Maputo

Visto

Turistas brasileiros precisam de visto de entrada em Moçambique, com exceção daqueles que possuem passaporte diplomático, de serviço e oficial. Esse visto pode ser obtido com antecedência na Embaixada de Moçambique, em Brasília, ou no aeroporto de Maputo/posto fronteiriço, no momento da chegada.

Para saber tudo sobre como adquirir esse visto com antecedência, é só clicar neste link da Embaixada em Brasília. No entanto, a maneira mais fácil de obter o documento é na chegada ao país, o chamado visto on arrival.

Ao desembarcar em Maputo, você precisa apresentar os seguintes documentos: passaporte com pelo menos seis meses de validade e duas páginas livres, formulário "de entrada" devidamente preenchido, comprovante do voo de volta e do hotel onde vai se hospedar.

Na lista da embaixada também consta que o visitante brasileiro deve apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela. Porém, em momento algum o documento nos foi solicitado quando passamos, de carro, pela fronteira com a África do Sul. Ainda assim, a recomendação é ter a carteira de vacinação em mãos, caso seja necessário apresentá-la.

Fotografia

De acordo com a lista de documentos exibida no site da Embaixada, o visitante ainda deve apresentar duas fotos recentes, que seriam usadas para a confecção do visto. Mas também não as utilizamos ao passarmos pela fronteira, já que a foto foi feita por um software no momento em que demos entrada na papelada. 

Durante o processo, o visitante também terá de efetuar o pagamento do visto, que deve ser em meticais (2085 MZN), a moeda local, em dólares (66 USD) ou em rands (477 ZAR), a moeda da África do Sul. Leia mais sobre isso na página Aeroportos de Moçambique.

Entrada por terra

Como dissemos anteriormente, chegamos a Maputo de carro depois de passarmos pela fronteira com a África do Sul (posto fronteiriço de Lebombo). Note, porém, que, para entrar em Moçambique com um carro alugado na África do Sul, é necessário adquirir uma carta emitida pela locadora.

No momento em que for buscar o seu carro na África do Sul, mencione que deseja ir a Moçambique e peça a carta, lembrando que algumas locadoras cobram pela emissão desse documento. Ao chegar no posto fronteiriço, você terá que fazer um seguro para o carro e também certificar-se de que o veículo possui os equipamentos de segurança exigidos pelas autoridades de trânsito do país: um colete fluorescente e um triângulo. Leia mais em Como Chegar.

Tudo que você precisa saber sobre Maputo!

Esse texto sobre Visto faz parte do guia de Maputo no Melhores Destinos

Comentários para Visto

  • Mc9ey Aline Oliveira há quase 2 anos

    Gisela... Tira uma dúvida. Não é mais obrigatório tirar o visto pela embaixada no Brasil antecipadamente? Nas minhas leituras todos diziam isso! Que só era livre os cuidadores dos países que não possuem representante diplomático no seu país de origem.

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 2 anos

    Oi Aline, tudo bem? Então, estive em Moçambique em janeiro deste ano e o visto foi obtido na fronteira com a África do Sul sem dificuldade alguma. Como disse no texto, até a foto que eu havia levado não foi exigida, mas sugiro que você ligue na embaixada em Brasília para certificar-se disso, pois pode ser que tudo tenha mudado nestes últimos meses (acredito que não, mas é bom confirmar!) abs!

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 2 anos

    Essa é a informação da página do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, veja que eles afirmam a possibilidade do visto fronteiriço e indicam os postos habilitados, entre eles o do aeroporto de Maputo: http://www.minec.gov.mz/index.php/viagens-e-negocios/vistos-de-entrada

  • Missing juliana pedrosa há mais de 1 ano

    Oi, Gisela!! Obrigada pelas informações!! Vou chegar em Moçambique pelo Aeroporto de Vilanculos e ele aparece no como um posto no site do Ministerio de Moçambique q você passou. Espero que dê certo. obrigada pela dica!!

  • Zyd6t Ana Corredora há 1 ano

    Olá Gisela, boa tarde! Hoje liguei no Consulado de Moçambique, em Brasília, para saber se a emissão do visto em Maputo, procede. Fui informada pelo, próprio, Cônsul, que o procedimento é novo e está correto, mas acredite ele não soube me informar quais os documentos, realmente, necessários. A minha dúvida era sobre as fotos e o formulário de entrada. Este formulário você retirou no próprio local? Porque pela Internet, no site da Embaixada, não é possível fazer o download, somente o preenchimento via online. Agradeço pelas dicas. Aguardo. Abs

  • Missing juliana pedrosa há 1 ano

    O formulário é entregue em papel assim que você chega ao país, a foto é retirada lá mesmo pelo profissional da alfandega. Me cobraram 50 dólares pelo visto e pediram apenas a confirmação do hotel que eu me hospedaria.

  • Zyd6t Ana Corredora há 1 ano

    Juliana, boa tarde!
    Obrigada pelas informações. Você foi recentemente?

  • Cp33v Izabella Amaro há 7 meses

    Oi pessoal, será que alguém pode tirar minha dúvida!! Vcs sabem se pode tirar qualquer tipo de visto chegando no país??? Eu precisaria do visto de multiplas entradas, vs sabem se da pra tirar esse no aeroporto de maputo?

  • Cp33v Izabella Amaro há 7 meses

    Oi pessoal, será que alguém pode tirar minha dúvida!! Vcs sabem se pode tirar qualquer tipo de visto chegando no país??? Eu precisaria do visto de multiplas entradas, vs sabem se da pra tirar esse no aeroporto de maputo?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.