Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Upsala

O Upsala é a terceira maior geleira da América do Sul e uma das principais atrações do Parque Nacional Los Glaciares, em El Calafate. Tem uma área de aproximadamente 765 km², o que equivale a mais de 90 mil campos de futebol. E isso que está em estágio dramático de redução: perdeu 100 km² em 40 anos. 

A geleira tem aproximadamente 53 km de comprimento, com 13 km de largura, e suas paredes atingem, em média, 40 metros de altura. Mas, diferente do Perito Moreno, não é possível chegar perto do Upsala. Feita em barcos, a observação ocorre a alguns quilômetros de distância, porque recentemente se desprenderam rochas das montanhas laterais e se proibiu a aproximação. 

Upsala

O Upsala foi descoberto em 1901 pelo britânico Hesketh Pritchard, que o chamou de "Geleira dos Gigantes", mas só foi batizado em 1908, pelo geólogo P.D. Quensel, em homenagem à universidade sueca de Uppsala, onde ele teria estudado. Ele é caracterizado por linhas negras no meio, resultado de terra e outros sedimentos que vão sendo arrastados das montanhas.

Upsala: como conhecer o gigante de gelo

Eu fiz essas imagens durante o passeio Todos Los Glaciares. É uma navegação pelo Lago Argentino onde se avista pelo menos meia dúzia de glaciares, sendo que o Upsala e o Spegazzini os maiores. O passeio dura o dia inteiro. 

Upsala

Como essa geleira termina em águas muito profundas — o Lago Argentino atinge impressionantes 750 metros de profundidade na frente do Upsala —, ocorrem muitos desprendimentos de gelo das suas paredes, e por isso enche de icebergs nessa região. Esse daqui, gigantesco, acaba atraindo mais a atenção dos turistas do que o próprio glaciar. E é doido pensar que até 90% dos icebergs ficam abaixo da água. 

Inclusive, uma das coisas mais divertidas desse passeio é ficar observando os diferentes formatos dos icebergs. Dá para brincar de enxergar desenhos, como a gente fazia com as nuvens quando criança. Quem mais vê um cachorrinho nesse aqui?

Upsala

O Todo Glaciares é um passeio de dia inteiro. Parte do Puerto Bandera, uma das portas de entrada do Parque Nacional Los Glaciares, localizado a 47 km de El Calafate. Se você for voltar ao parque nacional, para conhecer o Perito Moreno, por exemplo, guarde o ingresso para obter desconto na entrada. 

Veja tudo o que fazer em El Calafate.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em El Calafate

Upsala