A capital e maior cidade da Grécia - berço do pensamento político, filosófico e inspiração artística e literária para a civilização ocidental - é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo. E não apenas por conta de toda a sua bagagem histórica e indiscutível contribuição, mas também devido a grande quantidade de belezas naturais, arquitetura impressionante, cultura popular, culinária excepcional e excelente clima (o verão grego é considerado um dos melhores da Europa).

Atenas pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Lá encontra-se a Acrópole mais famosa do mundo, local onde o visitante poderá ver de perto a estrutura de vários templos famosos, a exemplo do Partenon (século 5 a.C.), dedicado à deusa Atena. E, por falar em deuses e mitologia, Atena, a deusa da sabedoria, e Poseidon, o deus dos mares, são os personagens principais de uma das narrativas mais famosas sobre a dominação da capital grega.

Segundo o mito, durante uma disputa, Poseidon teria batido seu tridente em uma rocha do monte Acrópole, agitando as águas salgadas do oceano, enquanto Atena, filha de Zeus, plantou uma oliveira (árvore que posteriormente veio a se tornar o símbolo da capital); após o voto dado por 12 deuses do Olimpo, Atena foi declarada a vencedora da disputa e a cidade, então, batizada em sua homenagem. 

Ilhas gregas

Museus interessantíssimos, bairros, mercados, culinária de dar água na boca e praias próximas fazem de Atenas uma cidade repleta de opções para pessoas de todas as idades e gostos. O idioma oficial do país é o grego, porém o visitante que dominar a língua inglesa não terá dificuldades; além disso, placas com instruções no alfabeto ocidental foram instaladas por toda a cidade na ocasião dos Jogos Olímpicos de 2004, o que facilitou bastante a vida dos turistas.

Reserve ao menos três dias para aproveitar essa cidade que, à primeira vista, parece um pouco caótica (a Grécia, inclusive, foi um dos países mais afetados pela recente crise econômica), mas guarda uma das heranças mais importantes do continente europeu. Uma boa dica é aproveitar a ida a Atenas para explorar, também, as famosas e belíssimas ilhas gregas. Mykonos e Santorini, por exemplo, são facilmente acessadas de Atenas por ferryboat ou avião.