Praça dos Três Poderes

0 avaliação
0% recomendam
0

O enorme espaço aberto tem um propósito especial: permitir ao povo manifestações em larga escala. De lá é possível avistar o principal prédio de cada um dos Três Poderes: Palácio do Planalto (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). É a praça do povo na Capital Federal.

A amplitude espacial, a ausência de árvores e a predominância de concreto tornam a Praça dos Três Poderes um espaço único. Esculturas e museus contam a história de Brasília. A obra Os Dois Candangos, de autoria de Bruno Giorgi, é um dos maiores símbolos da cidade e representa os trabalhadores que a construíram. Próxima à estátua está a Casa de Chá, que hoje funciona como Centro de Atendimento ao Turista.  

O busto de JK adorna a fachada do Museu Histórico de Brasília: um pequeno museu que conta a luta percorrida até a transferência da capital para a nova sede. Do lado oposto, o Panteão da Pátria homenageia os heróis nacionais: no interior, um enorme vitral se contrapõe às pinturas que relatam atos heroicos. Ao lado, a Pira da Pátria está permanentemente acesa; de lá é possível ter uma das mais belas vistas do centro, com direito a um sensacional pôr do sol.

Oposto ao Palácio do Planalto está o Supremo Tribunal Federal: o prédio é guardado pela imponente estátua de Alfredo Ceschiatti, nomeada A Justiça. O centro da Praça dos Três Poderes faz homenagem especial ao urbanista Lucio Costa: uma enorme maquete reproduz o Plano Piloto e painéis mostram parte do projeto original da construção. Ao fundo da praça, os espaços Israel Pinheiro e Oscar Niemeyer completam as homenagens.

Mais imponente do que qualquer outra obra, o Pavilhão Nacional - ou Badeirão - guarda toda a área da Praça dos Três Poderes. Com 280m² de tamanho, do alto de um mastro 100 metros de altura, ela é a grande estrela. No primeiro domingo de cada mês uma cerimônia oficial é organizada para a troca da bandeira. O evento atrai centenas de pessoas e sempre é executado por uma das Forças Armadas. O visitante tem a oportunidade de ver carros militares, a execução de tiros de canhão e a apresentação dos pelotões e de bandas marciais.  

Espaço Lucio Costa

Telefone: (61) 3321-9843

Horário de funcionamento: Terça a domingo – das 9h às 18h / fechado na segunda-feira

Espaço Oscar Niemeyer

Horário de funcionamento: das 10h às 15h      

Espaço Israel Pinheiro

Localização: a 200m do Mastro da Bandeira, ao lado do Espaço Oscar Niemeyer, fundos da Praça dos Três Poderes.
Telefone: (61) 3323-6658

Horário de funcionamento: Segunda a sexta – das 9h às 18h

Site: www.espacoisraelpinheiro.org.br

Praça dos Três Poderes, Brasília - DF

Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Troca-da-bandeira-na-praca-dos-tres-poderes Dois-candangos Jk-e-o-supremo-tribunal-federal Panteao-das-patria Praca-dos-tres-poderes Espaco-lucio-costa Espaco-lucio-costa Espaco-lucio-costa Praca-dos-tres-poderes Pira-da-patria
Avalie Praça dos Três Poderes