Istambul

Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia)

0 avaliação
0% recomendam
0

Com certeza um dos pontos mais famosos e importantes de Istambul. Reconstruída nada menos que três vezes, no mesmo local, a Basílica de Santa Sofia - ou Haghia Sofia, em grego - teve a sua primeira versão erguida pelo imperador Constantinius, em 360 a.C.; o prédio existente atualmente foi erguido a mando do imperador Justiniano (527-565 a.C.).

Primeiro foi uma igreja; depois, uma mesquita; até que, enfim, a basílica se tornou o que é hoje: um importante museu que impressiona por sua arquitetura imponente (com uma belíssima cúpula de 30m de diâmetro, no centro) e pela grande quantidade de riquezas guardadas em seu interior, a exemplo de valiosíssimos mosaicos do período bizantino (um dos maiores orgulhos do imperador Justiniano), vários elementos em mármore (como uma porta e vasos, próximos à entrada), entre outros.

O local, declarado patrimônio mundial pela Unesco e uma das paradas obrigatórias em Istambul, abre de terça-feira a domingo, das 9h às 19h, de abril a outubro, e das 9h às 17h, de outubro a abril.

Atenção: o local fecha para visitação durante os primeiros dias do Ramadã. O ingresso custa TL 25 (você pode usar o seu Istanbul museum pass) e guias em áudio podem ser adquiridos na entrada. Mais informações no website da basílica.

Como chegar: Bonde elétrico linha T1 Bağcılar-Kabataş (descer em Sultanahmet ou Gulhane).

Ayasofya Meydanı, Sultanahmet Fatih, Istambul
+90 212 522 17 50 - 522 09 89
http://www.ayasofyamuzesi.gov.tr

Basilica-de-santa-sofia Interior-da-basilica-de-santa-sofia Interior-da-basilica-de-santa-sofia Interior-da-basilica-de-santa-sofia Acesso-a-parte-superior-da-basilica-de-santa-sofia Basilica-de-santa-sofia
Avalie Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia)