Melhores Destinos
El Calafate
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Quando ir a El Calafate

Quando a gente vê as imagens das geleiras monumentais de El Calafate, pode até pensar que se trata de um destino de inverno. Mas é o contrário: os meses mais frios são justamente o período a evitar no destino argentino. Neste post, a gente explica melhor o clima da região e dá dicas de quando ir a El Calafate.

Quando ir a El Calafate? No verão, ou perto dele

Em linhas gerais, a época para viajar a El Calafate é entre outubro e abril. O ideal mesmo é se for no verão, quando tem temperaturas mais agradáveis e dias mais longos. Eu viajei em fevereiro, fiz todos os trekkings que queria e cheguei até a usar camiseta de manga curta, o que é um luxo neste destino. Claro que me enchia de agasalho quando o sol caía, porque, mesmo nos meses mais quentes, faz frio. 

Posso te garantir vista da montanha Fitz Roy (foto) e sol no Perito Moreno no verão? Infelizmente não, a Patagônia é conhecida pelo tempo doido. Mas as probabilidades contarão a teu favor. E vai poder aproveitar ao máximo a luz do dia, pois o sol se põe por volta das 21h. 

Quando ir a El Calafate

Agora, falemos das mazelas da alta temporada. Preciso alertá-los que final de dezembro, janeiro e fevereiro são meses mais cheios e, consequentemente, os mais caros também, então eu entendo se você optar pelo começo do outono ou final da primavera, mesmo tendo mais chance de frio e nebulosidade. Só vá preparado: sei de gente que pegou neve fraca e chuva congelada até mesmo em novembro. 

Por que evitar El Calafate no inverno?

Diferente de Ushuaia e Bariloche, que são os outros dois grandes destinos da Patagônia Argentina, El Calafate tem sua baixa temporada no inverno. A tal ponto que alguns hotéis, restaurantes e lojas chegam a dar férias para os funcionários e fechar. 

Isso porque não é um destino de esqui, e com tempestades de neve, só sobram desvantagens para fazer as atividades da região. Os trekkings ficam perigosos, muitas vezes são até suspensos. A caminhada sobre o Perito Moreno, que foi uma das coisas mais massas que fiz por lá, por exemplo, não acontece. 

Quando ir a El Calafate

Se você já está indo esquiar no norte ou sul da Patagônia e quer muito dar uma "esticadinha" para realizar o sonho de andar nas passarelas do Perito Moreno (foto acima), talvez fazer a navegação no Parque Nacional Los Glaciares, ok, mas tenha todas essas questões em mente para não se decepcionar. 

El Calafate: temperatura

O problema de El Calafate não é a chuva, os acumulados e quantidade de dias chuvosos na cidade não variam tanto ao longo do ano. O que pega é o frio e o vento, especialmente no inverno e semanas próximas.

Quando ir a El CalafateComo vocês podem ver nesse gráfico do site climate-data.org, de maio a setembro, a temperatura média fica perto de 0°C. Pode nevar bastante, também. Repare que só vai """esquentar""" no final do ano, e a média só passa de 10°C em janeiro e fevereiro. Sim, mesmo no alto do verão, é necessário levar roupa de frio, preferencialmente, com sapato e um bom casaco impermeável. Essas duas fotos foram tiradas com um dia de diferença:

Vou dar a dica que dei a uma conterrânea que estava chegando à região logo depois de mim: faça uma mala pensando que você vai encarar todas as estações em uma viagem apenas, quiçá em um só dia. Você vai suar nas trilhas e ficar de camiseta nos passeios, mas corre o risco de pegar frio e muito vento também. De noite, vai precisar se agasalhar, talvez botar até touca e ceroulas para ir jantar.

Agora que você já sabe quando ir a El Calafate, que tal ler nosso post sobre como chegar com facilidade?

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em El Calafate