Melhores Destinos
Maputo
Redação

O que fazer em Maputo

A principal dica para aqueles que desejam conhecer a verdadeira Maputo é planejar um bom giro pela cidade. Para isso, não serão necessários mais do que dois ou três dias, contando com os pontos turísticos que serão explorados com mais calma, a exemplo de museus como o de História Natural, do CFM e monumentos como a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição.

O visitante pode montar um roteiro com a ajuda deste guia — conferindo as principais atrações, mais abaixo, e também o nosso mapa de pontos turísticos — ou contratar o serviço de um guia turístico. A segunda opção é algo bem viável e uma maneira de economizar tempo e de ficar bem por dentro, detalhe por detalhe, de toda a história da capital moçambicana. 

Com a ajuda do nosso superguia — o Afonso Gomes —, enxergamos a cidade com outros olhos, pois, além das atrações convencionais, ele nos levou a lugares como a Vila Algarve, uma construção muito bonita, apesar de deteriorada pelo tempo, mas que guarda um passado sinistro: ali dentro várias pessoas foram torturadas pela polícia do regime (PIDE).

O passeio completo, que ainda incluiu uma volta pela orla e avenidas da cidade, foi feito num carro com motorista, totalizando USD 145 pelo período de três horas (preço para duas pessoas). Você pode contactar o Afonso pelo e-mail afonsomoz6@gmail.com ou pelo perfil dele no Facebook.

Outra opção são os passeios guiados por estudantes que atuam no Balcão de Informação Turística, que fica dentro do belo Jardim Botânico da cidade. O tour guiado "Top Ten", por exemplo, oferece ao turista uma visão geral de Maputo e da história de Moçambique.

Nesse tour, o visitante vai conhecer a catedral, o Conselho Municipal, a Casa de Ferro, o Jardim Tunduro, o Mercado Central, a Estação dos Caminhos de Ferro, entre outros pontos. O passeio custa USD 35 por pessoa (grupo de duas a três pessoas) ou USD 25 para um grupo de seis ou mais, lembrando que também é possível incluir uma parada para almoço. Para saber tudo sobre os passeios oferecidos pelo balcão, é só clicar no perfil deles no Facebook.

Maputo - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Maputo. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Casa Quimera 9.5 Ver preços
GuestHouse 1109 9.3 Ver preços
Guesthouse MALAGUETA INN I & II 8.8 Ver preços
Meliá Maputo Sky 8.6 Ver preços
Polana Serena Hotel 8.5 Ver preços
Hotel Kapital 8.4 Ver preços
Montebelo Girassol Maputo Hotel 8.3 Ver preços
StayEasy Maputo 8.3 Ver preços
Hotel Cardoso 8.2 Ver preços
Afrin Prestige Hotel 7.9 Ver preços