El Calafate
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Passeios em El Calafate

Sem rodeios, são três os principais passeios em El Calafate: a geleira Perito Moreno, a visita à cidade de El Chaltén e a navegação pelo Parque Nacional Los Glaciares. E, na minha humilde opinião, vai nessa ordem de importância mesmo. 

Só esses três rolês já enchem a programação de boa parte dos viajantes. Isso porque os passeios em El Calafate costumam ser longos, esses daí, por exemplo, duram o dia inteiro. Mas se você tiver mais tempo mais na terra dos glaciares, a gente tem outras sugestões de programação! 

Como são os três principais passeios de El Calafate

Perito Moreno 

Passeios em El Calafate

O Perito Moreno é, de longe, a principal atração de El Calafate. Normalmente é um passeio de dia inteiro, e vale até retornar um segundo dia se você tiver a possibilidade. Foi exatamente o que eu fiz: fui para fazer a trilha sobre ele em um dia e, como estava nublado, retornei no meu último dia na cidade para vê-lo com sol. Veja a matéria completa neste link

Andar pelas passarelas do Perito Moreno é a maneira mais tradicional de conhecer o glaciar. Há quatro quilômetros de caminhos construídos sobre rochas e a vegetação local, a até 300 metros de distância da geleira. As passarelas são divididas em cinco rotas identificadas com cores. Spoiler: a amarela tem a melhor vista, bem de frente. 

Muita gente alia as passarelas (que já estão inclusas no ingresso do parque) ao passeio de barco perto da parede norte. Esse é um adicional, que tem duração de uma hora. O mais legal é que nos proporciona passar perto de icebergs com tamanhos e formatos diversos. 

Mas se o orçamento permitir, a minha grande dica é fazer uma das modalidades de trekking no Perito Moreno. O passeio inclui a passagem pelas passarelas, também inclui uma travessia de barco pelo lado sul do Perito, e tem como auge a possibilidade de caminhar EM CIMA do Perito Moreno. 

El Chaltén

Passeios em El CalafateEl Chaltén é de tirar o fôlego, em todos os sentidos. Localizada a 215 km de El Calafate, a "capital argentina do trekking" recebe visitantes do mundo inteiro em busca das suas trilhas em montanha e, especialmente, em busca do Fitz Roy, um dos montes mais lindos da América do Sul. 

As trilhas têm vistas incríveis do vale e bosques típicos da patagônia. Também são bem sinalizadas, com placas indicando a direção e a quilometragem percorrida. Mas, se você não é praticante assíduo, considere fazer as mais longas com um guia ou, pelo menos, vá acompanhado de outros praticantes de trekking. 

Quem quer desbravar as trilhas mais longas costuma se hospedar na cidade, mas El Chaltén pode ser conhecida em um bate e volta de El Calafate. Você tem mais de uma opção para conhecê-la: dá para ir de carro, contratar o translado de ônibus com agências locais (vale pesquisar preços) ou, se já quiser ver o preço em reais, comprar no site da Civitatis, que oferece essas duas modalidades de passeio:

Navegação no Parque Nacional Los Glaciares

Passeios em El Calafate
O Parque Nacional Los Glaciares é uma gigantesca área de proteção na região da Patagônia Argentina. Uma das melhores formas dele é a navegação pelo Lago Argentino partindo do porto de Punta Bandera, a 47km de El Calafate. Incluindo o transporte terrestre, é um passeio de dia inteiro. 

O barco é bem confortável, tem janelonas panorâmicas, mas, se o vento gelado permitir, você também pode curtir a vista da área externa. Também tem banheiros e uma pequena cafeteria. E, se você quer mais conforto e comidas incluidas, ainda tem a opção VIP. 

A primeira estrela do passeio é o grandioso glaciar Upsala. Ele é maior que o Perito Moreno, tem uma área de aproximadamente 765 km², o que equivale a mais de 90 mil campos de futebol. Tem icebergs gigantes ao redor, oriundos de desprendimentos. 

Daí navega-se em direção ao Canal Spegazzini para admirar geleiras suspensas, como a Geleira Dry, a Geleira South Heim e a Geleira Peineta. Mas economize a memória da sua galeira de fotos, porque a grande atração do passeio ainda está por vir: a imponente Geleira Spegazzini. Na Base Spegazzini há um refúgio onde é possível passear sobre passarelas de metal, descansar em lounges com sofás ao ar livre e também almoçar. 

Outros passeios em El Calafate

Se você tem mais tempo na cidade, ou prefere substituir alguma das opções acima, há outros passeios em El Calafate. Seguem algumas opções: 

  • Torres del Paine: É possível atravessar a fronteira e adentrar o lado chileno da Patagônia até o famoso Parque Nacional Torres del Paine. Pode ser um destino para ficar bons dias ou um bate-volta partindo de El Calafate — mais longo do que os demais. Veja mais informações do passeio.
  • Punta Walichu: um sítio arqueológico com pinturas rupestres em paredões de pedra e pequenas cuevas à beira do Lago Argentino. Um passeio famoso que passa por ali é o Nativo Experience, vendido por agências da cidade, mas acaba saindo bem mais caro do que visitar o sítio arqueológico diretamente (eu fui de táxi). No local, o percurso dura uma hora apenas.  
  • Estâncias de El Calafate: Foi pelas estâncias que a cidade começou a ser povoada, há pouco mais de um século, e algumas se mantêm até hoje com atividades turísticas. As duas principais são a Alice (El Galpón), que fica a 20 km da cidade, e a 25 de Mayo, que tem sua sede na área urbana de El Calafate mesmo. 
  • 4X4 nos balcones (com ou sem tirolesa): são os morros de topo chato e cor arenosa que fazem a gente se sentir num cenário de faroeste. O passeio de 4x4 parte da Estância Huyliche e dura meio dia. Lá do topo, o grupo se divide entre a trilha de dificuldade baixa, curtindo a vista privilegiada, e um circuito com quatro tirolesas. Este é o link para reservar o passeio
  • Excursão ao Cerro Frías: Nesta excursão ao Cerro Frías, você poderá escolher entre um tour de jipe, um passeio a cavalo, uma trilha ou um circuito de tirolesas. Segue o link para o passeio.
  • Tour de bicicleta pela Estancia 25 de Mayo: passeio de aproximadamente cinco horas para admirar as paisagens bonitas que rodeiam El Calafate em um tour de bicicleta pela Estancia 25 de Mayo. Além disso, você desfruta de um delicioso almoço típico da zona. Veja mais informações sobre o passeio.
  • Safári em El Calafate: Tem agência que promove até mesmo uma espécie de safári na área da reserva natural Estancia 25 de Mayo. É um passeio de 4X4 na tentativa de ver guanacos, condores andinos, lobos e outros animais. Dura cinco horas, aproximadamente. Veja mais informações neste link.
  • Rafting no Río de las Vueltas: O passeio parte de El Calafate, mas é realizado em El Chaltén. São 6 quilômetros de rafting, com trechos de águas tranquilas e vistas perfeitas do Monte Fitz Roy, além de, é óbvio, trechos de correnteza. Veja mais informações neste link
  • Estancia Cristina e passeio de barco na região do Upsala: nos arredores do glaciar Upsala, é outro passeio de barco pelo Parque Nacional Los Glaciares. Também inclui caminhada pelos bosques patagônicos e contato com a vida rural na Estancia Cristina. Veja mais informações
  • Trilha pelo bosque petrificado La Leona: uma expedição paleontológica, com fósseis e árvores de milhões de anos no bosque petrificado La Leona. Veja todas as informações neste link.


Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em El Calafate