Maputo
Redação

Dinheiro em Maputo

A moeda utilizada em Moçambique é o metical, representado pelas siglas MZN (internacional) e MT (nacional), disponível em moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos; 1, 2, 5, 10 meticais; e notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 meticais. 

Apesar de o metical ser a moeda oficial, alguns estabelecimentos da cidade acabam por aceitar outras moedas, como o Rand, da África do sul, o dólar norte-americano e até a moeda europeia (euro), porém é sempre bom certificar-se antes, caso não tenha meticais disponíveis na carteira.

Cartões de crédito e débito de bandeiras conhecidas também costumam ser aceitos em boa parte dos estabelecimentos de Maputo, além disso, caixas eletrônicos podem ser encontrados no aeroporto e nas mais diversas partes do centro da capital. Para trocar dinheiro, opte sempre por casas de câmbio de confiança, como a do aeroporto, por exemplo.

Economia

Com o metical em desvalorização, pode-se afirmar que o poder de compra do turista em Moçambique é maior do que em vários países nos arredores, entre eles a vizinha África do Sul. Corridas de táxi, por exemplo, custam a partir de 150 MZN (o equivalente a R$ 6) e não costumam muito ultrapassar 500 MZN (R$ 23).

Para economizar no táxi, o turista deve combinar o preço com o motorista antes do início da corrida. Outra dica é pegar o contato de um único motorista e solicitá-lo sempre que precisar de transporte. Geralmente, por conta dessa fidelização, o preço costuma ser ainda melhor.

Alimentação é outro quesito que não costuma sair caro em Moçambique! Em lugares mais afastados das áreas turísticas (comida de rua), é possível pagar entre 80 MZN e 150 MZN, já em restaurantes nas áreas centrais, a conta deve sair entre 400 MZN e 1000 MZN, menu completo, mais bebidas alcoólicas. No post Restaurantes, a gente conta um pouco da nossa fantástica experiência gastronômica no país que é um verdadeiro paraíso para quem ama peixes e frutos do mar.

Ao nosso ver, hospedagem seria o único item da lista que acaba doendo um pouco no bolso do viajante que visita Maputo. Ao pesquisarmos por hotéis na região central, percebemos que os preços acabam seguindo o padrão de preços de grandes cidades turísticas sul-africanas.

A dica para economizar, portanto, é fazer a reserva com antecedência e, se possível, com o chamado "cancelamento gratuito". Dessa maneira, caso apareça uma oferta mais atraente, é possível cancelar a reserva até a data acertada.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Maputo