Melhores Destinos
El Calafate
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Onde ficar em El Calafate

Existe bastante opção de hotel em El Calafate. A cidade do Perito Moreno é pequenina, mas toda voltada ao turismo, portanto tem de hospedagens compartilhadas a hotéis super exclusivos, com spa e tudo. Mas a escolha de onde ficar é questão que demanda planejamento, especialmente se você viajar no verão, a alta temporada.

HOTEL NOTA LINK
Patagonia Queen Hotel Boutique 9.5 Ver preços
Posada Larsen 9.2 Ver preços
Destino Calafate 9.1 Ver preços
America Del Sur Calafate Hostel 9.0 Ver preços
Hotel Posada Los Alamos 9.0 Ver preços
Hotel y Cabañas Las Marías 9.0 Ver preços
Mirador del Lago Hotel 9.0 Ver preços
Hosteria La Estepa 8.9 Ver preços
Hotel ACA El Calafate 8.9 Ver preços
Calafate Parque Hotel 8.8 Ver preços
Hostal Schilling 8.8 Ver preços
Xelena Hotel & Suites 8.6 Ver preços
Hotel Picos Del Sur 8.6 Ver preços
Hotel Amado 8.5 Ver preços
Calafate Hostel 8.5 Ver preços
Blanca Patagonia Hostería Boutique y Cabañas 8.4 Ver preços
Esplendor by Wyndham El Calafate 8.4 Ver preços
Del Glaciar Libertador Hotel 8.3 Ver preços
Folk Suites 8.2 Ver preços

Você vai reparar logo que a Patagônia Argentina é um destino caro. Então, indo entre dezembro e fevereiro, sugiro pesquisar com boa antecedência onde ficar em El Calafate, para garantir vaga em hotel que tenha bom custo-benefício. 

Outra desvantagem é que a cotação do peso argentino e o preço de basicamente qualquer coisa na terra dos hermanos muda mais rápido do que eu troco de meias. Tem hotéis que já fazem a cobrança antecipadamente no cartão de crédito, e outros que deixam para fazer a cobrança na hora, provavelmente recalculando a diária conforme o câmbio oficial do dia. Isso pode tanto ajudá-lo quanto encarecer a conta; eu vi ambas as coisas acontecerem. 

Onde ficar em El Calafate: localização

Em relação à localização, não tem mistério. A cidade é pequena, e a maioria dos hotéis fica a um raio de 1 a 3 km do Centro, no máximo. Mas se a ideia é ir para restaurantes, bares e lojas a pé, o quanto mais central, como o Kosten Aike (foto abaixo), melhor. 

Onde ficar em El Calafate

Como eu não aluguei carro, quis ficar o mais perto possível da via principal, a Avenida del Libertador, especialmente no ponto que reúne a maior quantidade de bares e restaurantes (a avenida é bem extensa). Pensem no bar da Cervejaria Patagonia como um bom ponto de referência. Além de ser um point, é rodeada por outros bares, restaurantes, lojas, agências de turismo, perto de mercado, farmácias etc.

Atente que a cidade não é completamente plana — alguns hotéis ficam sobre ladeiras ou ao lado de estradas — e que, à noite, quando você vai querer sair para jantar, provavelmente estará muito frio, mesmo no verão. Se você achou um bom hotel que não fica necessariamente no Centro e não pretende alugar um carro, lembre de salvar o contato de um taxista ou agência de remis assim que chegar à cidade.

Hotéis no Centro de El Calafate

Essas são opções super bem localizadas no Centro de El Calafate, a no máximo duas quadras da avenida principal e da concentração de restaurantes, lojas, agências de viagem etc: 

  • Kosten Aike (fotos acima): Eu me hospedei lá um dia e foi uma boa experiência. Entendi por que é um dos hotéis preferidos dos hóspedes em El Calafate. Fica a duas quadras da avenida principal, conta com um café da manhã diversificado e até spa, que inclui essa hidromassagem de acesso gratuito — perfeito para relaxar depois de um dia de passeio! Nota no Booking: 9,2 / 798 avaliações.
  • Patagonia Queen Hotel Boutique: O hotel foi aberto em 2007, a poucos metros da avenida principal de El Calafate, a Avenida del Libertador. É muito elogiado pela decoração, pelo atendimento e pela limpeza. Tem 20 quartos, com móveis e decoração em madeira, TV a cabo e banheira de hidromassagem. Nota no Booking: 9,5 / 624 avaliações.
  • Hotel Posada Los Alamos: É uma das hospedagens mais chiques da cidade, a duas quadras apenas da avenida principal, pertinho de restaurantes, bares e lojas. Na verdade, o próprio hotel possui um belo restaurante e bar, e outro destaque é para a área de spa e a piscina coberta, lindíssima! Nota no Booking: 9 / 599 avaliações.
  • ACA: É outro tradicional hotel de El Calafate com um bom custo-benefício. A recepção funciona 24 horas e tem atendimento elogiado. A localização é ótima, a apenas uma quadra da avenida principal, do ladinho do endereço de onde saem as vans gratuitas para o museu Glaciarium. Nota no Booking: 9 / 457 avaliações.
  • Kau Kaleshen: É uma pousada com um bom custo-benefício porque, ao mesmo tempo que não é caríssima (para padrões de El Calafate), é bem avaliada e muito bem localizada, a uma quadra da avenida principal. Tem quartos duplos, triplos e até quádruplos. Nota no Booking: 8,9 / 722 avaliações.
  • Calafate Parque Hotel: Com uma arquitetura que lembra os Alpes, esse 4 estrelas esbanja bom gosto. Tem restaurante, academia e spa com jacuzzi e serviço de massagem. O quarto é quentinho, com cama e travesseiros confortáveis. A localização também é ótima, bem central. Nota no Booking: 8,8 / 702 avaliações.
  • Calafate Hostel: É um campeão de vendas entre os econômicos. Tem quartos compartilhados, individuais, duplos, triplos e até quádruplos, portanto acaba sendo uma ótima opção para quem viaja sozinho ou com amigos. A fachada em madeira é um charme, e a localização é ótima também. Nota no Booking8,5 / 6,5 mil avaliações.
  • Hotel Amado: Não é que o hotel fique perto da rua principal, ele fica exatamente na belíssima Avenida del Libertador, bem no ponto mais interessante para o turista, perto de restaurantes, bancos, farmácias e mercados. O café da manhã e o atendimento são bons também. Nota no Booking: 8,5 / 875 avaliações.
  • Hotel Kapenke: A principal vantagem é justamente a localização, bem no Centro, a uma quadra da principal. Os quartos possuem mesa de trabalho, TV de tela plana e cofre. O hotel também tem quartos para família e berços, mediante pedido. Nota no Booking: 8,3 / 1.077 avaliações.
  • Schilling (fotos abaixo): Eu peguei um quarto privativo nesse hostel (tem compartilhados também) e adorei os espaços comuns e especialmente o atendimento; foi o melhor que encontrei na Patagônia. Achei super ordenado e silencioso. Fica a uma quadra e meia do centrinho, com uma ladeira no caminho, mas nada que seja um absurdo. Nota no Booking: 8,8 / 693 avaliações.

Hotéis a até 1 km do Centro de El Calafate

Nessa lista aqui, coloco boas opções de hotéis e hosteis que ficam a até 1 km do Centro de El Calafate. Hospedando-se neles, será possível de fazer bastante coisa a pé. Só atente que a cidade não é totalmente plana.

  • Del Glaciar Libertador Hotel (fotos acima): É uma opção de hospedagem cheia de personalidade, com bom atendimento e elogios à limpeza. Fica na Avenida del Libertador, mas em uma área mais tranquila, a 500 metros do Centro, pertinho do famoso restaurante La Tablita. Nota no Booking: 8,3 / 1.170 avaliações.
  • Posada Larsen: É definida pelos próprios hóspedes como "charmosa e quentinha". Fica a mais ou menos 1 km da concentração de restaurantes e lojas, em um ponto mais alto. Talvez não seja tão agradável subir a ladeira caminhando, mas compensa com uma bela vista da cidade, das montanhas e do Lago Argentino, tanto nos quartos quanto no jardim. Nota no Booking: 9,2 / 592 avaliações.
  • América del Sur Hostel: É um sucesso de reservas, uma das hospedagens mais populares de El Calafate. Fica perto da pousada que relacionei acima, a menos de um quilômetro do coração da cidade, mas sobre uma ladeira. É um hostel, o que significa que tem quartos compartilhados, mas também oferece quartos privativos, alguns com vista. Nota no Booking: 9 / 2,7 mil avaliações.
  • Mirador del Lago: É um belíssimo hotel de El Calafate, um 4 estrelas que serve um café da manhã fantástico e ainda tem a vantagem de ter um bom restaurante. Alguns quartos têm vista para o Lago Argentino. Mas repare que, embora esteja na avenida principal, está em um ponto um pouco mais distante, que não é tão "caminhável". Nota no Booking: 9 / 691 avaliações.
  • Hotel y Cabañas Las Marías: É uma opção de hospedagem mais econômica em El Calafate, com quartos amplos e confortáveis. Fica a 1 km da concentração de restaurantes, o que equivale a uns dez minutos de caminhada. No entanto os hóspedes reclamam do isolamento acústico (aparentemente as paredes são bem finas). Nota no Booking: 9 / 652 avaliações.
  • Esplendor by Wyndham El Calafate (fotos abaixo): É um 4 estrelas com vista e uma piscina coberta perfeita para relaxar depois dos passeios. O hotel tem uma decoração moderna, quartos confortáveis de 28 metros quadrados, como camas queen size ou de solteiro. Fica a 700 m do Centro. Nota no Booking: 8,4 / 1.070 avaliações.

Hotéis a até 5 km do Centro

Esses hotéis aqui vão demandar o uso de carro alugado ou táxi/remis, mas compensam pela vista maravilhosa e pela pegada mais luxuosa.

  • Hosteria La Estepa: Tem arquitetura típica dos prédios da Patagônia do início do século XX, bar, restaurante e sala de estar principal, e seus quartos contam com vista para o Lago Argentino ou para a estepe. Esse hotel fica em uma área mais reservada, a 5 km do Centro. Nota no Booking: 8,9 / 774 avaliações.
  • Xelena Hotel & Suites: É um cinco estrelas com uma das melhores vistas da Bahía Redonda, às margens do Lago Argentino. Conta com bar, restaurante, academia, spa, piscina coberta e aquecida ao lado da banheira de hidromassagem. Só repare que fica a 3 km do Centro, portanto é um pouco mais reservado. Nota no Booking: 8,6/ 748 avaliações.
  • Blanca Patagonia Hostería Boutique y Cabañas (fotos abaixo): Foi construído em um cenário espetacular e sabe muito bem explorá-lo, como você pode constatar na foto acima. É um hotel boutique próximo à Baía Redonda, a 3 km do Centro. Os quartos têm decoração clássica, banheira de hidromassagem e vista do Lago Argentino. Também tem spa com jacuzzi. Nota no Booking: 8,4 / 941 avaliações.

Melhores Hotéis