Huilo Huilo
Huilo Huilo é uma reserva biológica privada que faz parte da selva patagônica. Ela está a cerca de 120km de Pucón e mais do que um local para passar um dia, é um lugar para hospedar-se e curtir a natureza em suas mais variadas formas. A reserva é muito estruturada, tem diversos tipos de atividades a serem feitas e possui até hotéis. É um ótimo local para descansar e entrar em pleno contato com a natureza.
Localizada nas proximidades de Neltume e Puerto Fuy, Huilo Huilo visa a conservação da floresta temperada e está localizada aos pés do vulcão Mocho-Choshuenco, que tem 2.430 metros de altura. A reserva abriga uma grande variedade de plantas e árvores, incluindo as araucárias, que são árvores típicas dessa região e ecoturismo é sua principal atividade.
As pessoas que pretendem se hospedar em Huilo Huilo contam com quatro opções de acomodações, são eles o Nothofagus, Nawelpi, Reino Fungi e Montaña Magica. O interessante é que as acomodações agradam a públicos super variados, desde aqueles que querem viajar em grupo e fazer um "acampamento" (porém com melhor estrutura) aos que querem viajar a dois e ficar em cabanas reservadas e cheias de luxo no meio da mata. Nosso hotel foi o Nothofagus, que tem uma arquitetura incrível e parece uma casa na árvore -- todos os hotéis de Huilo Huilo são rústicos. E como Huilo Huilo fica em um local remoto, as refeições dos hóspedes são feitas no próprio hotel, em especial no gostoso restaurante do hotel Nothofagus.
Quem visita a reserva biológica conta com uma boa variedade de atividades a fazer e nossa sugestão é reservar ao menos dois dias para conhecer os principais pontos da região e fazer os principais passeios. Entre as atividades que o local oferece estão a subida ao vulcão Mosho-Choshuenco, cavalgadas, trilhas, passeios de barco, arvorismo, tirolesas, visita a cachoeiras, visita ao museu da reserva etc.
Nossa experiência foi bem interessante. Fizemos um passeio ao topo do vulcão Mocho-Choshuenco, onde colocamos nossos esquis e pudemos nos aventurar um pouco no esporte. Sob o vulcão há uma geleira, o que garante que no topo do vulcão haja neve o ano todo. A vista lá de cima é incrível e quem não quiser esquiar pode simplesmente brincar um pouco na neve e curtir a paisagem. Para fazer um passeio mais tranquilo e igualmente belo, faça uma pequena trilha que leva a parte inferior do Saltos del Huilo Huilo, uma cachoeira que fica em um rio de águas muito esverdeadas, principalmente com o contato do sol.
Outra atividade bacana que fizemos foi o canopy, que tem tirolesas e obstáculos do arvorismo -- indicadíssimo para quem gosta de aventura e não tem problema com altura. Em um dia de sol, faça o passeio de barco pelo Lago Pirihueico, que faz divisa com a Argentina; o lago tem cenários bucólicos encantadores, é uma delícia!
Para saber mais detalhes sobre valores das diárias nos hotéis, pacotes all inclusive e outros, visite o site da Reserva Biológica Huilo Huilo.