A rota do pôr do sol

O espetáculo é quase diário: a bola de fogo no céu pode ser vista de quase toda a cidade. Basta descer do prédio ou olhar pela janela. Mesmo dirigindo, é só mirar o horizonte. Em Brasília, o entardecer é sempre uma grande surpresa, mesmo que seja frequentemente um visual grandioso. 

O planejamento da cidade - com prédios baixos, largas avenidas e grandes espaços verdes - permite que o pôr do sol seja visto em toda a sua extensão. Às vezes com nuvens disformes, em outras com belas formas. O sol pode estar meio escondido, ou em toda a sua imensidão, brilhando em tons quentes no horizonte. Onde quer que você esteja, entre 17h e 18h30, prepare a câmera e escolha a sua moldura predileta para o fim do dia. 

Ermida Dom Bosco

Se você procura um pôr do sol com a silhueta da cidade, o melhor lugar é a Ermida Dom Bosco. Do outro lado da margem o sol vai descer bem ao fundo dos principais prédios do Plano. À beira do Lago Paranoá, deitado na grama, você poderá ver Brasília totalmente integrada ao entardecer.

Praça do Cruzeiro

O ponto mais alto da cidade mantém o sol por mais tempo. Da Praça do Cruzeiro a paisagem é limpa e sem construções. Apenas uma cruz, onde foi realizada a primeira missa de Brasília, interfere na cena. O resto é com você! Daqui, no período da seca, é possível fazer todas aquelas fotos interagindo com o sol. Uma enorme bola de fogo se forma no céu e convida os motoristas a pararem os carros para observar o espetáculo. É o pôr do sol mais tradicional dos brasilienses.

Congresso Nacional

O prédio mais famoso de Brasília proporciona algumas das mais belas fotos da cidade. Entre as duas torres do Congresso Nacional o sol desce calmamente e convida a vários cliques. As cúpulas ganham formas negras e as silhuetas dos guardas finalizam a composição da cena. Já registrou a foto de fora do prédio? Corra para a chapelaria (entrada de carros abaixo da rampa). Lá o espetáculo é inusitado. A pequena abertura entre o térreo e o subsolo permite a entrada de feixes de luz quase mágicos. Vale a corrida!

Torre de TV

O mirante proporciona visão de 360° do Plano Piloto. A vantagem do lugar é poder ter uma visão geral tanto contra quanto a favor do sol. De um lado, os prédios estarão iluminados pelo luz que se vai; do outro, o pôr do sol convida para o término do dia. Os dois são igualmente bonitos. Aproveite para permanecer até o anoitecer e acompanhar as luzes de Brasília.

Eixo Monumental

Se o trânsito o pegou desprevenido e você ficou preso no Eixo Monumental, não há por que se apavorar. Será possível registrar uma das mais famosas silhuetas da cidade. Quem sobe o Eixo, vindo do Congresso Nacional, dirige acompanhando os trabalhadores na plataforma superior da Rodoviária. São dezenas de pessoas emolduradas pela parada de ônibus, com o sol e a Torre de TV ao fundo. 

Deck da Asa Norte

Um dos mais novos pontos de encontro do brasiliense já é famoso pelo fim de tarde sensacional. À beira do Lago Paranoá, moradores caminham em busca da melhor paisagem. Do deck de madeira acompanham o sol que se põe encontrando a água. Os caiaques para aluguel são um convite para ver o entardecer de dentro do lago. 

Pontão do Lago Sul

Restaurantes, bares e belos jardins dão ainda mais graça ao fim do dia em Brasília. Não é incomum encontrar noivas que aproveitam a luz da tarde para fotos de casamento. E a escolha tem um porquê. O sol se põe ao fundo do Lago Paranoá. A cena pode ser acompanhada com um brinde em um dos bares locais. 

  • Pontão do Lago Sul

    Nota: 4.8 de 10 (2)

    O passeio ao longo das margens do Lago Paranoá atrai centenas de visitantes nos finais de semana. O espaço tem belos jardins, restaurantes e decks que permitem ver um sensacional pôr do sol. Ótima pedida para quem tem a tarde para relaxar ao ar livre. Nos finais de semana é comum encontrar feiras e eventos esportivos na área. Escolha...

  • Congresso-nacional

    Congresso Nacional

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    A imagem das duas torres de 28 andares - as mais altas da cidade - com uma cúpula côncava (Senado) e outra convexa (Câmara) é o mais famoso cartão-postal de Brasília. Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional é o grande foco das manifestações populares que acontecem na cidade. Não é raro se...

  • Por-do-sol-na-ermida-dom-bosco

    Ermida Dom Bosco

    Nota:  de 10 (0)

    A grande distância do Plano Piloto torna esse um dos mais tranquilos parques da cidade. A área verde à beira do Lago atrai esportistas, famílias para piqueniques e muitos visitantes para ver o pôr do sol (um dos mais famosos de Brasília). Por ser uma área bem limpa do Lago Paranoá, é comum banhistas se aventurarem...

  • Por-do-sol-na-praca-do-cruzeiro

    Praça do Cruzeiro

    Nota:  de 10 (0)

    Nessa praça nasceu o Plano Piloto. A cruz, a 1.172m, é o marco inicial  e ponto mais alto da cidade. Local onde foi realizada a primeira missa da nova capital, hoje a Praça do Cruzeiro é o melhor mirante para o espetáculo do pôr do sol.

  • Dois-candangos

    Praça dos Três Poderes

    Nota:  de 10 (0)

    O enorme espaço aberto tem um propósito especial: permitir ao povo manifestações em larga escala. De lá é possível avistar o principal prédio de cada um dos Três Poderes: Palácio do Planalto (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário). É a...

  • Torre-de-tv

    Torre de TV

    Nota:  de 10 (0)

    Famosa pela vista e pela feira, a Torre de TV é visita obrigatória para os turistas que vão pela primeira vez à capital. Localizada bem no coração do Plano Piloto, a Torre proporciona um visual de 360° do alto do mirante. Vale visitar em diferentes horários do dia, já que de lá é possível...

Tudo que você precisa saber sobre Brasília!

Esse texto sobre A rota do pôr do sol faz parte do guia de Brasília no Melhores Destinos

Comentários para A rota do pôr do sol

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.