Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal e o local oficial de trabalho do Presidente da República, em Brasília. Considerado uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto compõe o espaço da Praça dos Três Poderes, junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional, formando assim um dos mais icônicos complexos arquitetônicos da capital do Brasil.
O que ver no Palácio do Planalto
As portas do Palácio do Planalto foram oficialmente abertas em 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília. O edifício é um dos mais belos da cidade, sendo marcado por 9 colunas sustentadas somente por uma pequena ponta, dando a impressão da construção flutuar. Os méritos para tamanha beleza e leveza são do engenheiro Joaquim Cardozo, responsável pelo cálculo estrutural e por tornar realidade os esboços de Oscar Niemeyer.
Além das marcantes colunas, a fachada do Palácio do Planalto também é caracterizada pela longa rampa, que recebe chefes de estados e outras personalidades; as janelas que ocupam toda a fachada, permitindo observar o que acontece na Praça dos Três Poderes; o parlatório, onde é realizado o discurso de posse presidencial; e ainda o elegante espelho d'água, construído na década de 90 para aumentar a segurança do Palácio.
Vale destacar que a fachada do Palácio do Planalto é toda revestida em mármore, dando o tom intensamente branco, tão característico da obra. Ainda que o branco seja a cor padrão, a depender da intenção, o Palácio recebe iluminação especial e ganha novas cores, como acontece no Outubro Rosa.
Para o turista comum, o dia mais interessante para visitar o Palácio do Planalto é domingo. Sem expediente, o Palácio abre as portas ao público geral, permitindo conhecer mais de perto o lugar onde são tomadas tantas decisões fundamentais para o país.
Durante a visita ao Palácio do Planalto, será possível conhecer o Gabinete Presidencial, o Salão Nobre, a Galeria de Ex-presidentes, a Sala de Reunião Suprema e o Salão Oeste. Vale ainda apreciar a vista incrível a partir dos janelões de vidro do Palácio e o desempenho dos Dragões da Independência, que fazem a segurança da rampa.
Ao percorrer o interior do Palácio do Planalto, não deixe de apreciar as diversas obras de arte que decoram o espaço. Entre os artistas representados estão nomes como Emiliano Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx, Bruno Giorgi, Athos Bulcão, Djanira da Motta e Silva, Franz Weissman e Zezinho de Tracunhaém, entre outros. É importante destacar ainda o mobiliário do Palácio do Planalto, que conta com obras projetadas por Sérgio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, Anna Maria Niemeyer, entre outros.
Para quem não conseguir vaga no tour do Palácio do Planalto, o jeito vai ser apreciar o edifício externamente. Ainda assim, vale a visita!
Visita ao Palácio do Planalto
A visita ao Palácio do Planalto é uma das mais disputadas de Brasília e as vagas esgotam semanas antes da data. Sabendo disso, organize-se assim que souber quando será a sua viagem a Brasília.
- O Palácio do Planalto é aberto ao público geral sempre aos domingos, das 9h às 14h, com entrada do último grupo às 13h. Nos dias de semana, o acesso é restrito ao público autorizado.
- A área externa do Palácio do Planalto é aberta ao público 24h, todos os dias do ano. O edifício está localizado à beira do Eixo Monumental.
- O acesso de todos os visitantes ao Palácio do Planalto é gratuito.
- As visitas ao Palácio do Planalto têm duração média de 1 hora, com grupo formado por até 30 pessoas, sendo 5 vagas destinadas a grupos prioritários.
- A visita ao Palácio do Planalto deve, obrigatoriamente, ser agendada neste link. O cadastro de visitante é realizado com acesso pelo Gov.br.
Passeios pela Praça dos Três Poderes
Você poderá conhecer a Praça dos Três Poderes por conta própria, mas um tour guiado pode ser uma ótima pedida para entender a história do local. Confira algumas opções de tours que passam pela Praça dos Três Poderes.
Veja mais opções de tours em Brasília.
Como chegar ao Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto está localizado na Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília e na ponta sul da Esplanada dos Ministérios. O acesso é fácil para quem está de carro, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé (caso você já esteja passeando pela região). Para quem vai de carro, o melhor local para estacionar é no Supremo Tribunal Federal, que conta com muitas vagas permitidas ao público geral; ou ainda nos fundos da praça, aos pés do Panteão.
A área externa do Palácio do Planalto é aberta ao público 24h, todos os dias da semana. Para conhecê-lo internamente, será necessário agendar o tour guiado do próprio Palácio do Planalto neste link.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Brasília
- Cullinan Hplus Premium
- Royal Tulip Brasília Alvorada
- Lets Idea Brasília Hotel
- Athos Bulcão Hplus Executive
- St Paul Plaza Hotel
Palácio do Planalto
BrasíliaBrasília
70150-900
https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/palacios-e-residencias/palacio-do-planalto