Pucón

Como chegar a Pucón

Pucón está a cerca de 780km ao sul de Santiago, capital chilena, e a maneira mais fácil de chegar à cidade é de avião, claro. Para quem prefere economizar, é possível encontrar empresas que fazem o trajeto entre Santiago e Pucón de ônibus; como as estradas do Chile são boas e as empresas de ônibus de qualidade, fazer esse trajeto de ônibus não é nenhum bicho de sete cabeças, principalmente se você o faz à noite, dormindo. 

Avião
Pucón tem um aeroporto de pequeno porte, mas ele fica fechado a maior parte do ano e recebe poucos voos, a maioria no verão. Dessa maneira, o aeroporto de Pucón acaba não sendo a alternativa que as pessoas mais utilizam para chegar a cidade, e sim os aeroportos de cidades vizinhas, como Temuco e Valdívia. As empresas que operam nessas cidades são a Lan e a Sky, sendo a maioria dos voos originários de Santiago. Para os brasileiros, a melhor maneira de chegar a Pucón de avião é utilizar as companhias Tam e Lan, que permitem que se compre um bilhete saindo de diversas cidades brasileiras onde a Tam opera, e em seguida prosseguir viagem no Chile, com a Lan. 

O Aeroporto de Temuco, Aeroporto Araucanía, está a pouco mais de 100km de Pucón e Aeroporto de Valdívia, Pichoy, está a cerca de 122km de Pucón; ou seja, depois de chegar em algum desses dois aeroportos você ainda terá que completar um trecho de 1h30/2h via terrestre até chegar na cidade.

Ambos os aeroportos são boas opções para quem tem como destino final a cidade de Pucón, mas o Aeroporto de Temuco acaba sendo mais utilizado. Ele é mais moderno e fica mais próximo do centro de sua cidade. Independentemente do aeroporto escolhido, tenha em mente que ambos são terminais de pequeno porte, com estrutura limitada e que operam poucos voos diários. 

Saindo do Aeroporto
Para ir do Aeroporto de Temuco até Pucón você pode utilizar táxis, transfer ou ônibus.
O táxi é uma opção mais cara, afinal, serão mais de 100km de estrada, mas o transfer é uma alternativa viável e que oferece o conforto necessário para quem já passou várias horas voando.

Caso opte por um transfer direto até Pucón, há duas opções: chegar no aeroporto, procurar pelo balcão de transfer do próprio aeroporto e contratar o serviço lá mesmo (que sairá mais barato se for compartilhado com outras pessoas); ou entrar em contato com uma empresa que faz o serviço antes de viajar, ver sua disponibilidade e o número mínimo de passageiros que se pede para contratação do serviço. A diferença entre os dois serviços é que se você contrata o transfer antes de chegar, já saberá qual será exatamente o valor a ser pago pelo trajeto. 

Algumas empresas que podem fazer esse trajeto são a Politur e Puconia Tour.

Outra alternativa é não contratar nenhum serviço e fazer tudo por conta própria. Para isso, pegue um táxi ou transfer (mais barato) do aeroporto de Temuco até o terminal de ônibus JAC, e no terminal compre uma passagem de ônibus para Pucón. Os ônibus saem do terminal com regularidade. Ao chegar a Pucón, você pode pegar mais um táxi até o seu hotel ou ir caminhando, caso seja seu local de hospedagem seja próximo do terminal de ônibus. 
 

Para ir do Aeroporto de Valdívia até Pucón a cena é um pouco menos favorável. Isso porque o aeroporto localiza-se mais distante de Pucón e ainda está a cerca de 30km do centro de sua cidade.

Um táxi entre entre o Aeroporto de Valdívia e Pucón fica um pouco caro, por isso o transfer compartilhado poderá ser mais vantajoso dependendo do tamanho do grupo a fazer a viagem. 

Para ir por conta própria, em ônibus, você terá que tomar um táxi entre o Aeroporto de Pichoy e o terminal de ônibus de Valdívia, localizado no centro da cidade e a cerca de 30km de distância, e só então pegar o ônibus entre Valdívia e Pucón.
O caminho inverso, entre Pucón e o Aeroporto de Valdívia é mais fácil, pois o aeroporto está na rota do ônibus; você pode pedir ao motorista para deixá-lo na estrada de acesso do aeroporto, sem precisar descer no centro da cidade. 

De ônibus 
Fazer o trajeto de ônibus entre Santiago e Pucón é uma alternativa excelente para quem deseja economizar. Tudo bem que a viagem de ônibus entre a capital do Chile e Pucón leva cerca de 11h contra 1h20 de voo, mas viajar de ônibus em terras chilenas é uma alternativa de bom custo-benefício.
As estradas do país são boas, as empresas têm ônibus confortáveis e com bons serviços e as passagens não custam uma fortuna (as mais baratas chegam a custar $10.000).

Entre as empresas que você pode utilizar para fazer a viagem estão a Tur BusJAC e Pullman.
Saiba que no Chile é comum as empresas terem seus próprios terminais de ônibus, então há diferentes endereços na cidades para pegá-los. No Brasil as rodoviárias recebem ônibus de diferentes empresas no mesmo terminal; no Chile casa empresa tem seu terminal; ou seja, a JAC tem um terminal e a Tur Bus tem outro, por isso, confira direitinho de onde sai e chega o seu ônibus. 
 

De carro:
Tanto para quem parte do sul ou norte, o acesso principal a Pucón é feito pela Ruta 5 Sur. A viagem entre Santiago e Pucón tem cerca de 780km e leva em torno de 10h. 

  • Aerodromo-pichoy-zal

    Aeródromo Pichoy (ZAL) (Aeródromo Pichoy)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Valdivia, conhecido como Pichoy, está localizado a cerca de 30km do centro da cidade e a cerca de 120km de Pucón. É um terminal de pequeno porte, que opera apenas alguns voos diários da Lan e Sky e que possui uma estrutura bem simples para o turista.
    Nele você encontrará duas pequenas lanchonetes, um restaurante uma...

  • Aeropuerto de Pucón (ZPC)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Pucón está a cerca de 5km do centro da cidade e é um aeroporto de pequeno porte que atende a pequena cidade de Pucón. Ele está cercado por bastante vegetação e funciona principalmente durante o verão, período considerado de alta temporada, em que companhias como Lan e Sky têm voos sazonais...

  • Aeropuerto-la-araucania-zco

    Aeropuerto La Araucanía (ZCO)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Temuco, La Araucanía, está localizado a cerca de 15km do centro da cidade e é um dos principais aeroportos para se chegar a essa região do Chile, em especial a cidade de Pucón.

    É um aeroporto novo e moderno, porém pequeno. Ele recebe apenas alguns voos diários (tem capacidade para até 4 aeronoves...

  • Terminal de Buses JAC

    Nota:  de 10 (0)

    A JAC é uma das grandes empresas de ônibus do Chile que atende a cidade de Pucón. Seu terminal de ônibus fica bem localizado e de fácil acesso, próximo da Av. O´Higgins, a principal via da cidade. Próximo ao terminal há comércio, ponto de ônibus, além de táxis privados. 

  • Terminal de buses Pullman Bus

    Nota:  de 10 (0)

    O terminal de ônibus da Pullman fica no centro de Pucón e de fácil acesso para as pessoas que necessitam utilizá-lo. A Pullman é uma das grandes empresas de ônibus do Chile que pode ser utilizada para recorrer todo o país, inclusive fazendo o trajeto entre Santiago e Pucón. 
    Vale lembrar que, no Chile, as...

  • Terminal de Buses Tur-Bus

    Nota:  de 10 (0)

    A Tur Bus é uma das maiores empresas de ônibus do Chile e uma das empresas que pode ser utilizada para chegar a Pucón. Seu terminal de ônibus fica próximo ao centro da cidade e a partir dele você pode se deslocar para outras áreas da localidade. É um terminal pequeno e sem muito conforto, utilizado apenas para uma...

Tudo que você precisa saber sobre Pucón!

Esse texto sobre Como chegar a Pucón faz parte do guia de Pucón no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Pucón

  • Missing Janaína Soares há mais de 4 anos

    Olá Camille, como faço para comprar passagens para Temuco, direto de Brasília? Tem alguma empresa que faz Brasil - Temuco?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Janaína. Você consegue comprar com a Tam/Lan! Acho que é a única empresa que dá para comprar toda a viagem. Abs!

  • Missing yeda lins há mais de 4 anos

    Olá, estarei viajando para Pucon no feriado de abril do ano que vem, com meus dois filhos (22 e 15 anos). Por enquanto só tenho o aéreo até Santiago, e a viagem será curta... o que vocês recomendam? Chegar em Santiago e embarcar direto de Ônibus até Pucon? Ou comprar um aéreo e ir do aeroporto para lá? Poderia dar uma ideia do valor do aéreo, em dólares? Ou da passagem de ônibus também? Obrigada,

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Yeda. A melhor opção dependerá do que você prioriza... se quiser gastar menos, viaje de ônibus, mas se quiser chegar mais rápido e puder pagar por isso, viaje de avião. A viagem é um pouco longa, mas se você fizer pela noite, nem dá pra sentir direito porque os ônibus são confortáveis e as cadeiras inclinam.
    Para ver os preços dos voos você pode olhar no site da Lan e o valor das passagens de ônibus no site da TurBus. Abs!

  • Missing VANESSA LOPES há mais de 3 anos

    Bom dia camille, nao consigo encontrar passagens aéreas de Guarulhos x Temuco??

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Vanessa. Pesquisando no site da Latam você encontra. Abs

  • N4myq Cynthia Isabelle há mais de 3 anos

    Boa tarde!!
    Em setembro me caso e estamos pensando em programar nossa lua de mel em uma viagem entre Argentina e Chile. Pretendemos chegar de em Buenos Aires e de lá alugar um carro e seguir para Pucon.
    Gostaria de saber se esta viagem é indicada e quais são os cuidados e requisitos quanto à documentação para entrar no Chile.
    Muito obrigada!!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Cynthia. Sim, são destinos muito bonitos para conhecer. Para viajar ao Chile e Argentina você só precisa do RG em bom estado de conservação e que permita a fácil identificação de seu portador. Abs

  • Gtdtj Alexandre Cesar Barroso há 3 anos

    Olá Camille!
    Vamos para Santiago em julho de 2017 e já estamos programando os passeios.
    Estamos pensando em ir para Pucón e Puerto Varas também. Como vamos em 05 pessoas, acredito que ir por avião está descartado. Estamos pensando em alugar um carro ou ir de ônibus.
    Nossa ideia seria ficar uns 02 dias em Pucón e mais uns 02 dias em Puerto Varas e depois voltar para Santiago. Minha maior dúvida é se em Julho vou pegar estradas com neve/gelo (não tenho prática).
    O que você me sugere?
    Muito obrigado pela sua atenção.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Alexandre!
    Eu acredito que você não tenha problema com neve na estrada. É bem mais comum nevar nos Andes/morros do que na cidade. Das vezes que fui para essa região, mesmo no inverno, não vi neve nas pistas. É claro que pode acontecer, mas pelo que eu sei não é tão comum assim.
    Sugiro a você avaliar os custos da viagem de carro e ônibus, considerar a distância, o cansaço. Coloque tudo isso na balança e depois decida...
    Abs!

  • Gtdtj Alexandre Cesar Barroso há 3 anos

    Muito obrigado pela sua atenção Camille! Grande abraço.

  • Missing NELY OZAKI há quase 3 anos

    Estive verificando vôos para Temuco ou Valdívia a partir de SP, a LATAM não tem mais vôos para esta localidade (confirmei com o atendimento da LATAM). Há outra maneira? Se voar até Santiago, há vôos "domésticos" outros? Obrigada desde já.

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Nely, não há voos diretos para Temuco ou Valdívia saindo de SP. Conforme expliquei no texto, os voos para essas cidades saem de Santiago. A Latam continua fazendo a rota entre Santiago e essas cidades. É só entrar no site e colocar saída de GRU e ida para Temuco, por exemplo. Está lá. Se o atendimento disser que a Latam não vende esse destino, está equivocado.

  • Missing NELY OZAKI há quase 3 anos

    Obrigada pelo rápido retorno, Camille. Sim, eu tinha este conhecimento de que teria de fazer conexão em Santiago. Descobri que se colocar a data muito pra frente (pesquiso para outubro para ter idéia), a opção não vem :-( como para outros destinos do mundo... Agora refiz para abril e vieram as opções. E só um comentário: pessoal da LATAM bem despreparado no atendimento telefônico dizendo que não tem este destino!... :-(((( Obrigada de novo. Bjs

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Nely. Às vezes acontece realmente de pesquisar uma data muito pra frente e não aparecer os voos... mas geralmente isso ocorre quando a data do voo é superior a um ano da data atual.
    Pesquisa daqui umas semanas que de repente isso já se regularizou. Boa sorte! Bjs!

  • Missing yeda lins há quase 3 anos

    Nely, você pode tentar a Sky Airlines, eles tem voo de Ssntiago para Temuco!

  • Missing NELY OZAKI há quase 3 anos

    Obrigada por escrever Yeda! Eu tinha visto esta cia mas me pareceu que ficaria mais caro fazer os trechos separados... vou checar!! Valeu!

  • Vrctolattes Vinícius Rosa Cota há 2 anos

    Olá Camille. Parabéns pelo texto. Foi por meio dele que me animei a sair de Santiago (que chegarei em 12/01/18) e explorar um pouco mais o Chile. Um detalhe, você é parente do Prof. Túlio Hallak Panzera? É um grande amigo.

    Enfim, tenho uma pergunta sobre Pucón. Estou para comprar a passagem Santiago -> Temuco de avião pela Sky no dia 16/01 que está barato. Por outro lado, não estou conseguindo achar passagens de ônibus de nenhuma das empresas que você mencionou. Os formulários retornam todos vazios. É arriscado comprar lá no balcão do aeroporto? Ou será que é só porque estamos olhando com muita antecedência (3 meses).

    É que vou na alta temporada, em janeiro, e estou um pouco preocupado em acabar ficando em Temuco ou ter que desembolsar $$ em um táxi.

    Aliás, sabe qual é o horário do último ônibus saindo de Temuco?

    Obrigado e um cordial abraço!

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Vinícius. Obrigada pelo comentário. =)
    Sim, o Túlio é da minha família. Meu pai e o dele são primos hehe. Você é de São João?

    Eu acho que a falta de passagens no site se deve a antecedência realmente. Simulei algumas viagens no site da JAC, por exemplo, e não aparecem passagens pra dezembro. Mais pra frente as datas devem aparecer.

    Quantos às outras perguntas, fiquei em dúvida de qual seria o trajeto. Você quer saber o último ônibus saindo de Temuco e indo pra onde? Pucon? Se for isso, minha sugestão é pesquisar nos sites o trecho que você precisa em uma data próxima (tipo amanhã ou semana que vem)... os horários devem ser similares aos de janeiro. Outra vantagem de fazer uma simulação mais recente é que você pode ter ideia se os ônibus estão cheios ou não.

    Um adendo: você já considerou alugar um carro para circular por Pucon? Eu acho uma boa ideia.
    Abraços!

  • Vrctolattes Vinícius Rosa Cota há 2 anos

    Oi Camille.

    Sou de BH, mas moro em São João há mais de 8 anos, pois sou professor na federal aqui junto com o Túlio (departamentos diferentes entretanto).

    Sim, o trajeto seria Temuco -> Pucon e retorno. Pelo que eu pesquisei conforme sua sugestão, os horário são limitados, saindo de Temuco só pela manhã e voltando de Pucón só a noite. Considerando os horários disponíveis de vôos, isso implicaria na necessidade de dormirmos em Temuco tanto na ida quanto na volta caso viajemos de avião.

    Por conta disso, comecei a considerar seriamente viajar de ônibus desde Santiago. Seria nosso transporte direto para Pucón com "hotel" (poltrona do bus). Agora, a ideia do aluguel de carro é muito boa também. Apesar de que só usaríamos no traslado Temuco - Pucón - Temuco e no primeiro dia, pois no segundo queremos subir o Villarrica ou fazer trekking pelo Herquehue.

    O que você acha? Bus Santigo a Pucón OU avião + aluguel de carro? No demais, Pucón é imperdível para quem vai ao Chile, não é?

    Obrigado e um abraço!

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Vinícius. Que legal!! Quando estiver com o Túlio comente com ele que nos encontramos por aqui hehe.

    Seguinte... eu acho que têm ônibus de Temuco para Pucón mais tarde sim. Olhando na página da Turbus, vi que na semana que vem tem ônibus de Temuco para Pucón às 19h35... então eu suponho que seja um horário regular... não precisa dormir em Temuco.

    Vocês vão ficar dois dias em Pucón? Seria interessante conhecer também as Termas Geométricas. Qual o tempo total de vocês no Chile? Eu acho o Atacama encantador também... de repente se vocês tiverem tempo de ir, recomendo. Ou quem sabe em um próxima oportunidade, né?

    Procura pelo meu nome no Facebook que te ajudo por lá se você precisar!
    Abs!

  • Missing Thales Alves há 2 anos

    Olá.
    Estive em Pucon em setembro/2017. As empresas Latam, Sky e JetSmart fazem o trecho. Prefira ir por Temuco, por Valdívia há menos opções de transfer, usamos ônibus e foi muito demorado ao longo da rodovia (parava muito para subir e descer pessoas). Há como ir de ônibus para Temuco e a passagem é barata (2.800 pesos), de lá pegue taxi. Achamos um tranfer na agência Enjoy no Gran Hotel Pucon por 12.000 pesos, foi o melhor valor. Também há várias empresa de ônibus que saem de Santiago.

  • Yeh9x Jonathan Ludgero há 2 anos

    Olá,
    Primeiro gostaria de agradecer por essa postagem.. me ajudou bastante.. rs
    Mas gostaria de tirar mais uma dúvida... No aeroporto de Temuco, não há locadoras de carros? Se sim, saberia dizer quais são?? :)

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Jonathan... o aeroporto de lá é bem pequeno... me lembro de ver alguns balcões de empresas, mas acho que é melhor alugar um carro antes de ir. Talvez olhando o site do aeroporto você consiga essas informações.

  • Vrctolattes Vinícius Rosa Cota há 2 anos

    oi Jonathan, seguindo as dicas da Camille, fui ao website do aeroporto e descobri que eles tem nada menos do que 7 locadoras de carro por lá. Estou confirmando o horário de funcionamento para poder ficar tranquilo. Assim que tiver uma resposta, coloco aqui...

  • Img2216 ABEL BENITTIS há 1 ano

    Oi Camile, tudo bem ? Olha, estou programando um mochilão pelo Chile nas minhas férias do ano que vem, irei sozinho, pretendo ir de SP até Santiago, conhecer a cidade ir até o Vale Nevado, dpois ir até Pucón ( principal destino de minha viagem) e se der tempo tenho vontade de ir até o Peru conhecer Machu Pichu, minha pergunta é: tem algum lugar bom de conhecer entre Santiago e Pucón que vale a pena parar ? Pois pretendo ir de ônibus nesse trajeto e qual a melhor forma de ir pro Peru depois ? Obrigado pelas dicas. Abraço.

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Abel? Tudo bom?
    Entre Santiago e Pucón não conheço nenhuma cidade... mas já estive por mais de uma vez em Puerto Varas, que fica ainda mais ao sul do Chile. É também um destino bastante popular no país, bem tranquilo.
    No Norte do país fica ainda o Atacama. Sei que é fora do seu roteiro, mas se você conseguisse encaixar, acho que vale muito a pena. Para ir ao Peru, avião é a melhor alternativa... e acredito que você teria que sair de Santiago mesmo. Abs!

  • Vrctolattes Vinícius Rosa Cota há 1 ano

    Olá Abel, olá Camille.

    Tomei a decisão de ir a Pucón após visitar este website e conversar com a Camille e agradeço muito por essa sorte, pois é, de fato, um local merecedor da nota 10 que recebe. Tudo lindo e gostoso, com muito aventura. Subimos até a cratera do Villarica, fizemos o Tour pela zona, conhecemos Ojos del Carbugua (maravilhoso) e visitamos as termas de Menetue. Ainda fomos para o parque Herquehue, também maravilhoso. Comemos, passeamos e fizemos comprinhas, tudo ótimo! Vale muito a pena.

    Abel, quanto a uma cidade entre Santiago e Pucon, eu sugiro conhecer os vinhedos em Santa Cruz e visitar o excepcional museu del Colchagua, que tem um enorme coleção de peça pré-colombianas, bem como uma ala nova toda dedicada ao acidente com Los 33 na mina que é de emocionar. A cápsula original usada no resgate está lá. Se quiser uma experiência única, contrate o serviço do Ruta del Vino (https://www.rutadelvino.cl/). O trem vai e volta de Santiago mas, eventualmente, você pode combinar de não voltar para depois esticar sua viagem até Pucón.

    Por último, Abel, se me permite, o Vale Nevado no verão é uma atração morna na minha opinião. Para conhecer os Andes de perto, acho mais legal uma viagem de carro (ida e volta no mesmo dia) até Cajon del Maipó e o parque Valle del Yeso. Na ida, pare no restaurante Kunalka para apreciar comida Mapuche.

    Sucesso para você! O Chile é lindo!

  • Img2216 ABEL BENITTIS há 1 ano

    Nossa! muito obrigado Vinicius, vou seguir seu conselho e fazer as visitas sugeridas, não vejo a hora de partir, tenho certeza que voltarei bem melhor dessa viagem e não paro mais de viajar. Abraço e muito obrigado mais uma vez. Ah! uma dica pra todos que lerem, vou viajar somente com pontos sem por a mão no bolso para as passagens de avião.

  • Acxgm Laís Teixeira Rodrigues há 6 meses

    Oi Camile! Qual hotel vc indica em Santiago e em Pucon? Não quero nada luxuoso.. obrigada

  • 264mw Camille Panzera há 6 meses

    Oi, Laís. Santiago tem muitas opções e bairros diferentes... Depende do tipo de hotel e região que você procura. Escrevi sobre isso aqui: https://guia.melhoresdestinos.com.br/onde-ficar-santiago-56-301-p.html

    Sobre Pucón, deixei informações aqui: https://guia.melhoresdestinos.com.br/onde-ficar-em-pucon-162-1834-p.html Na época fiquei no hotel Gudenschwager, que era simples, mas tinha boa localização.

  • Frgvm Carolina Arrussul há 5 meses

    Olá Camile! Boa noite!
    Irei a ouvindo ônibus no final de agosto, estou em dúvida qual empresa comprar passagem, sabe me dizer qual tem o melhor custo beneficio?! Outro problema é que não consigo comprar pelo site, já que eles pedem um número de RG chileno e não aceitam o nosso do Brasil, acha arriscado comprar no dia da viagem?!
    Obrigada!!

  • 264mw Camille Panzera há 5 meses

    Bom dia, Carolina. Não entendi direito o trajeto que você pretende fazer... já viajei com a TurBus e Pullman e achei as duas legais. Pelo menos na época em que viajei de ônibus no Chile, achei o serviço melhor que no Brasil.
    Não acho que seja arriscado comprar no dia da viagem, mas acho que você deveria evitar comprometer todo seu planejamento e cronograma nesse detalhe. Veja se tem mais de um horário do trajeto de ônibus que pretende fazer, veja em diferentes empresas e se já estiver no Chile, compre uns dias antes em algum ponto de venda físico.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.