Lago Pananoá
O Lago Paranoá é um lago artificial situado em meio à cidade de Brasília, sendo um dos lugares favoritos entre moradores e turistas que buscam um ambiente para curtir e relaxar na cidade. E, pode acreditar, não faltarão atividades para quem deseja experimentar o Lago Paranoá. Seja em um passeio de barco, um happy hour ao pôr do sol ou simplesmente uma caminhada pelos parques à beira-lago, você poderá vivenciar um pouquinho de um dos principais pontos turísticos de Brasília.
Está com viagem marcada para a capital? Confira nossas dicas de hotéis em Brasília, com opções de hospedagem nas melhores regiões da cidade.
História do Lago Paranoá
Diferente do que muitos podem imaginar, a ideia original da construção do Lago Paranoá não partiu de Lúcio Costa, urbanista que projetou a nova capital. Historicamente, o idealizador do Lago Paranoá foi o engenheiro, botânico e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, membro da 2ª Comissão Cruls, que aconteceu entre os anos de 1894 a 1895. Foi durante esta missão, mais de 60 anos antes da inauguração de Brasília, que ficou determinada a região que poderia abrigar um lago artificial. O projeto final, entretanto, ficou por conta de Lúcio Costa, que incluiu o Lago Paranoá nos desenhos da nova capital federal, na cota de 1000 metros acima do nível do mar.
Construído para servir como reservatório de água, fonte de energia e ponto de entretenimento para a capital Brasília, o Lago Paranoá tem 58km² de área e em alguns trechos alcança mais de 35 metros de profundidade. A obra só foi possível devido à construção de uma barragem, formando assim um lago de proporções gigantescas, tão grandioso que pode ser visto de diversos pontos da cidade. Conhecê-lo na totalidade é uma tarefa muito difícil, mas vale investir em alguns passeios que rendem ótimas experiências.
O que fazer no Lago Paranoá
O Lago Paranoá rende ótimas opções de passeio em uma viagem a Brasília. Seja em um tour de lancha, uma voltinha de SUP, um happy hour com vista para a ponte, ou uma tarde em um dos parques da região, você certamente será feliz às margens do Lago Paranoá.
Um dos lugares favoritos entre turistas e moradores que desejam curtir a orla do lago é o Pontão do Lago Sul, um complexo de entretenimento com diversos bares, restaurantes e pistas à beira-lago para relaxar. O momento ideal para o passeio é ao pôr do sol, quando o cenário fica ainda mais bonito. Aproveite e já emende com um happy hour ou boa refeição.
Entre os moradores da cidade, é muito comum procurar clubes para relaxar nos finais de semana. Muitas vezes é preciso ser sócio para frequentar os espaços, mas em alguns casos é possível pagar um day use ou conseguir convites. Caso queira ter a experiência de curtir um clube à beira do Lago Paranoá, uma boa pedida é o Na Praia, um espaço multiuso e aberto a todo o público, sem necessidade de ser sócio ou ter convite.
O passeio mais procurado entre os turistas que desejam curtir o Lago Paranoá é o passeio de barco, com trajeto no qual é possível observar parte da orla e ainda chegar pertinho da Ponte JK. Os barcos e lanchas, na maioria, saem do Pontão do Lago Sul, mas o passeio mais famoso é o chamado Mar de Brasília, com saída do hotel Royal Tulip e passagem pelo Palácio da Alvorada e Ermida Dom Bosco.
Para quem quiser uma experiência de navegação mais completa, é possível alugar embarcações particulares para o dia todo, o que permite tomar um bom banho no Lago Paranoá. Sim! O Lago Paranoá é próprio para banho e a atividade está entre as favoritas de muitos moradores da cidade. Ah! Se você for do time que gosta de agito, um bom ponto para mergulho é a Barragem do Lago Paranoá, onde diversas lanchas se unem para fazer festas bem animadas.
Para aproveitar a orla do Lago Paranoá, uma boa pedida é curtir os parques da região, com opções na Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte. Entre as melhores pedidas de parques para aproveitar o Lago Paranoá estão a Ermida Dom Bosco, o Parque da Asa Delta e a Península dos Ministros (com trajeto que vai até o Pontão do Lago Sul), todos localizados no Lago Sul. Já no Lago Norte, os destaques são o Parque das Garças e a Prainha do Lago Norte, sempre muito animada e com diversos quiosques.
Pôr do sol na Ermida Dom Bosco
Outra ótima opção para curtir a orla do Lago Paranoá é a Ponte JK, onde você encontrará diversos restaurantes e bares, além de ser possível alugar pranchas de stand up, caiaque e até pedalinho. Aproveite o passeio para ir até os pés da ponte e tomar um bom banho, mas não deixe também de investir em um jantar com vista para um dos principais cartões postais de Brasília.
Restaurantes com vista para o Lago Paranoá
Há diversas opções em Brasília de restaurantes com vista para o Lago Paranoá e vale aproveitar alguns deles durante a sua viagem. Com vista para a Ponte JK, vale conferir o Mangai, com um enorme buffet de comidas nordestinas; o Nau, com excelentes pratos e os mais diversos preparos de frutos do mar; o Mormaii Surf Bar, com clima descontraído e boa variedade de comidinhas leves; a Avenida JK Forneria, com pizzas e massas; e o Santé Lago Restaurante, com opções de pratos mais refinados. Você encontrará ainda alguns bares e quiosques para um petisco ou drink ao pôr do sol.
Na região do Pontão do Lago Sul, a oferta de restaurantes consegue agradar a diversos paladares e bolsos. Entre os destaques gastronômicos do Pontão está o Fausto e Manoel, um bar e restaurante muito tradicional em Brasília, com cardápio extremamente variado, que atende a todos os bolsos. É perfeito para um happy hour ao pôr do sol. Outro ponto que já é tradição em Brasília é o Mormaii Surf Bar do Pontão, sendo sempre um ótimo local para observar os barcos e competições esportivas no Lago Paranoá.
Para os lados do Setor de Clubes Norte, boas pedidas à beira do Lago Paranoá são o Rei do Camarão, o Restaurante Ki-Mukeka e o Doma Rooftop. Já na região do Setor de Clubes Sul, vale conferir a churrascaria Fogo de Chão, o Coco Bambu e o Rubaiyat. Não faltam opções de restaurantes em Brasília com vista para o Lago Paranoá.
Pontão do Lago Sul
Hotel à beira do Lago Paranoá
Para quem deseja um hotel à beira do Lago Paranoá, há boas opções na região, entre eles o Royal Tulip Brasília Alvorada, que tem uma piscina maravilhosa e uma boa dose de luxo; e o Brasília Palace Hotel, uma hospedagem histórica em um edifício projetado por Oscar Niemeyer.
Quarto com vista para o Lago Paranoá no Royal Tulip. Foto: Booking.com