Maputo

Como chegar a Maputo

De avião

O Aeroporto Internacional de Maputo recebe voos diários dos mais diversos países, entre eles a África do Sul e Angola, dois hubs africanos muito utilizados por viajantes brasileiros que desejam acessar a capital moçambicana.

No local, o visitante vai encontrar caixas eletrônicos, uma casa de câmbio onde é possível trocar dinheiro com segurança, restaurantes e serviço de táxi. Cidadãos brasileiros necessitam de visto de entrada em Moçambique, para saber todos os detalhes sobre isso, é só clicar aqui.

A melhor maneira de Sair do Aeroporto — que fica a mais ou menos cinco quilômetros de distância do centro da cidade — é pegando um táxi na área externa do aeroporto. A corrida deve sair em torno de 500 MZN.   

De carro

Para entrar em Moçambique com um carro alugado na África do Sul, é necessário adquirir uma carta emitida pela locadora, pois, em princípio, o condutor não tem autorização para circular com o carro no país vizinho.

No momento em que for buscar o seu carro na África do Sul, mencione em alto e bom som que deseja ir a Moçambique e peça a carta, lembrando que algumas locadoras cobram pela emissão desse documento. Ao chegar no posto fronteiriço, você também terá que fazer um seguro para o seu carro e também certificar-se de que o veículo possui os equipamentos de segurança exigidos pelas autoridades de trânsito do país: um colete fluorescente e um triângulo.

No nosso caso, foi bem fácil fazer o seguro do carro — já que várias seguradoras moçambicanas se encontram no local — também não foi nada difícil adquirir o colete fluorescente, vendido por ambulantes. A única coisa chata e que o visitante precisa ter paciência é quanto aos chamados "refrescos" — suborno, em português claro — que são solicitados a todo momento, até mesmo por funcionários da própria fronteira.

A dica é manter a cabeça fria nesses momentos e, caso não haja outra saída, pagar este algo a mais — que não costuma ser nada exagerado — para evitar maiores "dores de cabeça". Outra dica importante é ter uma boa quantia em dinheiro na carteira para arcar com todas as despesas de visto pessoal, visto do carro e compra do colete. Caso precise sacar algum, faça-o ainda no lado sul-africano (a estrutura é melhor), já que uma das moedas aceitas pelo posto fronteiriço e prestadores de serviço da área é o rand.

De ônibus

Ônibus fazem o trajeto de Nelspruit — na província de Mpumalanga, na África do sul — até Maputo diariamente. A empresa responsável pelo transporte é a Cheetah Express (telefones: 84 444-3024/ 21 486-3222), a passagem custa em torno de 1.200 MZN e os ônibus saem das seguintes localidades na cidade sul-africana: Mediclinic, Crossings e Riverside mall. 

Quem estiver em Joanesburgo também pode acessar Maputo de ônibus sem dificuldades. A viagem entre as duas cidades leva, no mínimo, nove horas; para conferir horários, preços e também adquirir a passagem com antecedência, é só clicar no site da empresa Greyhound. O trecho custa a partir de 395 rands. 

Tudo que você precisa saber sobre Maputo!

Esse texto sobre Como chegar a Maputo faz parte do guia de Maputo no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Maputo

  • H4k6t Yago Travagini há 11 meses

    Olá, tudo bem?
    Você saberia informar como é pra fazer o trajeto de onibus? É tranquilo? Sem grandes problemas?

  • Qcfhe Bianca Del Bianco Sahm há 10 meses

    Olá Gisela.
    Você teria mais informações sobre as taxas para seguro do carro em Moçambique, e sobre qual lado eles dirigem por lá? Sabemos que na África do Sul eles usam a "mão direita", como toda colônia Inglesa. Como é em Moçambique e da certo dirigir ao contrario? hehe

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.