Visto para Moçambique
Turistas brasileiros precisam de visto de entrada em Moçambique, com exceção daqueles que possuem passaporte diplomático, de serviço e oficial. Esse visto pode ser obtido com antecedência na Embaixada de Moçambique, em Brasília, ou no aeroporto de Maputo/posto fronteiriço, no momento da chegada.
Para saber tudo sobre como adquirir esse visto com antecedência, é só clicar neste link da Embaixada em Brasília. No entanto, a maneira mais fácil de obter o documento é na chegada ao país, o chamado visto on arrival.
Ao desembarcar em Maputo, você precisa apresentar os seguintes documentos: passaporte com pelo menos seis meses de validade e duas páginas livres, formulário "de entrada" devidamente preenchido, comprovante do voo de volta e do hotel onde vai se hospedar.
Na lista da embaixada também consta que o visitante brasileiro deve apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela. Porém, em momento algum o documento nos foi solicitado quando passamos, de carro, pela fronteira com a África do Sul. Ainda assim, a recomendação é ter a carteira de vacinação em mãos, caso seja necessário apresentá-la.
Fotografia
De acordo com a lista de documentos exibida no site da Embaixada, o visitante ainda deve apresentar duas fotos recentes, que seriam usadas para a confecção do visto. Mas também não as utilizamos ao passarmos pela fronteira, já que a foto foi feita por um software no momento em que demos entrada na papelada.
Durante o processo, o visitante também terá de efetuar o pagamento do visto, que deve ser em meticais (2085 MZN), a moeda local, em dólares (66 USD) ou em rands (477 ZAR), a moeda da África do Sul. Leia mais sobre isso na página Aeroportos de Moçambique.
Entrada por terra
Como dissemos anteriormente, chegamos a Maputo de carro depois de passarmos pela fronteira com a África do Sul (posto fronteiriço de Lebombo). Note, porém, que, para entrar em Moçambique com um carro alugado na África do Sul, é necessário adquirir uma carta emitida pela locadora.
No momento em que for buscar o seu carro na África do Sul, mencione que deseja ir a Moçambique e peça a carta, lembrando que algumas locadoras cobram pela emissão desse documento. Ao chegar no posto fronteiriço, você terá que fazer um seguro para o carro e também certificar-se de que o veículo possui os equipamentos de segurança exigidos pelas autoridades de trânsito do país: um colete fluorescente e um triângulo. Leia mais em Como Chegar.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.