Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é um dos mais espetaculares destinos do Brasil. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é uma excelente pedida para quem deseja curtir um bom descanso. O mar transparente e incrivelmente azul dá a Arraial do Cabo a fama de “Caribe Brasileiro”, fama estampada na placa oficial de boas-vindas à cidade. O “alerta" prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira das praias de Arraial do Cabo, ainda à beira da estrada. Depois de passar o susto, aproveite para percorrer paraísos como as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Farol e a Praia do Forno. Temos certeza que você também irá se apaixonar por Arraial do Cabo!

O que fazer em Arraial do Cabo

Decidir o que fazer em Arraial do Cabo será tarefa fácil! Como bom destino litorâneo, Arraial do Cabo atrai pelas lindas praias e cenários dignos de muitos cliques! E as praias de Arraial do Cabo são especiais por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas, límpidas e ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial do Cabo em um dos melhores pontos de mergulho do país. É perfeito para o mergulho de cilindro e também para quem quer se divertir com a prática de snorkeling. O mar de Arraial do Cabo recebe espécies marinhas fantásticas, como golfinhos, orcas e baleias. Um espetáculo capaz de emocionar! 

Para curtir o mar de Arraial do Cabo intensamente, visitar lindas praias e ainda ter a oportunidade de ver grandes animais marinhos, não deixe de fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo, certamente uma das melhores atrações para quem está na cidade. Vale dizer a lindíssima Praia do Farol tem acesso apenas de barco, sendo assim, nada de perder o passeio! Se a pedida for por uma volta completa por Arraial do Cabo, vale também investir em um passeio de 4 x 4, com direito a lindos mirantes e visuais incríveis de Arraial do Cabo.

Uma viagem por Arraial do Cabo não estará completa sem um belo pôr do sol. Aproveite lugares como o Pontal do Atalaia, a Praia Brava e a Praia Grande para fechar uma tarde de passeio maravilhosa em Arraial do Cabo. À noite, relaxe nos bares e restaurantes da cidade, com direito ainda a uma boa noite de sono nas pousadas de Arraial do Cabo!

Praia-do-forno

Melhores praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo são as principais atrações da cidade e vale conhecer e curtir cada uma delas! As grandes estrelas entre as melhores praias de Arraial do Cabo são as Prainhas do Pontal do Atalaia, com a famosa escadaria de madeira; a Praia do Farol, acessível apenas de barco; e a Praia do Forno, com acesso de barco ou por trilha, onde há um mirante lindo com vista para o mar. As três são visitas imperdíveis!

Depois de conhecer as principais praias de Arraial do Cabo, vale conferir ainda a movimentada Prainha, primeira faia de areia a ser vista por quem chega à cidade e com lindo mar azul; a Praia Grande, com faixa de areia imensa e um lindo pôr do sol; a Praia Brava, escondidinha do grande público e muito especial; e ainda a Praia do Pontal, primeira praia de Arraial do Cabo e continuação da faixa que segue desde a cidade de Cabo Frio. Vale conferir ainda a Praia dos Anjos, de onde sai grande parte dos passeios de barco de Arraial do Cabo.

Quando ir a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma boa pedida de viagem para qualquer época do ano. Cada período é especial e você sempre será feliz em Arraial do Cabo. Vale ficar atento apenas aos feriados prolongados e período de férias escolares, quando a cidade lota de turistas e as praias podem estar bem cheias. Se possível, deixe para viajar fora da alta temporada.

Um detalhe que pode fazer diferença é a temperatura da água. Com fama de ter o mar bem gelado (e é verdade), Arraial do Cabo fica mais convidativa nos meses de verão, quando a temperatura tem leve aumento. Este é também o período com maior incidência de chuvas, mas nada que atrapalhe a viagem, já que o sol sempre reina no céu de Arraial do Cabo. Veja mais sobre quando ir a Arraial do Cabo.

Prainhas-do-pontal-do-atalaia

Pousadas e hotéis em Arraial do Cabo

Arraia do Cabo conta com uma boa rede de hospedagem, com pousadas, hotéis e casas de aluguel. O estilo da cidade não é luxuoso e o mais comum é encontrar hospedagens de padrão mais simples. A boa notícia é que os preços de pousadas em Arraial do Cabo costumam ser bem acessíveis, o que favorece até mesmo uma viagem de última hora. As praias que oferecem maior variedade de pousadas são a Praia dos Anjos, Prainha e Praia Grande, com poucas opções à beira-mar. Não há oferta de hotéis na Praia do Farol, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno e Praia Brava. No alto do Pontal do Atalaia há uma boa oferta de casas para aluguel com visual incrível. Vale o investimento! Quem deseja ficar bem localizado e não faz questão de estar à beira-mar, o Centro é uma boa opção. Como a cidade é bastante pequena, a partir do Centro é possível ir a várias praias caminhando. Confira nossas dicas de pousadas e hotéis em Arraial do Cabo!

Como chegar a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo está localizada a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro e para chegar você poderá encolher entre o trajeto de carro, ônibus, transfer ou avião. Para chegar a Arraial do Cabo de carro, o melhor trajeto é a partir do Rio de Janeiro, passando pela Ponte Rio Niterói, BR-101, Via Lagos (RJ-124) e RJ-140, em São Pedro da Aldeia. A estrada contornará Cabo Frio e te levará ao trecho final até Arraial do Cabo. 

Quem deseja viajar de ônibus até Arraial do Cabo contará com trechos operados a partir da Rodoviária Novo Rio (Rio de Janeiro) e também a partir do Terminal Tietê (São Paulo). Caso não haja passagem até Arraial do Cabo para a data desejada, compre para Cabo Frio e faça o final do trajeto de táxi, Uber ou ônibus urbano. Além do ônibus, vale ainda contratar os serviços de transfer que fazem o trajeto até Arraial do Cabo a partir do Rio de Janeiro.

Para chegar a Arraial do Cabo de avião, você poderá escolher entre os voos para o Aeroporto de Cabo Frio (CFB), distante 10 km de Arraial do Cabo ou para o Aeroporto de Búzios (BZC). É importante ressaltar que as rotas aéreas são muito limitadas, alguns trechos são oferecidos apenas na alta temporada e os poucos voos disponíveis (operados pela GOL e Azul) costumam ter preços altos. Confira mais detalhes sobre como chegar a Arraial do Cabo!

Um pouco sobre a história de Arraial do Cabo

Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias. Emancipada em 1985 e hoje parte do Parque Estadual da Costa do Sol, Arraial do Cabo tem história que data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, dita como uma das primeiras construídas no país.

Quanto tempo ficar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo pode ser visitada em um dia ou uma semana. Se você tem apenas um dia, faça o passeio de barco para conhecer as três principais praias (Forno, Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia). Para curtir Arraial do Cabo com mais calma, uma viagem de quatro dias é ideal! Agora, se você quer ter tempo de descansar e ainda visitar as vizinhas Cabo Frio e Búzios, fique uma semana em Arraial do Cabo. Quanto mais tempo em Arraial do Cabo, melhor! Desbrave as areias e praias de Arraial do Cabo e seja bem-vindo a este paraíso!