Pucón

Quando ir a Pucón

Pucón é uma cidade para fazer atividades ao ar livre, curtir a natureza, praticar esportes e participar de passeios... para nós, brasileiros e muitas vezes sedentos por um pouquinho de neve, é capaz que o primeiro pensamento seja visitar a cidade no inverno, quando a neve realmente se faz presente. Acontece que, na verdade, a alta temporada na cidade é no verão e é nesse período que Pucón vive seus dias de glória. 

Pucón tem temperatura média anual de 12ºC. O inverno é o período de temperaturas amenas, em torno dos 8ºC, e de chuvas, que nas condições climáticas favoráveis viram neve. Essa é a época do ano indicada para quem realmente faz questão de esquiar ou praticar outros esportes na neve. Na cidade de Pucón mesmo não é comum nevar, mas nos locais mais altos, como o Vulcão Villarrica ou os morros, como onde estão as Termas Geométricas, é mais comum que se caia neve.

Se no inverno faz frio e é estação chuvosa, no verão faz calor e é a estação mais seca. O Villarrica continua com neve em seu topo (ela fica lá durante todo o ano), mas as médias de temperatura pulam para os 22ºC, sendo que em dias quentes é comum fazer 30ºC. Nesse período, Pucón vira um verdadeiro "balneário" de verão, com pessoas dispostas a curtir as praias de água doce e até mergulhar, embora elas continuem geladas para nossos costumes. No verão chega a haver mais de 15h de sol por dia, ou seja, os dias terminam tarde, contra 10h de sol no inverno. 

A melhor época para viajar depende do objetivo de cada um. Se você quiser curtir o frio a dois e aproveitar a neve, o inverno será melhor; mas se preferir fazer atividades ao ar livre, ver a cidade cheia de gente e se não gostar de frio, vá no verão. 

Como a alta temporada é no verão, espere encontrar valores mais altos nesse período. Em períodos de férias, como julho, e feriados também espere que a cidade esteja mais cheia e os valores mais acentuados. Se quiser economizar, procure viajar nas estações de transição -- outono e primavera -- em que não faz muito calor ou muito frio. 

Se você viaja sozinho ou em um grupo reduzido, é possível que enfrente um pouco de dificuldade nas agências para fazer alguns passeios que exigem um número grande de participantes. Nossa dica para quem quer fazer passeios nesse período é consultar diariamente várias empresas turísticas e fazer os passeios com aquelas que tiverem grupos disponíveis para encaixá-lo. 

Tudo que você precisa saber sobre Pucón!

Esse texto sobre Quando ir a Pucón faz parte do guia de Pucón no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Pucón

  • Missing Eric há 5 anos

    Boa tarde!

    Gostaria de visitar Pucón no mês de Maio, corro o risco de pegar uma semana só com chuvas?

  • Missing mariana há 5 anos

    Ola camile,
    gostaria muito de saber se o custo de pucón pra huilo huilo é muito caro, e se você pode me ajudar
    na questão de ida e volta, quantos dias e necessario pra ficar lá? como ir ? alugar um carro ou ir de onibus? e a minha primeira viagem e ou meia que sem noção !
    agradeço desde de já!

  • 264mw Camille Panzera há 5 anos

    Oi, Mariana. Não acredito que seja fácil chegar lá de ônibus, então o ideal seria ir de carro. Diria que 2 dias são suficientes para aproveitar o lugar e algumas atividades. Dá uma olhadinha no site do Huilo Huilo ou entre em contato com eles para ter mais informações! Abs

  • Cymera20180117105643 Suzana há 4 anos

    Boa noite
    Gostaria de saber se pucon fica próxima a Villarrica? Qual o melhor período para ter neve nessa região?

  • 264mw Camille Panzera há 4 anos

    Bom dia, Suzana. Não é comum ter neve na cidade, apenas no vulcão. Inverno é a época que você encontrará neve por lá ( junho, julho, agosto).

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.