Pucón

Passeios em Pucón

Fazer passeios e atividades nos arredores de Pucón é o principal programa dos viajantes que desembarcam na cidade, afinal, o ecoturismo é grande forte por lá. Os "passeios", chamados de "excurciones" em espanhol, são as atividades que você faz com as agências turísticas; as agências te levam com um guia para conhecer um determinado lugar ou fazer uma atividade e depois te deixam em Pucón novamente. 

Caminhando pelo centro, principalmente na Av. O'higgins, você verá uma variedade de agências turísticas que organizam passeios. Algumas empresas têm foco em atividades de aventura, outras em atividades aquáticas... alguns passeios podem ser feitos por conta própria, outros só devem ser feitos com as agências. Você pode organizar seus passeios através da internet antes mesmo de chegar, mas nossa sugestão é que você o faça apenas na cidade, para ver os preços em diferentes agências, tentar um descontinho ou simplesmente para ter certeza de que o passeio irá acontecer (alguns dependem de um número mínimo de pessoas). 

Subir ao topo do Vulcão Villarrica, por exemplo, que é a atividade mais valorizada por lá, só pode ser feita com agências porque exige equipamento para neve e a presença de um guia que conheça o vulcão. A ascensão só é feita sob condições climáticas favoráveis, ou seja, em um dia de poucas nuvens e pouco vento - do contrário, a subida é cancelada até que o dia esteja propício. Não é incomum algumas pessoas passarem alguns dias na cidade enquanto aguardam pela oportunidade de subir ao Villarrica. A subida é perigosa e pode levar até 7 horas, dependendo das condições da neve; no verão ela costuma ser mais rápida pois a quantidade de neve é menor. 

Durante o inverno, o Villarrica funciona como estação de esqui e essa é uma ótima oportunidade para quem quer brincar e praticar esportes na neve. Você pode alugar equipamento de esqui ou snowboard e praticar um pouco, com o diferencial de descer um vulcão! Outra opção para quem procura um exercício mais leve é fazer uma caminhada com raquetes de neve, subir apenas um trecho do vulcão e admirar sua vista lá de cima!

Um passeio que pode ser feito por conta própria e que reserva paisagens lindas é o passeio que se faz no Parque Nacional Huerquehue. Esse parque tem algumas trilhas que podem ser feitas sem necessidade de um guia e uma delas é a trilha que leva aos lagos, no alto de um dos morros do parque. Mas atenção, o trekking mais tradicional é de nível intermediário e é cansativo, por isso não se aconselha visitar o parque e subir o vulcão Villarrica em dicas consecutivos.

Para conhecer um pouco da beleza das águas dessa região faça um passeio em Caburgua e visite o Lago Cabúrgua e os Ojos de Caburgua, um local com quedas d'águas pequenas, mas muito bonitas. Próximo aos Ojos de Caburgua está a Laguna Azul, que com a incidência do sol ganha uma tonalidade de azul incrível! Outro passeio muito legal é o que leva ao Salto el Claro, uma cachoeira com 80m de altura, com um banho geladíssimo, ótimo para se refrescar no verão. E para aqueles que preferem algo mais radical, a dica é fazer um rafting ou o hydrospeed, que é como um bodyboard nos rios. 

Ainda falando das águas, você já deve ter ouvido falar que na região de Pucón há algumas termas e que elas são otimas para relaxar. As termas imperdíveis de se visitar são as Termas Geométricas, que ficam em grande altitude e no meio de dois morros, onde corre uma queda d'água e além disso ainda há várias piscinas com temperaturas diversas. A paisagem é incrível e a água deliciosa, vale a visita! Para fazer um passeio noturno, Los Pozones, outro conjunto de termas, é uma boa pedida. 

Dica: Como há muitas empresas de turismo, visite algumas delas e faça o passeio com a que lhe passe mais confiança e que tenha equipamentos de qualidade. Há agências de todo porte na cidade, as que sugerimos são as empresas Patagonia ExperienceAguaventura

  • Hidrospeed

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Hidrospeed é uma atividade que se assemelha a um bodyboard na água. Nele, você fica em cima de uma pequena prancha e, deitado, enfrenta a correnteza do rio e segue o fluxo d'água. 

    É uma atividade diferente e não tão popular no Brasil, por isso é ideal para quem gosta de conhecer coisas novas e se...

  • Lago-caburgua

    Lago Caburgua

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Lago Caburgua fica no povoado de Caburgua, a cerca de 30km de Pucón. O lago possui águas cristalinas e está cercado por bastante mata, além de um morro, que na verdade é um vulcão inativo, chamado Vergara. 

    Esse lago é bastante bonito para um passeio em dia de sol, principalmente no verão. Ele tem duas praias,...

  • Parque-nacional-huerquehue

    Parque Nacional Huerquehue

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    O Parque Nacional Huerquehue está localizado a cerca de 35km de Pucón e é um dos passeios que você pode fazer por conta própria. O local é de uma beleza ímpar, tem lagos, as famosas araucárias típicas da região, cachoeiras e trilhas perfeitas para quem gosta de praticar exercícios físicos e...

  • Ojos-del-caburgua

    Ojos del Caburgua

    Nota: 3.5 de 10 (1)

    Ojos del Caburgua é um conjunto de quedas d'águas a cerca de 20km de Pucón. O local é bem interessante para quem gosta de natureza e deseja fazer um passeio rápido, visitando um dos principais pontos de interesse da área.

    A área das cachoeiras é bonita e fica cercada por árvores. Para chegar até elas...

  • Cavalgadas

    Nota:  de 10 (0)

    Para quem gosta de animais, uma das atividades mais legais que Pucón tem a oferecer são as cavalgadas. A região ao redor da cidade é rural, então é ideal para quem busca um cenário relaxante para fazer uma atividade ao ar livre e ter contato com a natureza. Mesmo quem nunca cavalgou é capaz de realizar a atividade, o...

  • Cuevas Volcánicas

    Nota:  de 10 (0)

    As cuevas vulcânicas são cavernas formadas pelas lavas dos vulcões. Mais do que um passeio para conhecer as cavernas, é uma atividade instrutiva, interessante para aprender como se formam os vulcões, suas características nos momentos de erupção, os tipos atividade que eles possuem etc. É uma atividade para toda...

  • Rafting

    Nota:  de 10 (0)

    O rafting é uma das atividades mais interessantes que podem ser feitas em Pucón. Para quem não está familiarizado, o esporte consiste em descer corredeiras em botes, em grupo; nelas, as pessoas necessitam remar e se equilibrar para manterem-se firmes aos botes. É uma atividade que exige um pouco de espírito aventureiro e...

  • Salto-el-claro

    Salto El Claro

    Nota:  de 10 (0)

    O Salto El Claro é uma cachoeira com cerca de 80m de altura. A queda d'água é belíssima, fica numa clareira na mata e tem uma água super gelada que refresca bastante no verão. O volume de água não é tão grande, mas a altura da cachoeira sim, e isso causa um efeito lindo!
    Nossa dica é chegar bem...

  • Termas de Trancura

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas Trancura são piscinas termais naturais com diferentes temperaturas. O lugar tem tanto as termas ao ar livre como termas em um ambiente fechado, então você tem a oportunidade de escolher a que considerar melhor (se estiver muito frio, o lugar fechado acaba sendo mais confortável).

    O local tem termas de estrutura rústica e é...

  • Termas-geometricas

    Termas Geométricas

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas Geométricas são piscinas naturais de águas quentes que possuem temperaturas entre 35º e 45ºC. Como são quentes e têm diversos minerais na composição das águas, elas provocam sensação de relaxamento e bem estar. A existência das termas está ligada ao fato de que essa...

  • Termas Los Pozones

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas Los Pozones são um conjunto com 5 termas nas proximidades de Pucón. As termas são piscinas de águas quentes, entre 36ºC e 44ºC, fenômeno explicado pela proximidade da região com os vulcões. Próximo a elas passa o Rio Liucura. 

    São termas rústicas, cercadas por pedra e de...

  • Volcan-villarrica

    Volcán Villarrica

    Nota:  de 10 (0)

    O Vulcão Villarrica é o grande símbolo de Pucón. É um vulcão bonito de se admirar, ativo, que tem cerca de 2800m até seu topo e, ao menos o cume, está coberto por neve o ano todo. Subir ao extremo do vulcão é um grande desafio e o principal objetivo de muitos aventureiros que visitam essa parte do Chile.

    ...

Tudo que você precisa saber sobre Pucón!

Esse texto sobre Passeios em Pucón faz parte do guia de Pucón no Melhores Destinos

Comentários para Passeios em Pucón

  • Missing Marcelo Xavier há mais de 6 anos

    Camille, boa noite.

    Desejo visitar Pucón com meu filho de 13 anos. Gostaria de saber se há alguma restrição/impedimento em passeios quanto a idade dele?
    Outra coisa, referente à recomendações, além de roupas e calçados apropriados, há mais alguma em especial a ser observada?
    Obrigado

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Marcelo. Tudo bem?
    Eu acredito que vocês poderão fazer vários passeios, mas na minha opinião, o ideal seria não incluir no roteiro atividades de muito esforço físico. Subir o vulcão Villarica, por exemplo, acho muito complicado. Ir aos pés do vulcão para brincar na neve e conhecer, tudo bem. Vocês podem visitar as praias, ir às termas geométricas, visitar o Salto El Claro e até fazer um rafting.
    Você pretende alugar um carro? Se sim, talvez valha a pena ir até Valdívia, que tem um mercado onde ficam leões marinhos (acho que para crianças é divertido).
    Em que período você pretende viajar?

  • Missing Marcelo Xavier há mais de 6 anos

    Camille, bom dia. Tudo ótimo e contigo ?

    Primeiro, obrigado pelo seu retorno. Acompanho o site a anos e tem me ajudao muito nas viagens que já realizei para o Chile, Argentina e Uruguai. Show de bola as dicas. Parabéns !

    Desejo realizar a subida parcial do vulcão, se valer a pena em relação ao valor.

    Com relação ao aluguel do carro no local, não tinha pensado nisso. Além do passeio a Valdívia, vale a pena alugar carro lá?

    Com relação ao período ainda não defini, pois o problema é que meu filho deseja esquiar e eu desejo aproveitar os passeios com sol. Pensei ir em abril ou talvez em agosto/setembro, porém estou preocupado se as empresas irão fechar passeios nesta época e se os valores por lá nesta época não sejam muito altos. O que você sugere?
    Obrigado !

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Marcelo! Comigo tudo bem também!
    Obrigada pelo comentário, fico feliz que você sempre aproveite nossas dicas! :)

    Eu acho que vale a pena alugar o carro sim. Vai te dar mais liberdade para fazer os passeios, ir e voltar dos lugares na hora que você preferir e visitar os lugares que achar melhor sem se prender ao transporte das empresas.
    Eu consegui fazer tudo sem carro, mas me limitou um pouco... Alguns passeios, como as Termas Geométricas, ficam distantes e é nesse momento que o carro faz diferença.

    Estive em Pucón em outubro, tinha neve no vulcão e ainda nevou quando subimos! Fizemos um passeio com raquetas de neve e foi legal. Acho que setembro seria um bom mês se seu filho quer esquiar...
    Pelo que me lembro, dos 5/6 dias que passei por lá, só choveu em um deles. Nesse quesito a gente tem que contar com um pouco de sorte também.

    Qualquer coisa, é só perguntar!
    Abs :)

  • Missing Marcelo Xavier há mais de 6 anos

    Ei, Camille.

    OK. Desejo fazer a maioria dos passeios citados por você. Quantos dias você sugere para estar em Pucón? Você pode indicar algumas agências de passeios ou sites delas?

    Abraços e até a próxima.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 6 anos

    Oi, Marcelo! Eu penso que uns 3 ou 4 dias são o suficientes para ficar por lá... mas se você quiser dedicar alguns dias somente ao esqui, é bacana ficar mais um pouquinho. Se quiser prolongar um pouco a viagem você poderia ir também para Puerto Varas.
    Aqui estão links de duas empresas que achei boas: http://www.patagoniaexperience.cl/ e http://www.aguaventura.com/
    Abs! :)

  • Missing Marcelo Xavier há mais de 6 anos

    Camille, bom dia.

    Show de bola. Mais uma vez obrigado pelas dicas. Irá me ajudar bastante.

    Abraços.

  • Missing yeda lins há quase 6 anos

    OI Camille, vou em dezembro para Pucon com minha filha de 16 anos. Estou lendo tudo a respeito e anotando suas dicas de passeios. não pretendo alugar carro. Minha ideia é usar ônibus e bicicletas. Não vejo muitas fotos da parte interna da cidade, é bonita? Tem um centrinho com feira de artesanato, certo? A cidade é mais cara que São Pedro de Atacama, por exemplo? É possível fazer vários passeios de bicicleta? Obrigada,

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Yeda. A cidade é charmosinha... não tem edifícios altos, tem bastante construções em madeira e alguns jardins. Acho que é mais barata que San Pedro... Você pode fazer passeios para locais próximos de bicicleta, mas há atrações que são bem distantes e para esses, se você não tem carro, é melhor fazer os passeios oferecidos pelas agências.

  • Missing yeda lins há quase 6 anos

    Oi Camille, obrigada. Li acima que você aconselha 3 ou 4 dias na cidade. Na verdade vou ficar seis, incluindo a noite de Natal! Se for muito tempo, posso tirar um dia para passar em Huilo Huilo, o que acha? E sobre transporte, comprei um trecho aéreo de Santiago até Temuco e depois vou agendar um transfer para Pucon. Sei que o ônibus leito é bom, mas preferi o avião por questão de tempo e comodidade para vir e voltar a Santiago. Você sabe o valor do transfer a partir de Temuco?

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, Yeda. Eu acho que com o tempo que você tem, dá tranquilamente para ir para Huilo Huilo. Eu não sei dizer o valor do transfer, mas se você pudesse recomendo que alugue um carro porque realmente iria facilitar seu transporte pela cidade, inclusive para ir para Huilo Huilo e fazer outros passeios.

  • Missing yeda lins há quase 6 anos

    Ok obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Letícia... não conheço esse lugar. Seria Cusco?

  • Missing Helizely Viana há mais de 4 anos

    Olá Camille. Pretendo ir a Pucon, porém sozinha e fico meia confusa em relação a alguns passeios. Por exemplo, caminhar pelos parques desacompanhada, é uma boa ideia? Recomenda? É uma viagem que dá para fazer sozinha? Obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Helizely. Tudo bem?
    Eu também estava sozinha quando estive em Pucón e embora não ache o local inseguro, achei uma ideia melhor fazer esses passeios para áreas mais remotas com uma guia. Ela conhecia bem a região, o que facilitou bastante. Tem lugares que você pode ir sozinha com mais facilidade, mas trilha no meio do parque eu fiquei com um pouco de receio. De repente, se você se hospedar em um hostel, por exemplo, pode fazer amizade e ir com outros hóspedes - em alguns países já fiz passeios dessa forma.

  • Missing yeda lins há mais de 4 anos

    Oi Helizely, estive em Pucon com minha filha de 17 anos e não aluguei carro. Não senti medo em momento nenhum. Fizemos a trilha do Parque Nacional Huerquehue que é bem sinalizada, não tem como se perder ou sair da rota. Os outros passeios foram os indicados aí na matéria. Pucon é uma cidade segura, linda e tem bastante coisa para se ver e fazer. Não perca o rafting no rio Trancura!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.