guia que conheça o vulcão. A ascensão só é feita sob condições climáticas favoráveis, ou seja, em um dia de poucas nuvens e pouco vento - do contrário, a subida é cancelada até que o dia esteja propício. Não é incomum algumas pessoas passarem alguns dias na cidade enquanto aguardam pela oportunidade de subir ao Villarrica. A subida é perigosa e pode levar até 7 horas, dependendo das condições da neve; no verão ela costuma ser mais rápida pois a quantidade de neve é menor.
Durante o inverno, o Villarrica funciona como estação de esqui e essa é uma ótima oportunidade para quem quer brincar e praticar esportes na neve. Você pode alugar equipamento de esqui ou snowboard e praticar um pouco, com o diferencial de descer um vulcão! Outra opção para quem procura um exercício mais leve é fazer uma caminhada com raquetes de neve, subir apenas um trecho do vulcão e admirar sua vista lá de cima!
Um passeio que pode ser feito por conta própria e que reserva paisagens lindas é o passeio que se faz no Parque Nacional Huerquehue. Esse parque tem algumas trilhas que podem ser feitas sem necessidade de um guia e uma delas é a trilha que leva aos lagos, no alto de um dos morros do parque. Mas atenção, o trekking mais tradicional é de nível intermediário e é cansativo, por isso não se aconselha visitar o parque e subir o vulcão Villarrica em dicas consecutivos.
Para conhecer um pouco da beleza das águas dessa região faça um passeio em Caburgua e visite o Lago Cabúrgua e os Ojos de Caburgua, um local com quedas d'águas pequenas, mas muito bonitas. Próximo aos Ojos de Caburgua está a Laguna Azul, que com a incidência do sol ganha uma tonalidade de azul incrível! Outro passeio muito legal é o que leva ao Salto el Claro, uma cachoeira com 80m de altura, com um banho geladíssimo, ótimo para se refrescar no verão. E para aqueles que preferem algo mais radical, a dica é fazer um rafting ou o hydrospeed, que é como um bodyboard nos rios.
Ainda falando das águas, você já deve ter ouvido falar que na região de Pucón há algumas termas e que elas são otimas para relaxar. As termas imperdíveis de se visitar são as Termas Geométricas, que ficam em grande altitude e no meio de dois morros, onde corre uma queda d'água e além disso ainda há várias piscinas com temperaturas diversas. A paisagem é incrível e a água deliciosa, vale a visita! Para fazer um passeio noturno, Los Pozones, outro conjunto de termas, é uma boa pedida.
Dica: Como há muitas empresas de turismo, visite algumas delas e faça o passeio com a que lhe passe mais confiança e que tenha equipamentos de qualidade. Há agências de todo porte na cidade, as que sugerimos são as empresas Patagonia Experience e Aguaventura.