Transportes em Veneza
Veneza é um destino único no mundo e isso se comprova também no transporte público da cidade, que é feito por embarcações, o chamado vaporetto. Como em Veneza não circulam carros, a melhor forma de deslocamento por lá são as caminhadas, combinadas com trajetos de barcos.
Conhecendo Veneza a pé
Veneza é uma cidade onde se caminha muito e que tem cenários muitos convidativos às caminhadas. Por entre as ilhas e canais da cidade existem dezenas de pontes que sempre oferecem paisagens de cair o queixo!
Para conhecer a maior parte da cidade, as caminhadas serão suficientes. Em vários pontos de Veneza, você encontrará placas que indicam a direção de seus principais atrativos, como San Marco e Rialto.
Sugerimos que você use um aplicativo como o Google Maps, que irá te ajudar a se localizar e saber quais trajetos fazer — se conseguir baixar o mapa da cidade no celular, melhor ainda.
Perder-se em Veneza acaba sendo algo recorrente durante as andanças pela cidade, mas não se preocupe! Na verdade, perder-se é parte do passeio, aproveite!
Transporte de barcos — vaporetto em Veneza
O transporte público de Veneza é feito pelos barcos, conhecidos como vaporetto, no singular. Eles funcionam praticamente como os ônibus, parando nas estações pré-determinadas em seu percurso, mas ao invés de serem paradas em terra firme, elas ficam na água. Não é preciso sinalizar que você quer entrar ou sair da embarcação, porque elas fazem paradas em todos os pontos. Pode valer muito a pena adquirir o passe Venezia Unica para economizar no transporte da cidade, falo dele mais a frente!
Existem várias linhas de transporte do vaporetto na cidade, bem como vários pontos de parada. Sempre se atente à linha que você pretende pegar e se a embarcação está indo para o lado que você deseja (se não, você pode acabar pegando o vaporetto no sentindo contrário).
Dica: o vaporetto pode oferecer uma experiência legal simplesmente para passear por Veneza de barco. Se você tem esse propósito, pegue as linhas 1 ou 2 e faça um giro entre a área mais central da cidade.
O vaporetto é muito útil em trajetos distantes ou quando não é possível chegar ao local que se deseja apenas caminhando. Em alguns casos, ele pode ser útil também quando você precisa atravessar o Grand Canal (o maior canal da cidade) e não há nenhuma ponte que faça essa travessia por perto.
Os bilhetes do vaporetto até podem ser comprados dentro da embarcação, mas você precisa já ter a passagem comprada ao embarcar em determinados pontos, porque é com o seu bilhete que a cancela irá se abrir para ter acesso à plataforma de embarque. Os bilhetes podem ser comprado em diferentes bilheterias ao longo da cidade, assim como os passes.
Passe Venezia Unica — vale a pena?
A passagem do vaporetto em Veneza custa € 9 por até 75 minutos de uso, um preço não muito convidativo se formos comparar ao transporte público de outras cidades da Itália. Entretanto, pode valer muito a pena comprar o passe Venezia Unica, que permite utilizar o transporte de maneira ilimitada pelo período contratado.
Já usamos o passe algumas vezes e sempre achamos uma boa ideia não só pela economia no preço, mas também pela praticidade. Eles podem ser comprados previamente pela internet ou nas bilheterias do transporte público. O passe deve ser sempre validado antes que você entre na plataforma de embarque.