Como chegar em El Calafate
Quer saber como chegar a El Calafate? A Terra dos Glaciares fica no meio da Patagônia Argentina, mais perto da Antártida do que da capital Buenos Aires. Mas não criemos pânico; neste post a gente explica tudo sobre a viagem. Começando com o spoiler de que tem aeroporto na cidade, o que facilita tudo!
Como chegar a El Calafate? Preferencialmente, pelos ares
A melhor forma de chegar a El Calafate é pelos ares, pelo Aeroporto de El Calafate (FTE). Chamado oficialmente de Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola, ele foi inaugurado em 2000 e é a principal porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, incluindo a cidade de El Chaltén.
Não há voos diretos do Brasil a El Calafate. Será necessário fazer uma conexão, que provavelmente ocorrerá em Buenos Aires. O voo entre São Paulo e a capital argentina leva 2h45min, e de lá a El Calafate, 3h20min.
As principais empresas que operam o trecho são a Flybondi, a Jet Smart e a Aerolíneas Argentinas, a que me levou. Observe se a sua passagem não prevê mudança de aeroporto em Buenos Aires; essa é uma "mão" que eu evitaria na próxima viagem.
Voos para El Calafate
Rola de achar passagens para El Calafate com um preço bem honesto. Siga-nos no Instagram ou baixe nosso aplicativo para receber notificações de passagens baratas para a Patagônia Argentina ou para o destino que você quiser.
A boa notícia é que o Aeroporto de El Calafate tem voos regulares de outros destinos da Patagônia Argentina, como Bariloche e Ushuaia. Inclusive, eu fiz os três destinos na mesma viagem em fevereiro de 2024, para atualizar os guias lincados.
Se esse é seu objetivo, na aba de pesquisas de passagens do Melhores Destinos, busque o destino inicial e o retorno para casa. Você será redirecionado ao site que relaciona os melhores preços, e ali poderá buscar uma passagem na modalidade "múltiplos destinos". Assim conseguirá escolher os trechos internos nas datas desejadas.
Aeroporto de El Calafate
O Aeroporto de El Calafate é um terminal razoavelmente pequeno, mas bem completo, com lancherias no embarque e no desembarque, locadoras de veículo e lojas. Tinha até uma operação da Mamuschka, uma das marcas de chocolate mais famosas de Bariloche. É bem aconchegante e quentinho também. Na verdade, eu peguei uma onda de calor que fez a área de embarque ficar até quente demais, mas isso é raridade por lá.
A fachada mescla materiais como metal e pedras, além dos lindos arbustos de lavanda, uma planta que existe em abundância em El Calafate. Uma curiosidade é que o terminal foi projetado pelo mesmo arquiteto que fez os aeroportos de Punta del Este e Ushuaia. Mas o grande protagonista do Aeroporto de El Calafate é a vista do Lago Argentino e das estepes patagônicas.
Como ir do aeroporto ao Centro de El Calafate
O terminal fica a aproximadamente 20 quilômetros de distância do Centro. Tem como retirar o carro alugado direto no aeroporto (utilize o código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto) ou pegar outro tipo de transporte.
No desembarque, há táxis e carros de remis, que é basicamente um táxi sem taxímetro, coisa muito comum na Argentina. Vale perguntar o valor de ambos para ver qual está mais barato.
Em fevereiro de 2024, os taxistas estavam cobrando 18 mil pesos argentinos para levar ao Centro, o que passava de R$ 75 na época. A gente dividiu o carro com um casal brasileiro que encontrou na saída, e daí o taxista cobrou ao todo 23 mil pesos argentinos. Provavelmente eles aceitarão dólares também, mas pergunte antes de embarcar. E pergunte também sobre o uso de cartão de crédito, atentando que havia remis que cobravam 30% a mais para isso.
Se você estiver sozinho ou em casal, uma opção mais econômica é usar as vans de transporte compartilhado que saem do aeroporto. Custava 6 mil pesos por pessoa (R$ 25 na época), ou 10 mil se você já contratasse o translado de volta.
O transporte é feito por uma empresa chamada VES Patagônia. Eu usei o serviço deles para o retorno ao aeroporto. A desvantagem é que, dependendo do horário do seu voo, você terá que esperar um tanto — esse foi o meu caso. Também achei a van pequena, bem apertada. Mas para economizar a gente faz de tudo, né?!
Caso você vá direto para El Chaltén, tem ônibus que vai do aeroporto direto para lá, com duração aproximada de 2h20min. Veja os preços no site da Chaltén Travel.
Como chegar a El Calafate por terra
El Calafate fica a nada menos que 2,8 mil quilômetros de Buenos Aires. De carro, isso dá umas 30 horas de viagem. Se for de ônibus, então, pode levar 40 horas, com a necessidade de trocar de veículo. Podemos convir que é chão, né?!
Mas tem quem sonhe em chegar ao "fim do mundo" com seu carro, moto, Jeep ou motorhome, e El Calafate é um pequeno e gratificante desvio nesse caminho. Os mais aventureiros viajam ao Ushuaia a partir do Alasca, ou vice-versa, em uma viagem de mais de 17.000 km.
A Ruta Nacional 3 é a referência dos viajantes que fazem esse trajeto. Trata-se de uma rodovia que percorre a Argentina de norte a sul, desde a província de Buenos Aires até a província da Terra do Fogo, totalizando 3.074 km. Para chegar a El Calafate, os viajantes percorrem essa R3, mas entram na Ruta Provincial 5 em Güer Aike, até a Ruta Nacional 40.
Já quem parte de Bariloche com destino a El Calafate faz boa parte pela Ruta 40, estrada que tem trechos cinematográficos, lindos mesmo. Mas também é longe: são 1.428 km.
Além dos longos quilômetros de estrada, prepare-se para condições climáticas adversas, com frio, mesmo no verão, e ventos muito fortes. E lembre-se que dirigir pela Patagônia durante o inverno é mais complicado, exige cautela devido ao gelo na pista. É indicado usar carros com tração, além do uso de pneus especiais (que evitam a derrapagem) ou de correntes nos pneus.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.