Maputo

Dinheiro em Maputo

A moeda utilizada em Moçambique é o metical, representado pelas siglas MZN (internacional) e MT (nacional), disponível em moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos; 1, 2, 5, 10 meticais; e notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 meticais. 

Apesar de o metical ser a moeda oficial, alguns estabelecimentos da cidade acabam por aceitar outras moedas, como o Rand, da África do sul, o dólar norte-americano e até a moeda europeia (euro), porém é sempre bom certificar-se antes, caso não tenha meticais disponíveis na carteira.

Cartões de crédito e débito de bandeiras conhecidas também costumam ser aceitos em boa parte dos estabelecimentos de Maputo, além disso, caixas eletrônicos podem ser encontrados no aeroporto e nas mais diversas partes do centro da capital. Para trocar dinheiro, opte sempre por casas de câmbio de confiança, como a do aeroporto, por exemplo.

Economia

Com o metical em desvalorização, pode-se afirmar que o poder de compra do turista em Moçambique é maior do que em vários países nos arredores, entre eles a vizinha África do Sul. Corridas de táxi, por exemplo, custam a partir de 150 MZN (o equivalente a R$ 6) e não costumam muito ultrapassar 500 MZN (R$ 23).

Para economizar no táxi, o turista deve combinar o preço com o motorista antes do início da corrida. Outra dica é pegar o contato de um único motorista e solicitá-lo sempre que precisar de transporte. Geralmente, por conta dessa fidelização, o preço costuma ser ainda melhor.

Alimentação é outro quesito que não costuma sair caro em Moçambique! Em lugares mais afastados das áreas turísticas (comida de rua), é possível pagar entre 80 MZN e 150 MZN, já em restaurantes nas áreas centrais, a conta deve sair entre 400 MZN e 1000 MZN, menu completo, mais bebidas alcoólicas. No post Restaurantes, a gente conta um pouco da nossa fantástica experiência gastronômica no país que é um verdadeiro paraíso para quem ama peixes e frutos do mar.

Ao nosso ver, hospedagem seria o único item da lista que acaba doendo um pouco no bolso do viajante que visita Maputo. Ao pesquisarmos por hotéis na região central, percebemos que os preços acabam seguindo o padrão de preços de grandes cidades turísticas sul-africanas.

A dica para economizar, portanto, é fazer a reserva com antecedência e, se possível, com o chamado "cancelamento gratuito". Dessa maneira, caso apareça uma oferta mais atraente, é possível cancelar a reserva até a data acertada.

Tudo que você precisa saber sobre Maputo!

Esse texto sobre Dinheiro em Maputo faz parte do guia de Maputo no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro em Maputo

  • Cg3fx Tiago Varges há mais de 1 ano

    Gostaria de saber se é possível trocar reais por meticais em Maputo? Obrigado!

  • Hpnp9 Ana Paula Santos há mais de 1 ano

    Também gostaria de saber se é possível a troca de real brasileiro por metical?

  • Missing Sergio Bessa há mais de 1 ano

    Tiago e Ana Paula, estou indo para Moçambique no próximo sábado e também estou com essa dúvida. Vocês conseguiram descobrir?? Valeu!

  • Cg3fx Tiago Varges há mais de 1 ano

    Sérgio Bessa, Bom dia. É possível sim trocar reais por meticais em Maputo. Eu levei dores porque não tinha informação. Você pode trocar reais por meticais no aeroporto de Maputo na Casa de Cambio Cota Câmbios Moçambique, troquei reais por meticais no dia 10/02. Mas recomendo levar um pouquinho em dólares, só por segurança, mas pouquinho, pois reais é aceito. Abraços boa viagem. Indico ir a Paria do Tofo em Inhambane, vais encantar com o azul do mar. Se precisar de táxi indico o Maló fone dele +258 84 2107256 fala que foi indicação do Tiago ou pode pedir informações no Cat que fica na saída do desembarque.

  • Missing Sergio Bessa há mais de 1 ano

    Tiago, muito obrigado! Sua dica foi fundamental! Eu prefiro levar reais mesmo, mas você acha que dá na mesma, em questão de taxa, trocar por meticais, ou trocar em dólar é mais vantajoso?

    E Tofo está no meu roteiro sim hahaha estou ansioso!

  • Cg3fx Tiago Varges há mais de 1 ano

    Sérgio, quando viajei 1 dólar valia 61 meticais. 1 real valia 18 meticais. Eu penso que trocar real por meticais é mais interessante, pois você só pagará um imposto. Só dó cambio real x metical. Mas enfim, faça as contas com a cotação de hoje. O táxi do Aeroporto de Inhambane para o Tofo custa em média 1.200 meticais. Abraços

  • Missing Sergio Bessa há mais de 1 ano

    Legal, Tiago! Obrigado, mais uma vez, pela ajuda!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.