A rota do pôr do sol
O espetáculo é quase diário: a bola de fogo no céu pode ser vista de quase toda a cidade. Basta descer do prédio ou olhar pela janela. Mesmo dirigindo, é só mirar o horizonte. Em Brasília, o entardecer é sempre uma grande surpresa, mesmo que seja frequentemente um visual grandioso.
O planejamento da cidade - com prédios baixos, largas avenidas e grandes espaços verdes - permite que o pôr do sol seja visto em toda a sua extensão. Às vezes com nuvens disformes, em outras com belas formas. O sol pode estar meio escondido, ou em toda a sua imensidão, brilhando em tons quentes no horizonte. Onde quer que você esteja, entre 17h e 18h30, prepare a câmera e escolha a sua moldura predileta para o fim do dia.
Ermida Dom Bosco
Se você procura um pôr do sol com a silhueta da cidade, o melhor lugar é a Ermida Dom Bosco. Do outro lado da margem o sol vai descer bem ao fundo dos principais prédios do Plano. À beira do Lago Paranoá, deitado na grama, você poderá ver Brasília totalmente integrada ao entardecer.
Praça do Cruzeiro
O ponto mais alto da cidade mantém o sol por mais tempo. Da Praça do Cruzeiro a paisagem é limpa e sem construções. Apenas uma cruz, onde foi realizada a primeira missa de Brasília, interfere na cena. O resto é com você! Daqui, no período da seca, é possível fazer todas aquelas fotos interagindo com o sol. Uma enorme bola de fogo se forma no céu e convida os motoristas a pararem os carros para observar o espetáculo. É o pôr do sol mais tradicional dos brasilienses.
Congresso Nacional
O prédio mais famoso de Brasília proporciona algumas das mais belas fotos da cidade. Entre as duas torres do Congresso Nacional o sol desce calmamente e convida a vários cliques. As cúpulas ganham formas negras e as silhuetas dos guardas finalizam a composição da cena. Já registrou a foto de fora do prédio? Corra para a chapelaria (entrada de carros abaixo da rampa). Lá o espetáculo é inusitado. A pequena abertura entre o térreo e o subsolo permite a entrada de feixes de luz quase mágicos. Vale a corrida!
Torre de TV
O mirante proporciona visão de 360° do Plano Piloto. A vantagem do lugar é poder ter uma visão geral tanto contra quanto a favor do sol. De um lado, os prédios estarão iluminados pelo luz que se vai; do outro, o pôr do sol convida para o término do dia. Os dois são igualmente bonitos. Aproveite para permanecer até o anoitecer e acompanhar as luzes de Brasília.
Eixo Monumental
Se o trânsito o pegou desprevenido e você ficou preso no Eixo Monumental, não há por que se apavorar. Será possível registrar uma das mais famosas silhuetas da cidade. Quem sobe o Eixo, vindo do Congresso Nacional, dirige acompanhando os trabalhadores na plataforma superior da Rodoviária. São dezenas de pessoas emolduradas pela parada de ônibus, com o sol e a Torre de TV ao fundo.
Deck da Asa Norte
Um dos mais novos pontos de encontro do brasiliense já é famoso pelo fim de tarde sensacional. À beira do Lago Paranoá, moradores caminham em busca da melhor paisagem. Do deck de madeira acompanham o sol que se põe encontrando a água. Os caiaques para aluguel são um convite para ver o entardecer de dentro do lago.
Pontão do Lago Sul
Restaurantes, bares e belos jardins dão ainda mais graça ao fim do dia em Brasília. Não é incomum encontrar noivas que aproveitam a luz da tarde para fotos de casamento. E a escolha tem um porquê. O sol se põe ao fundo do Lago Paranoá. A cena pode ser acompanhada com um brinde em um dos bares locais.