O que fazer em Brasília
A concentração de cartões-postais em uma mesma avenida dá ao turista que chega a Brasília a impressão de conhecê-la em pouco tempo. Não se engane! A capital do Brasil vai muito além dos clássicos monumentos do Eixo Monumental. Se tiver apenas algumas horas para visitar a cidade, você sairá de lá com fotos que farão qualquer um acreditar que a conheceu intimamente. Em uma hora é possível conhecer o Congresso Nacional, Catedral, Palácio do Planalto, Museu da República e Memorial JK, que renderão um belo álbum de fotografias. Mas será suficiente?
O encantamento que a beleza arquitetônica de Brasília causa satisfaz os turistas mais apressados, porém o segredo está mesmo no interior desses prédios. E para visitá-los é preciso um pouco mais do que algumas horas.
Essa é a vantagem de Brasília: é possível conhecê-la em uma hora ou em um mês. Aproveite tudo o que a capital tem a oferecer. A cada visita, um novo roteiro o tornará ainda mais apaixonado pela cidade.
Está pensando em ir a Brasília? Confira mais dicas de onde ficar e os melhores hotéis da capital federal.
Visite os museus de Brasília e outros espaços dedicado à arte e cultura na cidade
Definir o espaço destinado à arte em Brasília é tarefa quase impossível. Isso porque toda a capital é uma grande sala de exposições. A arquitetura dos prédios por si só já transforma a cidade em um museu de arte moderna, porém as obras não são apenas arquitetônicas: esculturas de artistas como Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti estão ao alcance de toda a população, sem a burocracia dos museus tradicionais; os jardins assinados por Burle Marx e os painéis de Athos Bulcão levam arte, leveza e cor a prédios públicos e privados.
Obras de artistas locais também estão espalhadas pelo Plano Piloto. Fique atento a todos os lados: mosaicos do Gougon podem estar bem debaixo do seu nariz ou em uma das calçadas da W3. Se for difícil reconhecer algumas obras, certamente as bolas de metal colorido de Darlan Rosa – como as do Memorial JK – não passarão despercebidas. Olhar para as paredes na rua também é uma boa ideia: o grafite é tradição local. Se você estiver com sorte pode encontrar alguns trabalhos deixados por artistas gráficos como Os Gêmeos.
Se o dia estiver corrido, ou concentrar-se em um mesmo espaço for mais cômodo, não tem problema! Lá não faltarão opções de centros culturais, teatros e museus para enriquecer a sua viagem.
Veja Brasília do alto em um voo de balão
Do alto, Brasília consegue ser ainda mais bonita. Os conjuntos de blocos - quase sempre do mesmo tamanho - transformam a vista aérea em um grande Lego. A cidade parece mesmo ter sido desenhada. Os retângulos, em harmonia com as curvas das tesourinhas, formam belas figuras geométricas.
Na paisagem, destacam-se os prédios curvilíneos: o Museu da República, as cúpulas do Congresso Nacional, a Catedral, além da Ponte JK. Os edifícios – que comparados a outras metrópoles são bem mais baixos – permitem visão total do horizonte. O Lago Paranoá é um belo presente para compor a paisagem: a água azul, quando espelhada em dia sem vento, fica incrível!
Do alto da Torre de TV é possível ter uma visão bem central: de um lado, o Congresso Nacional; do outro, o Memorial JK. A formação das tesourinhas é deslumbrante. A partir da Torre Digital uma ampla imagem da capital é apresentada ao turista. É como tornar-se expectador onisciente: a sensação é de saber tudo o que se passa na cidade, de tê-la por inteiro. Sentimento oposto ao de quem sobe na Pira da Pátria. No centro da Praça dos Três Poderes, ela nos torna parte do todo, como se fôssemos o quarto poder. E se a intenção é ver de perto os poderosos, nada como o Restaurante do 10°. No anexo IV da Câmara dos Deputados ele presenteia o turista com uma vista única do prédio do Congresso Nacional. Agora, se o poder não lhe atrai tanto, uma das mais belas vistas da capital é também uma das mais populares: a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. De lá você terá a certeza de ser o regente – e o centro – da cidade, junto a outros milhares de trabalhadores que passam diariamente pelo local.
Para os amantes e profissionais de paisagens aéreas a indicação é o passeio de balão. Além da óbvia emoção do meio de transporte, é uma oportunidade incrível de ver Brasília bem do alto. E bota alto nisso! Como os passeios são no início ou final do dia, sempre com tempo bom, é certo que você verá um cenário lindíssimo! A viagem fica completa com o pouso nas águas do Lago Paranoá.
De vários pontos é possível conseguir uma vista panorâmica de Brasília. E o prédio nem precisa ser muito alto, já que a cidade é toda baixa. De cada um deles uma nova composição se revela. Sempre que estiver próximo a uma janela, não deixe de dar uma espiada: uma nova Brasília poderá estar ali.